Zoom indica em TV

Samsung RU7400 vs Samsung NU7400: qual vence o duelo das 4K?

Modelos prometem muita qualidade de imagem, mas qual leva a vantagem nesta comparação?

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Em primeiro lugar, tratam-se de duas linhas que entregam o que se propõe: muita qualidade de imagem e bons recursos. Ou seja, o consumidor não vai se sentir enganado nem com a compra de um modelo da linha RU7400, lançada em 2019, e nem da linha NU7400, de 2018.

Ambas as linhas de smarts TVs 4K apresentam bom nível, no entanto elas não são tops de linha, ou seja, não dá para esperar todos os recursos mais modernos. De qualquer maneira, para a grande maioria dos consumidores, os aparelhos são bastante satisfatórios.

A começar pela resolução 4K de 3840 x 2160 pixels, quatro vezes maior do que a da geração anterior, a das TVs Full HD. É claro, uma tecnologia superior tem um preço maior, mas essa diferença vem caindo e sem dúvidas hoje o melhor negócio é comprar uma 4K.

Sendo assim, sem mais demora, vamos comparar ponto a ponto preços, telas, designs, conectividades, recursos, sistema operacional e vantagens das linhas RU7400 e NU7400 para fazer a sua melhor escolha!

 
Samsung RU7400Samsung RU7400Samsung NU7400Samsung NU7400
Tela
Led de 65 polegadas (com resolução 4K) LED de 50 a 65 polegadas (com resolução 4K)
Frequência
60 Hz 60 Hz
Design
Base centralizada, com bordas superfinas em aço escovado Bordas ultrafinas e visual livre de cabos em todas as versões
Áudio
Dolby Digital Plus 20 W Dolby Digital Plus 20 W
Bluetooth
Sim Sim
Comando de voz
Sim Sim
Espelhamento de tela
Sim Sim
Wi-fi integrado
Sim Sim
HDMI
3 3
USB
2 2
Ethernet
Sim Sim
AV
Sim Sim
Consumo
175 W 195 W
Dimensões
1457.5 x 922.8 x 387.3 mm 1457.5 x 922.8 x 378.0 mm
Peso
28 kg 28 kg
Ver ofertas Ver ofertas

Modelos de 50 a 65 polegadas

A variedade de tamanhos de fato não é o ponto alto dessas duas linhas. A RU7400 tem apenas um tamanho, 65 polegadas. Já a NU7400 apresenta três tamanhos distintos de tela: 50, 55 e 65 polegadas.

Em relação à qualidade de imagem, ambas apresentam display LED, com resolução 4K e um ganho significativo com o suporte ao HDR Premium, que proporciona cores vivas e brilhantes, com bastante definição.

No entanto, há uma pequena vantagem nesta comparação para as TVs RU7400. A Samsung tem uma métrica própria para medir a qualidade de imagens dos seus aparelhos, o PQI (Picture Quality Index). Nesta escala, a RU7400 tem uma pontuação de 1.900 PQIs, enquanto a NU7400 fica com 1.500 PQIs.

Quando falamos de áudio há um empate, já que as duas linhas contam com Dolby Digital Plus de 20 watts de potência, que proporciona uma experiência de som imersiva e permite a emissão independente de sons para até sete canais de áudio.

RU7400 vs Nu7400A duas linhas prometem integração muito natural à decoração da sala/ Divulgação: Samsung

Integração total à decoração

Não tenha dúvidas: tratam-se de aparelhos bem bonitos. As bordas são na cor prata, em aço escovado, e apresentam pouco milímetros, garantindo uma ótima sensação de imersão.

Se você vai usar o aparelho sobre um hack, os “pés” dessas linhas são centralizados, o que pode dificultar um pouco o posicionamento de uma soundbar. Alguns modelos de outras linhas apresentam bases nas laterais e proporcionam colocar este aparelho embaixo da TV.

Outra particularidade das linhas RU7400 e NU7400 é a solução “livre de cabos”, muito útil para deixar o ambiente mais clean.

A ideia consiste em passar os cabos por dentro de canaletas que ficam escondidas dentro da base da TV. Mas atenção! Há um diâmetro máximo suportado por cada canaleta (7,5mm; 5,7mm; 5,7 mm e 4,7m).

Recursos extras para facilitar a vida

As duas linhas contam com o DLNA, o Digital Living Network Alliance, um padrão que foi desenvolvido para facilitar o acesso a arquivos multimídia em diversos aparelhos eletrônicos de forma simplificada.

Isso significa que o espelhamento do seu smartphone é bem fácil por meio do aplicativo SmartThings, assim como o de outros aparelhos eletrônicos da casa que possam se ligar à TV via bluetooth.

O controle destes aparelhos, inclusive, pode ser feito pela própria TV, via a partir do Controle Remoto Único.

As smart TVs contam também com 3 entradas HDMI e duas USB, assim como Wi-Fi integrado. Há ainda suporte ao assistente pessoal Bixby, ou seja, você pode controlar alguns recursos por voz.

O problema é que esse assistente ainda não tem sua versão em português, então você vai ter que treinar o seu inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou coreano. Mesmo assim há algumas interações de voz possíveis na língua portuguesa.

RU7400 vs Nu7400O DLNA facilita o acesso a diversos aparelhos eletrônicos / Divulgação: Samsung

Processadores quad-core e consumo reduzido de energia

O processador quadcore e o sistema operacional Tizen, desenvolvido pela própria Samsung, garante boa performance aos aparelhos. Os controles são bastante intuitivos e facilitam a vida dos usuários, mesmo aqueles que estão entrando no mundo das smart TVs pela primeira vez.

Em relação aos recursos, Netflix, Youtube estão entre os aplicativos que já chegam com a sua TV desde que ela sai da caixa. Aqui entra mais uma diferença: A linha RU7400 conta com o iTunes, o aplicativo de músicas da Apple, o que não acontece nos modelos NU7400.

A frequência máxima é de 60 Hz nas duas linhas, o que pode desagradar fãs de games ou de filmes com cenas mais rápidas de ação. No entanto, essa especificação não atrapalha em nada na hora de assistir a sua novela predileta, telejornal e as séries da Netflix.

Em relação ao consumo de energia, ambas têm o selo A da Procel, garantindo que a sua conta de energia não vai passar por um aumento significativo. Contudo, o consumo de energia da RU7400 é um pouco mais baixo: 175 W contra 190 W da NU7400.

RU7400 vs Nu7400A linha RU7400 é a vencedora do duelo 4K da Samsung/ Divulgação: Samsung

Qual Smart TV vale a pena comprar: Samsung RU7400 ou Samsung NU7400?

A conclusão de toda essa comparação é que as duas linhas são bastante parecidas. Contudo, as smart TVs RU7400, lançadas em 2019, têm alguns avanços em relação aos aparelhos NU7400, que chegaram ao mercado um ano antes.

Claro que a presença do iTunes entre os aplicativos que vêm de fábrica ou o consumo de energia levemente mais baixo podem fazer diferença para alguns usuários, mas a principal vantagem está na qualidade de imagem, levemente superior na linha de 2019.

O preço das duas linhas, se compararmos modelos com o mesmo tamanho de tela é bastante parecido, embora a linha RU7400 seja um pouco mais cara.

Mas lembre-se que você deve ficar com o aparelho por uns bons anos, então gastar um pouco mais e ter uma qualidade de imagem melhor durante este período sem dúvida vale a pena.

Por ser um aparelho mais moderno e ter uma qualidade de imagem superior, a um custo não muito mais alto, a Samsung RU7400 levou a melhor neste comparativo!

Compare os preços:


Veja também as versões de 50 polegadas e 55 polegadas.

 

Leia também:

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv