Sony apresenta TV gigante com resolução 16K no Japão
Compare preços de TVs Imagine uma TV maior do que um ônibus, com 19,2 metros de comprimento por 5,4 metros de altura e com uma definição 16 vezes maior do que uma TV 4K ! Sim, este aparelho não é delírio, ele existe e foi apresentado pela Sony no Japão. O aparelho, na verdade, é um conjunto de vários painéis menores, todos eles sem borda e que se comunicam entre si, formando uma só imagem

Compare preços de TVs
Imagine uma TV maior do que um ônibus, com 19,2 metros de comprimento por 5,4 metros de altura e com uma definição 16 vezes maior do que uma TV 4K! Sim, este aparelho não é delírio, ele existe e foi apresentado pela Sony no Japão.
O aparelho, na verdade, é um conjunto de vários painéis menores, todos eles sem borda e que se comunicam entre si, formando uma só imagem enorme. O tamanho é tão impressionante que ele chega até o primeiro andar das instalações da empresa de cosméticos Shiseido, no sul de Tóquio, onde foi realizada a apresentação.
A tecnologia usada é o Crystal Led da Sony, uma espécie de micro-LED que também está sendo experimentado pela Samsung. A novidade é que este tipo de tela consegue muito mais brilho do que o OLED e com tons de preto muito mais escuros. O grande problema é que essa ainda é uma tecnologia muito cara.
Leia mais:
- Samsung lança novas Smart TVs no Brasil: QLED 8K se destaca
- Lançamentos Netflix: confira as novidades do mês
Para que um aparelho tão grande?
É claro que uma televisão deste tamanho não é para o usuário comum, mas deve ter o foco em empresas e eventos de marketing. Os seus impressionantes 16K fazem com que o efeito de pixelização seja bem reduzido, criando uma sensação de imersão nunca antes vista em uma TV.
A ideia é criar no usuário uma sensação de profundidade inédita até agora, mesmo em distâncias pequenas entre ele e a tela, como se fosse uma realidade virtual. Mas para isso é preciso ter imagens captadas também em 16k e isso também é muito caro hoje em dia.

Tela de 16K da Sony é formada por um conjunto de telas menores / Divulgação: Sony
A Sony produziu o próprio filme para a exibição em Tóquio, com um método chamado Demosaicing, que envolve uma gravação em 8K e um algoritmo para preencher os pixels adicionais formando a imagem em 16K, muito semelhante ao Upscalling.
Não foi por acaso que o vídeo apresentado ao público teve baleias, elefantes e girafas entre os bichos apresentados. Animais gigantes e impressionantes para a primeira aparição de uma tela monstruosa!
Saiba Mais:
- Dê um Zoom e fique ligado em todas as novidades sobre aparelhos de TV!
- Enquanto a TV 16K não chega ao mercado, que tal pesquisar os modelos 4K no Zoom?