Mulher limpando ventilador com flanela

Como limpar ventilador com saco plástico? Descubra se o truque funciona

Confira, neste teste sincero, se esse passo a passo de como limpar o ventilador usando uma sacola de lixo dá certo

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Limpar o ventilador usando um saco plástico se tornou um truque popular na Internet. O passo a passo usa uma sacola de lixo ou mercado e uma misturinha com vinagre de álcool que deve ser borrifada no aparelho. O procedimento é indicado, ainda, para ventiladores com grades, como os de mesa e de coluna, e não para os modelos de teto. A promessa é que o seu aparelho vai ficar limpo de forma simples e rápida. Mas será que o truque funciona?

Mesmo despertando bastante curiosidade, é comum desconfiar dos resultados do truque. Por isso, fizemos um teste sincero para te dizer se ele dá certo ou não. Eu fiz o passo a passo de como limpar ventilador com saco plástico em casa e, aqui embaixo, vou mostrar o processo e como foi o resultado final. Olha só!

Leia também: Veja ventiladores silenciosos de teto, coluna e mesa

Fotos de ventilador de mesa com saco plástico preso na hélice
Limpar ventilador com saco plástico: truque faz sucesso, descubra se dá certo! (Foto: Ariel Cristina Borges/Mosaico) 

Como limpar ventilador com saco plástico: do que você precisa?

Para começar o processo de limpar o ventilador com esse truque diferentão, é necessário preparar a misturinha de ingredientes que vai ser borrifada no aparelho. A vantagem dela é que você provavelmente tem todos os itens em casa e não precisa se preocupar em comprar algo que seja muito difícil de encontrar.

A base da mistura é água, que pode ser morna ou em temperatura ambiente. Mas como ela vai ser usada para dissolver um pouco de pasta de dente, será mais fácil de dissolver o produto se ela estiver fervida. Depois, você vai incluir na mistura detergente de louça e vinagre de álcool, um dos itens mais famosos nas misturinhas de limpezas por aí. As medidas que eu usei foram essas:

  • 200ml de água fervida (é normal que a quantidade diminua um pouco depois de ferver);
  • uma colher de sopa de pasta de dentes (qualquer uma);
  • três colheres de sopa de detergente;
  • três colheres de sopa de vinagre de álcool.

Além deles, você também vai precisar de um borrifador e de um saco plástico que seja grande o suficiente para cobrir o seu ventilador. O meu tem 40cm de circunferência e eu usei um saco de lixo de 20 litros de capacidade.

Como o ventilador estava antes da limpeza?

Ventilador com grades sujas de poeira; fotos em detalhe
Antes do passo a passo, o ventilador estava com um pouco de poeira acumulada (Foto: Ariel Cristina Borges/Mosaico)

Como você pode perceber, o meu ventilador tinha um pouquinho de poeira acumulada antes do processo, mas não era nada muito absurdo. Em circunstâncias normais, eu esperaria mais um tempinho para limpá-lo de forma tradicional, grade por grade, com um paninho úmido. Porém, como esse não é o processo mais prático do mundo, eu sou a favor de qualquer possibilidade de deixar esse trabalho mais fácil - por isso, vamos ao passo a passo!

Passo a passo de como limpar o ventilador com saco plástico

Passo a passo em fotos da mistura do borrifador para a limpeza do ventilador
A mistura do borrifador é bem fácil de fazer (Fotos: Ariel Cristina Borges/Mosaico)
  • Passo 1: misture a água morna com a pasta de dente até o líquido ficar homogêneo;
  • Passo 2: acrescente os outros ingredientes e misture mais um pouco;
  • Passo 3: deixe a mistura esfriar um pouco antes de passar para o borrifador;
  • Passo 4: leve seu ventilador para um local que possa receber respingos da mistura e, depois, borrife o líquido nas grades e hélices do ventilador. Quando chegar na parte de trás, é necessário ter cuidado para não molhar o motor;
  • Passo 5: depois disso, coloque o saco plástico cobrindo as hélices do ventilador. Para facilitar, aqui eu usei um elástico de cabelo para prender as bordas do saco e deixei o motor livre - por medo de superaquecer durante o teste;
  • Passo 6: ligue o ventilador no máximo e o deixe funcionando por, pelo menos, cinco minutos com o saco plástico preso;
  • Passo 7: depois desse tempo, desligue o ventilador e retire o saco plástico dele. Em teoria, toda a poeira das grades e hélices deve sair neste momento.
Prendendo o saco do jeito certo, o passo a passo não sobrecarrega o motor do aparelho (Gif: Ariel Cristina Borges/Mosaico)
Prendendo o saco do jeito certo, o passo a passo não sobrecarrega o motor do aparelho (Gif: Ariel Cristina Borges/Mosaico)

Limpar ventilador com saco plástico funciona? Veja nossa opinião sincera

Devo dizer que as minhas expectativas com esse teste não eram muito altas. Por isso, quando ele não deu certo, eu nem cheguei a me frustrar. O que aconteceu aqui foi o seguinte: a poeira que já estava nas grades do ventilador foi molhada pelo borrifador e secou com o vento, sem sair da grade.

Fotos lado a lado do ventilador, ainda sujo, depois da limpeza
Limpar o ventilador com saco plástico não dá certo, no fim das contas (Foto: Ariel Cristina Borges/Mosaico)

Desta forma, a limpeza foi necessária de qualquer forma e agora, além do pó comum ao uso do dia a dia, o meu ventilador tinha resquícios de pasta de dente, vinagre e detergente. Esses resíduos estavam secos, ou seja, eles não iam ser espalhados pela casa se eu seguisse usando o ventilador assim mesmo. Mas a essa altura o processo tinha virado questão de honra: eu precisava de um ventilador limpo.

Como limpar ventilador: o que dá certo?

Se você chegou até aqui, pense pelo lado bom: não vai precisar testar um passo a passo que não funciona! Mas, se você ainda precisa de uma saída um pouquinho mais prática para a limpeza do ventilador, posso contar o que funcionou para mim. Depois do resultado ruim com o saco plástico, meu gerenciamento de crise (que deu certo) foi o seguinte:

  • Passo 1: desmontei a grade frontal e o pé do ventilador;
  • Passo 2: lavei essas duas peças no tanque, com água corrente, uma esponja e sabão de coco;
  • Passo 3: como a parte do motor não pode ser colocada embaixo d'água, a levei ao tanque apenas para suporte e usei duas flanelas - uma molhada e uma seca - para limpar a poeira e o restinho da mistura nas hélices e na grade traseira;
  • Passo 4: depois que todas as peças estavam secas, foi só montar o ventilador novamente e aproveitar o ventinho que o aparelho limpo me proporcionou.

Quer comprar um ventilador? Confira ofertas de boas opções!

Saiba mais sobre o universo de ventiladores: