Logo Zoom
Logo Zoom

Manter o seu armário ou closet organizado é fundamental para você saber as roupas que tem, o que deseja doar, o que ainda cabe e o que precisa estar no lixo.

Por isso, antes de começar a organização, o primeiro passo é fazer uma limpa nas roupas e sapatos que você não usa. Primeiro, separe tudo o que está parado por mais de dois anos. Se não usou até agora, não irá mais usar.

Escolha o que fazer com essas peças: doar, vender, emprestar... Mas não fique com elas.

Além disso, sempre que comprar uma peça nova, elimine uma similar que já usou bastante. Essa "tática" ajuda a não acumular roupas e sapatos velhos.

Leia também: Os Melhores Guarda-Roupas do Momento

Como organizar Closet

Feito isso, é hora da arrumação! Para organizar tudo de forma harmônica, compre cabides iguais para suas roupas e, se necessários, caixas ou divisores de gaveta. Com isso, será mais fácil mantê-lo arrumado.

Para as roupas do dia a dia, como jeans, jaquetas e vestidos em materiais mais casuais, podem ser usados cabides de plástico, que têm pequenos ganchos para prender alças e fios.

Já para roupas mais delicadas, como tops e vestidos em materiais nobres, os cabides de veludo são mais aconselháveis. Para casacos estruturados, de alfaiataria, os cabides com estrutura mais larga e anatômica são os mais indicados.

Em seguida, é hora de separarmos as peças por modelo. O mais indicado são vestidos longos, vestidos curtos, casacos, bermudas, shorts, saias, t-shirts, blusa de alcinha, cropped, tops e por aí vai. Tente sempre colocar da roupa mais longa para a mais curta.

Para as calças, a dica é dobrá-las em cabides, colocando todos os vincos virados para o fundo do closet. Assim, elas ficam mais organizadas, você poupa espaço e ainda consegue identificar melhor cada modelo.

Se quiser, você também pode organizar as peças por situações/programas. Por exemplo: roupas de trabalho, roupas de sair, roupas da semana, roupas de final de semana, de praia, de frio, e outras ocasiões.

Outro fator importante é: deixe à vista o que você mais usa e ao fundo o que usa menos. Também é interessante ordenar as peças por cores, do escuro ao claro ou vice-versa. Além de deixar o armário mais bonito, facilita a escolha da sua roupa no dia a dia.

As malhas de cashmere e tricôs, em geral, devem ser dobradas e guardadas em sacos que os protejam do pó. O ideal são os sacos feitos em tecido e furadinhos, como os de filós ou TNT. Jamais use saco plástico.

Para guardar os casacos, lembre-se que eles devem estar nos cabides certos, bem estruturados e abotoados, assim como as camisas, que devem ter sempre o primeiro e o último botões fechados.

Para guardar suas bolsas, tente colocar algum tipo de enchimento nelas para coloca-las de pé (as estruturadas) ou deitadas (as moles). Assim, você preserva o material do acabamento por mais tempo.

Já os sapatos devem estar sobre a superfície, como no chão ou prateleira. Se você não usa muito um par de sapatos, evite guardá-los na caixa, pois dentro delas podem amassar, mofar e perder a forma.

Normalmente, as pessoas guardam seus cintos enrolados - não faça isso de jeito nenhum. Dependendo do material, ele pode 'quebrar' a textura, como os que são feitos de couro, por exemplo. O melhor jeito de guardar cintos é pendurando-os pela fivela para manter o formato original.

Escolha uma gaveta ou caixa para armazenar peças como biquíni ou meias. Jamais enrole um par de meias ou um conjunto de biquíni separadamente, isso deforma a peça e, por não terem tanta resistência, podem não voltar ao normal.

Cuidado!

Além de pendurar e dobrar suas roupas de forma correta para que não rasguem ou aconteça outro acidente, manter o armário entulhado de coisas também pode estragar suas peças.

Lembre-se de manter seus nichos com cachecol ou outras peças bem organizados, com tudo dobradinho. Além disso, evite jogar a roupa dentro do armário porque está com preguiça de dobrá-la. Isso também pode estragá-la mais fácil.

Leia também: