Você já ouviu falar da TV 3.0? Sabe o que ela significa para a televisão aberta no Brasil? Caso você ainda não saiba, a TV 3.0 (ou DTV+) é a próxima geração da TV que a gente assiste em casa, só que muito mais moderna e interativa.

A TV 3.0 vai juntar a transmissão tradicional, aquela que chega na sua antena, com a internet. Isso significa que, além de assistir aos seus programas favoritos, você poderá interagir de várias formas, como se estivesse usando um aplicativo no celular.

Confira tudo sobre a TV 3.0 nesse artigo que preparamos aqui no Zoom. Tire suas dúvidas e fique por dentro do que vem por aí!

Antes, que tal conhecer os melhores modelos de TV do momento?

Quais são as novidades da TV 3.0?

A TV 3.0 vai trazer uma qualidade de imagem que impressiona de verdade. Você sabia que ela já vem com resolução 4K de fábrica e pode chegar até 8K? Isso significa imagens muito mais nítidas e detalhadas, com cores super vivas, graças a bilhões de tons, muito mais do que os milhões que estamos acostumados hoje.

E o som? Prepare-se para uma experiência parecida com a do cinema. A TV 3.0 vai usar tecnologias como Dolby Atmos e DTS:X, que criam um áudio tridimensional. Isso quer dizer que os sons vão vir de todos os lados, fazendo você se sentir dentro da cena, com uma imersão sonora incrível.

Para fazer tudo isso acontecer, o Brasil vai usar um padrão técnico chamado ATSC 3.0. É uma tecnologia moderna que permite transmitir imagens e sons de alta qualidade junto com recursos interativos, como acesso à internet e conteúdos extras. Esse mesmo padrão já é usado em países como Estados Unidos e Coreia do Sul, mostrando que a TV 3.0 vai trazer uma experiência muito mais completa e conectada.

Homem negro sentado no sofá ao lado de esposa e filha negras sorrindo enquanto assistem à TV
Entenda como vai funcionar a novidade da TV 3.0 nos lares brasileiros (Foto: Shutterstock)

Uma outra novidade é que na TV 3.0, os canais não aparecem mais como números, mas sim como ícones organizados em um catálogo, bem parecido com o que você vê em serviços de streaming. Essa forma de navegar deixa a experiência da TV aberta muito parecida com a do streaming, mas com a vantagem de ser gratuita na transmissão ao vivo.

Além disso, a TV 3.0 traz uma plataforma inteligente que permite interações em tempo real com a programação. Você poderá votar em reality shows, escolher diferentes ângulos de câmera durante jogos, pausar e retomar conteúdos ao vivo, acessar estatísticas ou rever momentos importantes. O que acha de poder participar assim da sua programação favorita?

Publicidade

Como usar a TV 3.0?

Para começar a usar a TV 3.0, você vai precisar de um aparelho conversor que funcione com essa tecnologia, algo parecido com o que aconteceu quando a TV mudou do sinal analógico para o digital. Especula-se que esse aparelho deva custar algo em torno de R$400, mas existe a possibilidade do governo ajudar as famílias com menos recursos para que todo mundo possa aproveitar essa novidade.

Com o tempo, a ideia é que as smart TVs já venham com essa tecnologia instalada de fábrica, sem precisar de um conversor separado. Se você está pensando em trocar de TV nos próximos anos, vale a pena escolher modelos 4K e ficar de olho nas especificações para ver se a TV já é compatível com o novo padrão, assim você já garante que está preparado para a TV 3.0.

Se você busca um modelo de TV de 55 polegadas, já aproveite para ver a seleção com os melhores aparelhos de marcas como LG, Samsung e TCL

Quais TVs podem acessar a TV 3.0?

Ainda não existem TVs que já sejam totalmente compatíveis com a nova era da TV 3.0, mas como a resolução padrão vai ser 4K, podendo chegar até 8K, vale a pena investir nesses modelos pensando nos conversores que vão começar a ser usados no ano que vem.

Para ajudar, separamos algumas das melhores opções de smart TVs atuais que vão funcionar bem com a geração TV 3.0. Assim, você já pode se preparar para essa novidade e garantir uma experiência top quando a tecnologia chegar de vez. Confira as opções:

Samsung Crystal U8600F

Essa é uma Smart TV 4K LED intermediária, ideal para quem quer uma imagem nítida com resolução 4K e HDR10+. Além disso, tem recursos como streaming, Gaming Hub e até karaokê, tudo num aparelho com design moderno e fino. O upscaling inteligente ajuda a melhorar a qualidade de vídeos comuns, deixando tudo com ótima aparência no dia a dia.

LG Evo C5

A LG Evo C5 tem uma tela OLED 4K que entrega imagens super nítidas, com cores vibrantes e pretos bem profundos. Ela também melhora vídeos de baixa qualidade para quase 4K. É perfeita para quem gosta de jogos e esportes, pois a tela atualiza as imagens rapidamente. O som é envolvente, parecido com o cinema, e a TV é fácil de usar, com controle por voz e muitos aplicativos, tudo isso em um design elegante.

Samsung QN85F

Lançada em 2025, essa TV traz imagem 4K com cores vivas e detalhes incríveis graças à tecnologia Neo QLED e HDR avançado. Ela ajusta automaticamente a qualidade da imagem para deixar tudo mais nítido e brilhante, ideal para filmes, séries, jogos e esportes. O som imersivo Dolby Atmos e o sistema inteligente Tizen garantem uma experiência completa e cheia de opções de conexão.

TCL P7K

A TCL P7K oferece imagens 4K com ótima definição e cores vibrantes, deixando filmes, séries e esportes muito mais realistas. Ela também tem recursos para deixar os movimentos suaves, mesmo em jogos, e vem com o sistema Google TV, que é fácil de usar e tem muitos aplicativos populares. Com um bom equilíbrio entre qualidade e preço, é uma excelente escolha para quem quer aproveitar o 4K sem gastar muito.

Procurando por um modelo menor? Não faltam opções de TV 43 polegadas para explorar!

Dúvidas recorrentes sobre a TV 3.0

Aqui estão algumas das perguntas que mais aparecem quando o assunto é TV 3.0. Vamos esclarecer tudo para você!

Visão de homem branco de cabelo escuro e curto de costas com TV ligada ao fundo da imagem
A TV 3.0 começa a valer a partir de 2026 para os brasileiros (Foto: Shutterstock)

Aqui estão algumas das perguntas que mais aparecem quando o assunto é TV 3.0. Vamos esclarecer tudo para você!

A TV 3.0 é gratuita?

Sim, a TV 3.0 é totalmente gratuita! O único gasto extra pode ser a compra do conversor externo, caso o governo não distribua esses aparelhos para famílias de baixa renda, como aconteceu na transição da TV analógica para a digital.

É preciso ter conexão com internet para a TV 3.0 funcionar?

Não, você não precisa de internet para receber os sinais da TV aberta. Mas se tiver internet em casa, a TV 3.0 vai liberar um mundo de possibilidades extras, como conteúdos sob demanda e interatividade, deixando a experiência ainda mais completa.

Quais são os principais recursos da TV 3.0?

A TV 3.0 traz várias novidades, como:

  • Votar em programas e enquetes ao vivo;
  • Escolher diferentes câmeras em jogos, shows e eventos;
  • Pausar e continuar a assistir conteúdos ao vivo;
  • Rever lances e acessar estatísticas durante partidas esportivas;
  • Fazer compras direto pela TV, clicando nos produtos que aparecem na tela.

Tudo isso é feito pelo controle remoto, sem precisar do celular, tornando a TV muito mais interativa e personalizada.

Quando a TV 3.0 será implementada?

As grandes capitais vão receber a TV 3.0 primeiro, com transmissões comerciais previstas para o primeiro semestre de 2026. Depois, a tecnologia vai se expandir para outras cidades de forma gradual, ao longo dos próximos anos.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade