Zoom indica em TV

Samsung NU7400 vs Sony X905F: Smart TVs 4K tops de linha brigam pela sua preferência

Compare essas Smart TVs 4K com altíssima qualidade de imagem e recursos online completos.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

As Smart TVs 4K estão cada vez mais presentes e acessíveis, o que é uma ótima notícia. Assim, em busca dos melhores modelos, as fabricantes investem cada vez mais em recursos extras, tanto em qualidade de imagem, quanto em design e tecnologias de conexão.

Entre os modelos mais avançados de suas marcas, podemos destacar a Samsung NU7400 e Sony X905F, perfeitas para quem busca Smart TVs completas. Mas, apesar desse ponto em comum, algumas diferenças entre elas podem ser decisivas na escolha pela melhor Smart TV 4K para sua casa.

Quer saber mais detalhes? Veja o nosso comparativo completo e descubra qual o modelo ideal para você!

Samsung NU7400Samsung NU7400Sony X905FSony X905F
Tela
LED de 50", 55" e 65" (com resolução 4K) LED de 55", 65", 75" e 85" (com resolução 4K)
Frequência
60Hz (120Hz com processador de imagens) 120Hz (Frequência nativa)
Design
Bordas ultrafinas, apoio central em Y e organizador de cabos Bordas ultrafinas, dois pés laterais e organizador de cabos
Áudio
Dolby Digital Plus 20W Dolby Digital Plus 20W e Surround Digital DTS
Bluetooth
Sim Sim
Comando de voz
Sim Sim
Espelhamento de tela
Sim Sim
Wi-fi integrado
Sim Sim
HDMI
3 4
USB
2 2
Ethernet
Sim Sim
AV
1 1
Consumo
12 kWh/mês Não informado
Dimensões
1238,6 x 800 x 350 mm (55") 1228 x 771 x 268 mm (55")
Peso
19,7 kg (55") 19,1 kg (55")
Ver ofertas Ver ofertas

Sony tem mais opções de tamanho de tela

Bem, como estamos falando de duas TVs 4K, é claro que a definição de imagem é a mesma, com 3840 x 2160 pixels.

Mas a Sony oferece mais alternativas de tamanho de tela, com opções de 55”, 65”, 75” e a gigante 85”. Já a linha Samsung NU7400 é encontrada em três tamanhos, com 50”, 55” ou 65”. Antes de escolher, vale a pena conferir qual o tamanho ideal de TV para a sua casa.

Samsung Nu7400 vs Sony X905F
 
Smart TV Sony X905F aposta em diferentes tecnologias de imagem / Divulgação: Sony

Smart TVs com tela grande e alta tecnologia em qualidade de imagem

Ambas as fabricantes investiram em tecnologias para otimização da imagem, dando uma forcinha para o resultado, já muito bom, da definição 4K.

Na Samsung 7400, a marca aposta no HDR Premium e no painel Dynamic Crystal Colour, responsáveis pelo aprimoramento de contraste, cores e brilho.

Por sua vez, a Sony X905F conta com processador de imagens 4K HDR X1 Extreme e tecnologia 4K X-Reality Pro, Live Colour e tela TRILUMINUS, sempre em busca de maior riqueza de detalhes, excelentes níveis de contrastes e cores mais reais. O modelo também é compatível com as tecnologias HDR 10 e HLG.

Outro detalhe importante é que a Smart TV Sony tem frequência nativa de 120 Hz, enquanto o modelo Samsung, embora alcance essa mesma faixa por meio do processamento de imagens, tem frequência nativa de 60Hz.

Em situações normais, essa diferença pode não ser muito perceptível, mas em cenas muito velozes, como games e filmes de ação, a maior frequência oferece melhor resultado.

Sendo assim, quem busca um modelo com qualidade de imagem incomparável pode apostar sem medo da Sony X905F.

Agora, falando do áudio, os dois modelos são bem parecidos, com potência de 20W e compatibilidade com Dolby Digital Plus. Mas a Sony tem uma leve vantagem, já que também oferece suporte ao Surround Digital DTS.

Bordas finas e organização de cabos

A Samsung e a Sony pensaram até na integração das suas Smart TVs com o ambiente, garantindo bordas bem fininhas e sistemas de organização de cabos que evitam fios espalhados pela casa.

Também vale considerar os demais equipamentos que você vai deixar perto da TV. Na Sony X905F, os pés laterais facilitam o posicionamento de um soundbar logo abaixo do aparelho, por exemplo. Como tem um apoio central, a TV Samsung pede outra solução.

Samsung Nu7400 vs Sony X905F
 
Sistema de organização evita cabos aparentes e soltos pela sala. / Divulgação: Samsung

Conexões parecidas, mas Sony tem uma porta HDMI de vantagem

Em relação à conectividade, as diferenças são poucas, já que as TVs Samsung e Sony garantem o que é esperado da categoria avançada. Estamos falando, claro, da conexão sem fio Bluetooth com outros aparelhos, seja para transmissão de conteúdo ou espelhamento de tela.

Mas a Sony leva uma pequena vantagem nas 4 portas HDMI disponíveis, contra 3 da Samsung. Então, quem costuma conectar muitos aparelhos à TV, mais uma vez, tem na X905F a melhor opção.

No mais, as duas opções oferecem 2 portas USB, conexão AV e acesso à internet pelo Wi-Fi integrado ou por cabo de rede LAN na porta Ethernet.

Tizen vs Android TV: mais praticidade ou integração com o Google?

Nesse ponto, a Samsung NU7400 ganha pontos com o sistema operacional Tizen, compatível com os aplicativos mais usados, como Netflix, Youtube, Spotify e Globo Play. Além disso, a navegação é bem simples e, em poucos toques no controle remoto, você encontra o que quer acessar.

A Smart TV Sony X905F trabalha com o Android TV, versão para Smart TVs do sistema do Google, também compatível com uma enorme quantidade de aplicativos. É claro que isso representa algumas vantagens, como o Chromecast integrado, que otimiza a integração com smartphones e outros aparelhos compatíveis, e o suporte ao Google Assistente.

É impossível negar que o Android TV é bem eficiente, mas o Tizen é, atualmente, um dos sistemas mais intuitivos da categoria.

Samsung Nu7400 vs Sony X905F
 
Controle remoto com suporte a comandos de voz deixa a navegação ainda mais fácil. / Divulgação: Samsung

Recursos extras dignos de tops de linha

Alta qualidade de imagem, acesso a aplicativos online e conectividade não são, necessariamente, exclusividade dos modelos tops de linha. Mas, normalmente, os recursos extras são.

A Samsung NU7400 aposta na integração com outros “Smarts” da sua casa, por meio da função SmartThings. Mas para isso é preciso que você tenha mais aparelhos inteligentes compatíveis, como geladeiras, máquinas de lavar ou sistemas de segurança e iluminação.

É possível até contar com uma ajudinha da Bixby, assistente pessoal da Samsung, para receber notificações enviadas por outros aparelhos, como smartphones e eletrodomésticos inteligentes.

Sinceramente, esse não é um recurso que vai ser usado por muita gente, mas é sempre bom saber que está disponível.

Bem mais útil no dia a dia é o Controle Remoto Único, que pode ser usado em equipamentos compatíveis conectados à Smart TV Samsung pelas entradas HDMI, como soundbars, sistemas de home theater e até videogames.

Outro destaque do controle remoto é o suporte a comandos por voz. Então você pode realizar buscas por programas, filmes e outras ações sem precisar clicar em muitos botões, com poucas frases simples.

A Sony é mais modesta nesses recursos extras, com suas maiores apostas nos já mencionados Chromecast e Google Assistente. Mas a Smart TV também tem controle com comando de voz.

Samsung NU7400 ou Sony X905F: qual a melhor Smart TV avançada?

Como é normal acontecer, essa resposta depende muito das prioridades de cada um. O certo é que ambos os modelos oferecem altíssima qualidade de imagem e recursos online completos, com direito a navegação por comandos de voz.

Quem procura um modelo com as melhores e mais completas tecnologias de imagem, pode apostar no modelo da Sony. Essa também é a melhor alternativa para quem precisa de mais opções de conexões com outros equipamentos, seja por cabos ou sem fio.

Já a Samsung NU7400 é ideal para quem, além da qualidade de imagem, pretende investir em recursos mais completos de integração com outros aparelhos e quer mais facilidade de navegação no sistema operacional.

Com custo mais baixo, o modelo da Samsung pode ser a melhor escolha em relação ao custo/benefício.

Compare os preços da Samsung NU7400 e Sony X905F:

Veja também as versões de 50 polegadas, 55 polegadas ou 65 polegadas.

Veja também as versões de 65 polegadas, 75 polegadas e 85 polegadas.

Leia também:

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv