Entenda antes de comprar em TV

Vantagens e desvantagens da TV 3D

Saiba mais sobre o televisor 3D e como ele possibilita um jeito inovador de assistir às programações.

TV 3D
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A tecnologia de uma TV 3D funciona assim: as imagens em três dimensões são exibidas em duas partes: uma para seu olho esquerdo e outra para o olho direito. Quando você usa os óculos especiais, eles desembaralham as imagens e simulam profundidade e densidade, deixando as imagens incrivelmente reais.

Escolha sua TV 3D

Um detalhe quando for comprar uma TV 3D: algumas televisões, principalmente as lançadas há mais tempo, não possuem o efeito que sai diretamente da tela.

Para isso, elas possuem uma espécie de transmissor que fica na frente do televisor. Esse transmissor emite o sinal 3D para decodificação de óculos especiais. Essas TVs 3D são conhecidas como 3D Ready (prontas para 3D) e são de qualidade inferior às que contam com o efeito nativo.

Outra dica importantíssima é conferir se a TV vem ou não com os óculos 3D. Normalmente, as TVs 3D com preço mais em conta não vêm com óculos para a visualização das imagens, fazendo com que você tenha que comprar separadamente. Esses óculos não são tão baratos e podem fazer com que o preço final do aparelho seja igual ou maior do que uma TV que já venha com os óculos 3D.

Caso você tenha que investir nos óculos 3D separadamente, é importante lembrar que ele precisa ser compatível com o seu modelo de televisor 3D. Por exemplo: se você comprou uma TV LG 3D, é importante saber que óculos serão compatíveis para o modelo de televisor que você escolheu. Caso contrário, você não vai conseguir aproveitar a tecnologia 3D no produto.

Televisores mais modernos são compatíveis, inclusive, com óculos específicos para jogos. A marca LG mesmo tem TVs que você pode se divertir com os óculos 3D Dual Play, e aproveitar vários jogos. Então, na hora da compra, vale ficar de olho nessas informações, para aumentar ainda mais o entretenimento na sua casa.

Vale lembrar também que, para ver imagens em três dimensões, além da TV 3D, você precisa ter acesso à programação de TV em três dimensões (ainda rara no Brasil) ou um Blu-Ray 3D, que é um aparelho Blu-Ray que lê mídias em 3D.

Quais são as vantagens da TV 3D?

Se você quer investir em uma TV de alta tecnologia, o efeito 3D é ideal para montar um Home Theater e fazer um cinema em casa.

Alguns videogames são compatíveis com a tecnologia do televisor 3D. O Playstation 3 da Sony, por exemplo, conta com alguns jogos 3D. Nos games, o efeito dá uma boa sensação imersiva.

O televisor 3D também tem suas desvantagens

Se você procura um modelo de TV que não pese no bolso, a tecnologia da TV 3D não é adequada: ela encarece bastante o custo do televisor. Além disso, há pouquíssima programação em 3D disponível, tanto na TV aberta, quanto na fechada.

Saiba mais sobre as TVs 3D

Como a tecnologia presente nos televisores não para de inovar, você pode encontrar o recurso 3D em televisões mais modernas, como uma Smart TV, que é um modelo que acessa a internet.

E não importa o tamanho da televisão que você for comprar. Seja ela uma TV grande ou um modelo menor, como uma TV 32", é possível encontrar uma TV 3D na medida certa para o seu cômodo.

Curiosidade sobre o recurso 3D...

A pirataria é coisa séria para os grandes estúdios de Hollywood. Quando seus filmes em DVD começaram a ser distribuídos pela Internet, eles começaram a pensar em um efeito que não pudesse ser reproduzido facilmente pelos piratas. Um efeito que separasse a experiência do cinema de um vídeo assistido pelo computador. Foi aí que o 3D renasceu, e pode ser aproveitado em uma TV 3D, na sua casa!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv