Entenda antes de comprar em TV
O que é TV OLED e qual a diferença entre LED e OLED?
TV LED ou TV OLED? Saiba quais as vantagens de cada tecnologia.

Artigo atualizado em 13/04/2018

A tecnologia que leva o nome de Diodo Emissor de Luz Orgânico (OLED) pode ser considerada uma espécie de evolução do Diodo Emissor de Luz (LED). Ela é o que há de mais moderno quando o assunto é tela de TV. No entanto, ainda é caro produzir uma TV OLED e poucas marcas se arriscaram a lançar as suas versões.
Mas você sabe qual é a diferença entre uma TV OLED e uma LED? A internet está cheia de explicações técnicas e difíceis de entender se você for leigo no assunto. Por isso, vamos simplificar e apresentar as reais vantagens e desvantagens de cada tecnologia:
Como funciona uma TV OLED e uma TV LED?
Uma TV de LED nada mais é que uma TV de LCD retroiluminada por LED. Ou seja, existem dois tipos de televisão que recebem uma camada de cristal líquido (LCD) na frente e têm iluminação traseira: as chamadas de LCD (tecnologia mais antiga) e as conhecidas como LED. A diferença entre elas é o tipo de lâmpada usada.
Já nos aparelhos de TVs OLED, o próprio painel do material orgânico emite a luz a partir de uma corrente elétrica, dispensando a iluminação na parte de trás. Sem a necessidade de uma tela de cristal líquido, ela gasta menos energia e é mais fina, pois os diodos usados são menores que os LEDs.
Quais as vantagens e desvantagens de uma TV OLED e de uma TV LED?
Confira preços de TVs OLED
Vamos ao que realmente interessa na hora de escolher uma televisão: os pontos positivos e negativos de cada uma. Um aparelho de TV OLED, por exemplo, tem melhor contraste, brilho e ângulo de visão, exibe o "preto real" em vez de um tom acinzentado, e a tecnologia também permite criar telas flexíveis e, consequentemente, televisões em formato curvilíneo e mais resistentes.
E como já citado, uma TV OLED consome menos energia elétrica e consegue ter espessura ainda menor que uma televisão de LED.
A desvantagem de uma TV OLED é, principalmente, que tem vida útil menor que uma de LED, por exemplo. Enquanto o material orgânico aguenta em média 14 mil horas ou mais ou menos um ano e meio ligado direto, as televisões de LED chegam a durar o dobro do tempo.
As TVs de LED também levam vantagem quando o assunto é o preço. Comprar uma TV OLED ainda é um privilégio para poucos, mas assim como toda tecnologia nova, a tendência é que os aparelhos custem menos com o passar do tempo. Além disso, os pontos fracos vão sendo aprimorados.
Se você prefere esperar até poder comprar uma TV OLED a preço acessível, invista em outros produtos por enquanto.
Leia também: Melhores TVs e Smart TVs do momento
Guia de compras de outros produtos