Logo Zoom
Logo Zoom

Mesmo sem estar oficialmente presente no Brasil, os smartphones Xiaomi podem ser encontrados em algumas lojas, e chamam atenção pelas boas características e fichas técnicas, com preços mais baixos do que smartphones intermediários de outras marcas.

A marca chinesa também apostou em modelos com o Android One, o Xiaomi Mi A2 e o Xiaomi Mi A2 Lite. Basicamente, esses modelos não incluem nenhuma alteração de fábrica na interface do sistema operacional. Essa escolha deixa a navegação dos smartphones mais leve e fluída, além de ocupar menos espaço no armazenamento nativo e, claro, oferecer integração completa com as ferramentas Google.

Mas antes da comparação entre os dois smartphones Xiaomi com Android One, vale um aviso importante. Como a marca não tem representantes no país, os modelos não apresentam nenhuma garantia de fábrica. Ou seja, se você tiver algum problema com os aparelhos, não vai ter a quem recorrer. Qualquer tipo de garantia informada é por conta das próprias lojas revendedoras.

Agora sim, veja as principais diferenças entre o smartphone Xiaomi Mi A2 e o Xiaomi Mi A2 Lite:

Melhor processamento no Xiaomi Mi A2

Os dois smartphones Xiaomi trabalham com processadores octa-core, mas o Qualcomm Snapdragon 660 do Mi A2 tem melhor desempenho que o Snapdragon 625 do Mi A2 Lite, lançado como uma alternativa mais simples dessa linha da marca chinesa.

De qualquer maneira, ambos podem rodar com facilidade as tarefas mais usadas no dia a dia, como apps de redes sociais, mensagens online ou reprodução de filmes e vídeos em streaming, mas o Mi A2 tem mais facilidade ao rodar programas mais exigentes, podendo até abrir alguns jogos mais pesados.

O Xiaomi Mi A2 chegou ao Brasil apresentando RAM de 4GB e armazenamento de 64GB. Já o Mi A2 Lite pode ser encontrado em versão mais simples, com RAM de 3GB, e 32 GB de armazenamento, ou turbinada, 4GB, com espaço de 64GB para guardar arquivos, apps e outros dados. Se você optar pela versão mais completa, vai ter melhor velocidade de navegação com a maior memória RAM.

Outra diferença fica por conta do slot para cartão de memória, disponível apenas no Xiaomi Mi A2 Lite. Ou seja, se você optar pelo modelo mais completo, é melhor ter certeza de que o armazenamento escolhido será suficiente.

Já a entrada para um segundo chip é encontrada nos dois modelos.

Android One 8 (Oreo) nos dois smartphones Xiaomi

Como foi dito, os dois modelos contam com a interface livre de alterações feitas pela fabricante, já que optaram pelo Android One. Essa é uma alternativa bem legal para quem já usa muitos aplicativos Google, que apresentam ótima integração com o aparelho.

Como foram lançados ao mesmo tempo, não é surpresa que os dois rodem a mesma versão do sistema, o Android 8 (Oreo), com possível atualização para o Android 9. No caso da Xiaomi, esse detalhe também chama atenção por conta da ausência dos recursos do MIUI, interface exclusiva que normalmente aparece em outros modelos da fabricante.

Xiaomi Mi A2 Lite ganha pontos na comparação das telas

Embora tenha processamento mais simples, o smartphone Xiaomi Redmi Mi A2 Lite abre vantagem quando analisamos as telas dos aparelhos.

O tamanho é bem parecido, com 5,8” no Mi A2 e 5,9” no Mi A2 Lite. Mas a versão mais simples ganhou melhor definição e formato mais amplo, com 2280x1080 pixels e tela de 19:9, contra 2160x1080 pixels e 18:9 do Mi A2.

Além disso, a versão Lite aproveita melhor o espaço frontal do aparelho que, mesmo com o tamanho de tela parecido, ficou menor que o modelo turbinado.

Isso foi possível com uma ajudinha do notch de tela, aquele entalhe do alto do visor que guarda alguns dos sensores do aparelho, permitindo que a tela ocupe maior espaço na parte frontal. Como resultado, o visual fica bem parecido com outros modelos que fizeram a mesma escolha de design, como o iPhone X, um dos primeiros a contar com o recurso.

Câmeras de maior resolução no Xiaomi Mi A2

Nas câmeras, o smartphone Xiaomi Mi A2 sai na frente mais uma vez, já que o modelo apostou alto nesse quesito e chega com uma câmera traseira dupla de 20MP + 12MP com abertura focal de até f/1.8, que ajuda a fazer fotos legais até em espaços com pouca luz ambientes, inclusive em fotos noturnas. Sem esquecer, claro, dos efeitos da câmera dupla, como Modo Retrato, e dos vídeos em 4K.

A câmera frontal tem lente única, mas não faz nada feio com seus 20MP e processador de imagem para quem quiser fazer selfies com Modo Retrato. Só a captura de luz de f/2.2 que não é tão boa quanto na câmera principal, então as fotos noturnas e em espaços com pouca luz podem apresentar mais ruídos. Os vídeos chegam na definição Full HD.

O Xiaomi Mi A2 Lite também tem câmera traseira dupla, porém mais simples, com 12MP + 5MP e abertura focal de f/2.2, que não é tão legal para fotos em espaços menos iluminados. Mas as fotos em boas condições de luz vão apresentar bons resultados e os vídeos alcançam a definição Full HD. A câmera frontal do modelo também é bem mais modesta, com 5MP.

Mais bateria no Xiaomi Redmi Mi A2 Lite

Para dar conta de uma tela que ocupa quase que a parte inteira do aparelho, uma bateria poderosa é essencial. Com 4.000mAh, o Redmi Mi A2 Lite não decepciona, e o modelo aguenta até um dia inteiro com uso moderado ou algumas horas de reprodução de vídeo.

Considerando que o tamanho de tela é parecido, os 3.010mAh do Xiaomi Mi A2 são mais indicados para quem não passa tanto tempo navegando em tarefas que consomem mais bateria ao longo do dia.

Smartphones Xiaomi não têm garantia de fábrica

Não custa lembrar, não é mesmo? Como dissemos, a Xiaomi não tem representação no Brasil, apenas lojas que importam e revendem os seus aparelhos. Dessa forma, nenhum dos modelos contam com garantia de fábrica no Brasil.

Como o preço dos modelos da marca costumam ser bem acessíveis, tem muita gente que prefere arriscar. Mas, caso ocorra algum problema com qualquer dos componentes dos smartphones, não será possível procurar uma assistência técnica autorizada e, muito menos, realizar uma troca de aparelho.

Para cobrir essa parte, algumas lojas oferecem uma garantia própria, muitas vezes com um valor cobrado além do preço informado do aparelho. Mas, nesses casos, a responsabilidade fica por conta das lojas e do que foi informado em contrato, sem nenhuma ligação com a Xiaomi.

Qual o melhor: Xiaomi Mi A2 ou Xiaomi Mi A2 Lite?

Já deve ter dado para perceber que a melhor escolha entre os modelos vai depender das prioridades de cada um. Quem não abre mão de melhor desempenho ou de câmeras mais evoluídas deve apostar no Xiaomi Redmi A2, versão mais turbinada da linha.

Já se você prefere gastar um pouco menos ou prioriza a experiência de imagem e imersão de tela ou uma bateria mais poderosa, o Xiaomi Mi A2 Lite vai te atender bem.

Compare os preços:

Leia também: