Zoom indica em TV

Sony X905F vs Samsung Q7FN: um duelo entre Smart TVs 4K tops de linha

Modelos apostam em imagens de alta qualidade, comandos de voz e compatibilidade com muitos aplicativos.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Sem dúvidas, as Smart TV 4K chegaram para ficar. A Ultra Definição 4K não é mais exclusividade dos modelos mais avançados, já que até aparelhos que investem apenas nos recursos essenciais já apostam na tecnologia.

Mas muitas fabricantes juntam o melhor dos dois mundos ao oferecer Smart TVs 4K com tecnologias avançadas de conectividade, navegação online e, claro, altíssima qualidade de imagem.

As Smart TV Sony X905F e a Smart TV Samsung Q7FN, de duas das fabricantes mais reconhecidas do mercado, são ótimos exemplos dessa categoria de tops de linha. Assim, a escolha pela melhor Smart TV 4K para sua casa é uma questão de ficar atento aos detalhes.

Por isso, montamos um comparativo completo entre as duas Smart TVs 4K. Descubra qual sua preferida: Sony X905F ou Samsung Q7FN.

Sony X905FSony X905FSamsung Q7FNSamsung Q7FN
Tela
LED de 55”, 65”, 75” e 85” (com resolução 4K) QLED de 55", 65" e 75” (com resolução 4K)
Frequência
120 Hz (Frequência nativa) 120Hz (240Hz com processador de imagens)
Design
Bordas ultrafinas, dois pés laterais e organizador de cabos Bordas ultrafinas, apoio central e Conexão Única
Áudio
Dolby Digital Plus 20W e Surround Digital DTS Dolby Digital Plus 40W 4.1 Canais
Bluetooth
Sim Sim
Comando de voz
Sim Sim
Espelhamento de tela
Sim Sim
Wi-fi integrado
Sim Sim
HDMI
4 4
USB
2 3
Ethernet
Sim Sim
AV
1 1
Consumo
Não informado 16,2 kWh/mês
Dimensões
1228 x 771 x 268 mm (55") 1227,2 x 784,9 x 284,3 mm (55")
Peso
19,1 kg (55") 21 kg (55")
Ver ofertas Ver ofertas

Alta tecnologia em processamento de imagem

Tanto a Sony, quanto a Samsung, apostam em TVs de tela grande. Assim, ambos os modelos estão disponíveis em tamanhos de 55”, 65” e 75”. Mas a Sony vai um pouco além ao oferecer a opção gigante com tela de 85”. Quer montar um cinema em casa? Essa é sua melhor opção.

Além da vantagem óbvia da definição 4K, as Smart TVs também apresentam outras tecnologias de imagem, que melhoram o resultado final.

Na TV Samsung Q7FN, o destaque vai para tela QLED, com tecnologia de Pontos Quânticos que oferece cores mais precisas e vívidas. Já o HDR 10+ e o HDR 1500 otimizam os níveis de brilho e contraste, desde as cenas mais claras, até os pretos profundos. Para garantir que cada um desses recursos entre em cena na hora certa, o modelo tem processador de imagem Q-Engine.

A Smart TV Sony também conta com recursos com os mesmos objetivos, mas aqui é a conhecida tela LED. Seu processador é o 4K HDR X1 Extreme, enquanto as tecnologias de otimização são o 4K Reality Pro, Live Colour e Tela TRILUMINUS, entre outros, além de HDR 10 e HLG. Esse conjunto garante que as imagens sejam exibidas com cores fiéis, contrastes acentuados e alto nível de detalhes.

Os dois modelos têm frequência nativa de 120Hz, o que é uma ótima taxa para cenas muito rápidas, como filmes de ação frenética e corridas automotivas, por exemplo. Mas a Samsung ganha alguns pontos com o Clear Motion Rate, que eleva essa frequência para 240 Hz quando é preciso, por meio do processador de imagens.

Qual a melhor? Bem, a tela QLED da Samsung se sai muito bem, principalmente em relação à ampla gama de cores. Mas a Sony é amplamente reconhecida por sua excelente qualidade de imagem e nitidez em geral, o que pode ser uma vantagem para os mais ligados nos detalhes.

Sony X905F vs Samsung Q7FNSmart TV Sony X905F aposta em diferentes recursos em busca de imagens mais detalhadas. / Dovulgação: Sony

Smart TV Samsung tem maior potência de áudio

Aqui a diferença é mais perceptível, já que a TV Samsung, com 40W, tem o dobro da potência de áudio da TV Sony, de 20W. Além disso, a Samsung Q7FN também aposta em saída de som em 4.1 canais, o que ajuda na imersão das imagens exibidas.

A tecnologia Dolby Digital Plus é compatível com os dois modelos, mas só a Sony tem suporte para Surround Digital DTS.

Integração com o ambiente é mais um ponto positivo da Smart TV Samsung Q7FN

Sony X905F vs Samsung Q7FNDesign é ponto alto da Smart TV Samsung Q7FN. / Divulgação: Samsung


As duas Smart TVs têm design bem atual, com bordas fininhas e formas discretas que combinam com qualquer sala. Mas a Samsung ganha nos detalhes.

Para começar, a Samsung Q7FN tem sistema de organização de cabos por Conexão Única, com um só cabo saindo da TV até uma central que, por sua vez, unifica as conexões externas do aparelho, como cabos HDMI, portas USB, antenas e demais conexões por fios. Um suporte central de formas curvas serve como apoio do aparelho, e praticamente “esconde” esse cabo único conectado na TV.

Outro detalhe legal é o Modo Ambiente, para que você escolha cenas e imagens exibidas quando a TV não está em uso. Assim, o aparelho se torna mais um elemento de decoração do espaço.

Embora tenha design mais conservador, a Smart TV Sony também dá uma ajudinha na organização dos cabos, com canaletas na parte traseira que evitam fios espalhados.

Além disso, seu visual não decepciona, com formas sutis que não vão atrapalhar na decoração. Os dois apoios laterais facilitam o posicionamento de outros aparelhos perto da TV, como um soundbar, videogame ou decodificador de TV por assinatura.

Conexões sem fio e quatro portas HDMI

A conexão Bluetooth com celulares e equipamentos de áudio, como speakers e Soundbars sem fio, está entre as características mais buscadas nas Smart TVs. Nesse ponto, a Samsung e a Sony contam com o recurso, inclusive para espelhamento de tela do smartphone na tela grande da TV.

O empate segue pelas conexões por cabo, já que os dois modelos têm quatro portas HDMI, bem legal para quem usa mais equipamentos ao mesmo tempo, como videogame, Blu-Ray Player, Home Theater e até alguns decodificadores de TV por assinatura. Já em relação às portas USB, a Samsung leva a melhor com três entradas, contra duas da Sony.

Vale destacar que a Samsung também ganha pontos com o seu Controle Remoto Único, que pode ser usado com os aparelhos conectados por meio das portas HDMI.

Para acessar a internet, você pode escolher entre o Wi-Fi integrado ou o cabo de rede LAN, também disponíveis nas duas Smart TVs, assim como a entrada AV.

Comando de voz e outros recursos extras

Sony X905F vs Samsung Q7FNSony X905F e Samsung Q7FN aceitam comandos de voz para facilitar a navegação. / Divulgação: Samsung


Como estamos falando de duas Smart TVs tops de linha, podemos esperar por alguns recursos extras interessantes.

A Samsung aposta na integração com outros "Smarts" da sua casa, por meio do SmartThings da marca. Isso quer dizer que você pode usar a TV para controlar outros eletrodomésticos inteligentes compatíveis, como geladeiras, lavadoras de roupa ou até sistemas de iluminação e segurança.

Também é possível receber notificações na tela da TV, inclusive do seu smartphone, por meio da integração com a Bixby, assistente virtual da Samsung.

Bem, se você tiver uma casa toda trabalhada na conectividade, essa é uma ótima vantagem. Mas se não é o caso, esses recursos não devem fazer muita diferença.

Já a Sony aposta alto na integração com o Google, com direito a Chromecast integrado e suporte ao Google Assistente, possibilidades bem mais acessíveis e úteis no dia a dia.

A boa notícia é que a Samsung Q7FN e a Sony X905F aceitam comandos por voz por meio de seus controles com microfone integrado. Assim, você pode realizar buscas por programas de TV e filmes, abrir aplicativos e realizar outras ações sem precisar de vários cliques no controle remoto.

Android TV e Tizen têm vantagens diferentes

Vamos logo começar por uma das principais dúvidas ao comprar uma Smart TV. Tanto o Tizen, da TV Samsung, quanto o Android TV, da TV Sony, são compatíveis com os principais aplicativos disponíveis. Então sim, qualquer que seja a sua escolha, você poderá acessar Netflix, Youtube, Spotify, HBO e Globo Play, entre vários outros.

O Tizen é amplamente reconhecido por sua navegação fluída e descomplicada, enquanto o Android TV ganha pontos pela integração completa com os aplicativos Google, como o próprio Google Assistente.

Sony X905F vs Samsung Q7FNSmart TV Sony com Android TV tem maior integração com o Google. / Divulgação: Sony

Qual a melhor Smart TV: Sony X905F ou Samsung Q7FN?

Quem procura pelo melhor custo/benefício, tem na Smart TV Sony X905F a opção ideal. Apesar das faixas de preços mais amigáveis, ela não deixa de lado a excelente qualidade de imagem e vantagens como controle remoto com comandos de voz e integração com o Google Assistente, além de ótima conectividade.

Já a Smart TV Samsung Q7FN é uma boa escolha para quem quer investir nas cores vívidas da tela QLED ou no design mais elaborado, que se integra como parte da decoração do ambiente. Sem esquecer da potência de som mais alta com os 40W em 4.1 canais.

Então, se você pode investir um pouco a mais, que seja na Samsung Q7FN, a vencedora desse duelo!

Compare os preços da Sony X905F e Samsung Q7FN:

Veja também a versão de 65 polegadas e 75 polegadas.

Veja também a versão de 85 polegadas.

 

Veja mais artigos sobre Smart TVs na nossa página dedicada ao assunto ou tire suas dúvidas com os especialistas do Zoom!

Saiba mais:

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv