Entenda antes de comprar em TV

O que é TV OLED e qual a diferença entre LED e OLED?

TV LED ou TV OLED? Saiba quais as vantagens de cada tecnologia.

TV OLED
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A tecnologia que leva o nome de Diodo Emissor de Luz Orgânico (OLED) pode ser considerada uma espécie de evolução do Diodo Emissor de Luz (LED). Ela é o que há de mais moderno quando o assunto é tela de TV. No entanto, ainda é caro produzir uma TV OLED e poucas marcas se arriscaram a lançar as suas versões.

Mas você sabe qual é a diferença entre uma TV OLED e uma LED? A internet está cheia de explicações técnicas e difíceis de entender se você for leigo no assunto. Por isso, vamos simplificar e apresentar as reais vantagens e desvantagens de cada tecnologia:

Como funciona uma TV OLED e uma TV LED?

Uma TV de LED nada mais é que uma TV de LCD retroiluminada por LED. Ou seja, existem dois tipos de televisão que recebem uma camada de cristal líquido (LCD) na frente e têm iluminação traseira: as chamadas de LCD (tecnologia mais antiga) e as conhecidas como LED. A diferença entre elas é o tipo de lâmpada usada.

Já nos aparelhos de TVs OLED, o próprio painel do material orgânico emite a luz a partir de uma corrente elétrica, dispensando a iluminação na parte de trás. Sem a necessidade de uma tela de cristal líquido, ela gasta menos energia e é mais fina, pois os diodos usados são menores que os LEDs.

Quais as vantagens e desvantagens de uma TV OLED e de uma TV LED?

Vamos ao que realmente interessa na hora de escolher uma televisão: os pontos positivos e negativos de cada uma. Um aparelho de TV OLED, por exemplo, tem melhor contraste, brilho e ângulo de visão, exibe o "preto real" em vez de um tom acinzentado, e a tecnologia também permite criar telas flexíveis e, consequentemente, televisões em formato curvilíneo e mais resistentes.

Veja preços de TVs OLED

E como já citado, uma TV OLED consome menos energia elétrica e consegue ter espessura ainda menor que uma televisão de LED.

A desvantagem de uma TV OLED é, principalmente, que tem vida útil menor que uma de LED, por exemplo. Enquanto o material orgânico aguenta em média 14 mil horas ou mais ou menos um ano e meio ligado direto, as televisões de LED chegam a durar o dobro do tempo.

As TVs de LED também levam vantagem quando o assunto é o preço. Comprar uma TV OLED ainda é um privilégio para poucos, mas assim como toda tecnologia nova, a tendência é que os aparelhos custem menos com o passar do tempo. Além disso, os pontos fracos vão sendo aprimorados.

Se você prefere esperar até poder comprar uma TV OLED a preço acessível, invista em outros produtos por enquanto. Aqui no Zoom, você pode comparar os preços, acompanhar o histórico com os valores do produto, e economizar mesmo sem ser Black Friday.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv