Entenda antes de comprar em Utilidades Domésticas

Como organizar o closet?

Aprenda a separar suas peças de roupas e mantenha seu closet organizado por muito mais tempo.

Como organizar closet

Manter o seu armário ou closet organizado é fundamental para você saber as roupas que tem, o que deseja doar, o que ainda cabe e o que precisa estar no lixo.

Por isso, antes de começar a organização, o primeiro passo é fazer uma limpa nas roupas e sapatos que você não usa. Primeiro, separe tudo o que está parado por mais de dois anos. Se não usou até agora, não irá mais usar.

Escolha o que fazer com essas peças: doar, vender, emprestar... Mas não fique com elas.

Além disso, sempre que comprar uma peça nova, elimine uma similar que já usou bastante. Essa "tática" ajuda a não acumular roupas e sapatos velhos.

Leia também: Os Melhores Guarda-Roupas do Momento

Como organizar Closet

Feito isso, é hora da arrumação! Para organizar tudo de forma harmônica, compre cabides iguais para suas roupas e, se necessários, caixas ou divisores de gaveta. Com isso, será mais fácil mantê-lo arrumado.

Organizadores e Cestos Multiuso

Para as roupas do dia a dia, como jeans, jaquetas e vestidos em materiais mais casuais, podem ser usados cabides de plástico, que têm pequenos ganchos para prender alças e fios.

Cabides de Veludo

Já para roupas mais delicadas, como tops e vestidos em materiais nobres, os cabides de veludo são mais aconselháveis. Para casacos estruturados, de alfaiataria, os cabides com estrutura mais larga e anatômica são os mais indicados.

Cabides de madeira

Em seguida, é hora de separarmos as peças por modelo. O mais indicado são vestidos longos, vestidos curtos, casacos, bermudas, shorts, saias, t-shirts, blusa de alcinha, cropped, tops e por aí vai. Tente sempre colocar da roupa mais longa para a mais curta.

Para as calças, a dica é dobrá-las em cabides, colocando todos os vincos virados para o fundo do closet. Assim, elas ficam mais organizadas, você poupa espaço e ainda consegue identificar melhor cada modelo.

Se quiser, você também pode organizar as peças por situações/programas. Por exemplo: roupas de trabalho, roupas de sair, roupas da semana, roupas de final de semana, de praia, de frio, e outras ocasiões.

Outro fator importante é: deixe à vista o que você mais usa e ao fundo o que usa menos. Também é interessante ordenar as peças por cores, do escuro ao claro ou vice-versa. Além de deixar o armário mais bonito, facilita a escolha da sua roupa no dia a dia.

Como organizar closet

As malhas de cashmere e tricôs, em geral, devem ser dobradas e guardadas em sacos que os protejam do pó. O ideal são os sacos feitos em tecido e furadinhos, como os de filós ou TNT. Jamais use saco plástico.

Como organizar closet

Para guardar os casacos, lembre-se que eles devem estar nos cabides certos, bem estruturados e abotoados, assim como as camisas, que devem ter sempre o primeiro e o último botões fechados.

Para guardar suas bolsas, tente colocar algum tipo de enchimento nelas para coloca-las de pé (as estruturadas) ou deitadas (as moles). Assim, você preserva o material do acabamento por mais tempo.

Como guardar bolsas

Já os sapatos devem estar sobre a superfície, como no chão ou prateleira. Se você não usa muito um par de sapatos, evite guardá-los na caixa, pois dentro delas podem amassar, mofar e perder a forma.

Como guardar sapatos

Normalmente, as pessoas guardam seus cintos enrolados - não faça isso de jeito nenhum. Dependendo do material, ele pode 'quebrar' a textura, como os que são feitos de couro, por exemplo. O melhor jeito de guardar cintos é pendurando-os pela fivela para manter o formato original.

Como guardar cintos

Escolha uma gaveta ou caixa para armazenar peças como biquíni ou meias. Jamais enrole um par de meias ou um conjunto de biquíni separadamente, isso deforma a peça e, por não terem tanta resistência, podem não voltar ao normal.

Como organizar closet

Cuidado!

Além de pendurar e dobrar suas roupas de forma correta para que não rasguem ou aconteça outro acidente, manter o armário entulhado de coisas também pode estragar suas peças.

Lembre-se de manter seus nichos com cachecol ou outras peças bem organizados, com tudo dobradinho. Além disso, evite jogar a roupa dentro do armário porque está com preguiça de dobrá-la. Isso também pode estragá-la mais fácil.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!