Ar-condicionado portátil: vale a pena?
Descubra se o ar-condicionado portátil é bom e compre um para o seu cômodo

Quer descobrir se o ar-condicionado portátil é bom? Então, continue a leitura! Ideal para quem mora em imóveis alugados ou em ambientes com restrições estruturais, o ar-condicionado portátil é bom se você busca uma solução prática de refrigeração sem complicação.
Embora o desempenho não seja igual aos modelos Split ou de janela, é possível destacar vantagens ar-condicionado portátil, como mobilidade, zero necessidade de modificação estrutural e, ainda, preço atrativo. Quer saber mais sobre o aparelho e conferir os modelos portáteis recomendados? Bora conferir!
Podemos te ajudar ainda a escolher entre o modelo de ar-condicionado portátil e de janela. Veja o melhor pra você!

Funcionamento
O ar-condicionado portátil funciona como um sistema de refrigeração completo dentro de um único módulo. Ele retira o ar quente do ambiente, esfria-o e expele o calor por meio de um tubo flexível conectado a uma janela ou abertura para a parte externa do ambiente. Além disso, demanda a presença de um reservatório que acumula água e deve ser esvaziado ao decorrer do uso.
Diferente do climatizador, o ar-condicionado portátil trabalha com compressor e fluido refrigerante, gerando refrigeração efetiva, mas consumindo mais energia e criando ruído interno.
Quer conhecer mais do modelo LG Dual Inverter Voice? Preparamos o principais destaques e dúvidas.
Instalação
Uma das grandes vantagens ar-condicionado portátil é a instalação simples. Basta encaixar o tubo na janela através do kit para fixação que vem junto e ligar o aparelho na tomada. Ideal para quem mora em imóvel alugado ou em locais onde a instalação tradicional não é permitida.
Esse tipo de aparelho dispensa reformas ou instalações técnicas, ou seja, é prático e rápido. No entanto, é preciso garantir que o tubo de exaustão esteja bem-posicionado para evitar perdas térmicas e reduzir a eficiência.
Consumo energético
O consumo de energia é um dos pontos mais analisados por quem avalia se o ar-condicionado portátil é bom. Em geral, esses modelos têm potência menor que os Splits, o que significa que podem gastar menos energia, mas isso depende do uso.
Apesar da potência mais baixa, se o aparelho ficar ligado por muitas horas seguidas para climatizar grandes espaços, o consumo pode aumentar. Por isso, é indicado para ambientes menores, onde consegue atingir a temperatura desejada mais rapidamente.
Veja os melhores modelos de ar-condicionado split da atualidade e qual atende melhor sua necessidade.
Recursos e funções
Muitos modelos de ar-condicionado portátil incluem funções extras, como Desumidificador, Ventilador, Timer, Modo Sleep e, em versões mais completas, até aquecimento. Isso torna o modelo versátil, exercendo múltiplas funções com um único aparelho.
Vale lembrar, ainda, que o ar-condicionado portátil é bom e, grande parte das vezes, acompanha controle remoto, painel digital e filtros que eliminam poeira e microrganismos, proporcionado conforto e saúde aos usuários.
Saiba para que servem as funções do ar-condicionado e aproveite o seu aparelho ao máximo.
Como vimos, existem algumas vantagens ar-condicionado portátil que devem ser levados em conta. Por exemplo, se você busca praticidade, portabilidade e ausência de instalação fixa, o ar-condicionado portátil é bom. Vale lembrar que o aparelho é indicado para ambientes pequenos a médios. Entretanto, não podemos deixar de mencionar que o ar-condicionado portátil é bom, mas não costuma ser silencioso, potente e repleto de funcionalidades quanto os modelos Split.
Considere um ar-condicionado sem unidade externa, caso tenha limitação para instalação.
Modelos portáteis recomendados
Conheça alguns modelos de ar-condicionado portátil que valem a pena investir!
Ar-Condicionado Portátil EOS Arctic Fresh 12 000 BTUs (EAP12)
O EOS Arctic Fresh de 12.000 BTUs oferece funções 3 em 1: resfriar, ventilar e desumidificar. Um diferencial é o seu funcionamento silencioso graças à tecnologia Silent Plus. Ele possui, ainda, rodinhas para fácil transporte e filtro antibacteriano. Recomendado para ambientes pequenos, é elegante, não necessita instalação fixa e possui recursos como função Sleep, Swing, Timer e acompanha controle remoto.
Ar-Condicionado Portátil Springer Midea 12 000 BTUs (MPH-12CRV)
O Springer Midea MPH-12CRV é ideal para ambientes de até 20 m² e conta com as funções Dormir (Sleep), Timer e Desliga Luzes do Visor, que garantem tranquilidade noturna. Além dessas funções básicas, oferece desumidificação e filtro lavável, sendo uma opção prática para quem busca refrigeração sem complicações. Ele oferece, também, controle remoto para controle das funções.
Ar-Condicionado Portátil LG Dual Inverter Voice 14000 BTUs Frio Inverter LP1419IVSM
Por fim, o LG Dual Inverter Voice de 14.000 BTUs se destaca pela tecnologia Dual Inverter, que assegura maior economia de energia e um funcionamento mais silencioso. Ele vem com Wi-Fi integrado, compatibilidade com assistente de voz e as tradicionais funções que oferecem praticidade no dia a dia. No quesito saúde e bem-estar, ele vem com a função Desumidificador e possui filtro lavável para facilitar a manutenção e garantir um ambiente limpo.
Descubra, ainda, se vale a pena investir em um ar-condicionado com Wi-Fi!
O valor de um ar-condicionado portátil varia de acordo com a marca, potência e funcionalidades do aparelho escolhido. No dia 11 de agosto, era possível encontrar modelos entre R$1.899 e R$6.799.
O ar-condicionado portátil faz muito barulho?
Comparado ao modelo Split, sim, ele faz um barulho considerável. Isso acontece pois o aparelho possui o compressor dentro dele e ele fica dentro do cômodo, portanto, o ruído acaba sendo maior.
Preciso esvaziar o reservatório de água no ar-condicionado portátil?
Sim, os modelos de ar-condicionado portátil acumulam água condensada no reservatório, o que demanda o esvaziamento periódico ou a presença de um sistema de drenagem contínuo.
