Entenda antes de comprar em Celular

Qual a diferença entre smartphone e celular?

Para acertar na hora da compra, entenda a diferença entre celular e smartphone.

Qual a diferença entre smartphone e celular

Não é nenhuma novidade afirmar que os celulares não param de inovar. São tantos os modelos que pode parecer complicado escolher o aparelho ideal para o seu dia a dia. E se você está pensando em comprar um celular novo, escolher um smartphone pode ser uma boa opção. Mas você sabe qual a diferença entre celular e smartphone?

Aqui você vai poder tirar as suas dúvidas e saber tudo sobre os celulares e também smartphones. Assim você faz a melhor escolha e tem em mãos um aparelho na medida certa para suas tarefas.

Entenda a diferença entre celular e smartphone

Antes de mais nada, é preciso entender que um smartphone possui sistema operacional. Já um celular comum, não. Também não se deixe levar apenas pelo teclado físico ou pela tela touchscreen do aparelho. Para você entender melhor: embora a maioria dos modelos com tela touchscreen realmente seja de smartphones, é possível você encontrar também celulares com esse tipo de tela. Sendo assim, em modelos de celular com tela touch você também vai encontrar aparelhos que são smartphones.

O mesmo acontece quando falamos em celular com teclado QWERTY físico. Ainda que grande parte desses modelos sejam de celulares, alguns modelos de smartphones (um número reduzido, é verdade) foram desenvolvidos com esse teclado físico.

Mas a diferença entre smartphone e celular não para por aqui. E, para facilitar você, olha só estas informações:

Tudo que você precisa saber sobre os celulares

  • Características principais:

O celular é indicado para tarefas mais simples. Se você usa o aparelho basicamente para fazer ligações e enviar mensagens, ter um celular já pode ser suficiente. Além disso, com ele você também pode tirar fotos (em uma resolução menor), gravar vídeos simples e até ouvir música pelo rádio FM, dependendo do modelo.

Veja modelos de celulares

  • Armazenamento interno:

É limitado, com pouca capacidade de armazenamento. Alguns modelos permitem expandir a memória interna por meio de um cartão de memória.

  • Sistema operacional:

Não possui. Tem apenas interfaces simples, limitadas às funções básicas do aparelho. Não é possível instalar novos programas para aumentar as funcionalidades.

  • Conectividade:

Com um celular é possível acessar a internet, mas lembre-se de que grande parte dos modelos contam com uma conexão mais simples, como a GPRS e a EDGE. Porém, mesmo que em menor número, é possível encontrar um celular Wi-Fi (para você aproveitar alguns pontos onde há sinal Wi-Fi liberado, como em restaurantes e hotéis) e até um celular 3G, que garante uma velocidade maior (se você comparar com a EDGE e a GPRS).

O que você vai encontrar nos smartphones

  • Características principais:

Os smartphones são indicados para quem vai realizar ainda mais tarefas com o aparelho. Como ele conta com sistema operacional multitarefa e multimídia, está pronto para acessar a internet, redes sociais, baixar aplicativos, jogar, entre outros.

Na hora de escolher o sistema operacional do aparelho, você terá algumas opções. Você pode escolher, por exemplo, um smartphone com Android, um smartphone Windows Phone ou um iPhone, o celular da Apple que conta com sistema iOS.

Preços de smartphones

  • Armazenamento interno:

O armazenamento interno é bem maior do que o presente nos celulares. A maior parte dos smartphones têm armazenamento de 4GB, mas é possível encontrar smartphones com 64GB! Alguns modelos ainda permitem expandir a memória interna por meio de cartões de memória. Com isso, fica fácil guardar suas fotos, vídeos, músicas e mais.

  • Conectividade:

Você realmente gosta de estar sempre conectado? Então a melhor escolha realmente será um smartphone. Aqui podemos destacar o smartphone 3G e ainda o smartphone 4G, que conta com a conexão com maior velocidade. Por ser mais recente, verifique se na região onde você mora já tem cobertura 4G. E não custa lembrar que para essas conexões também será necessário o plano da sua operadora.

Celular ou smartphone para você?

Se você quer um aparelho apenas para fazer e receber ligações, ou enviar mensagens sempre que necessário, o celular já pode agradar. Muitos desses modelos são celulares dual chip. E você pode encontrar até celular com 4 chips, para aproveitar as vantagens de várias operadoras.

Por outro lado, se você gosta de estar sempre conectado e quer ter em mãos um modelo mais potente, o smartphone entrega um melhor desempenho. Aliás, muitos deles vêm com alto processamento, isso sem falar nas várias outras funções: um smartphone com boa câmera (só para citar um dos recursos) pode substituir sua câmera compacta, e será fácil publicar diretamente nas redes sociais.

Agora que você já sabe qual a diferença entre smartphone e celular pode pesquisar, sem complicação, e encontrar o aparelho ideal. Aproveite que aqui no Zoom tem muitos modelos para você comparar preços e faça a escolha certa!

Top 5 em celular