Listar os jogos mais jogados do mundo é difícil ao tentar obter dados oficiais sobre todos os títulos. Contudo, nosso ranking foi criado com base em estimativas de usuários diários mensais de cada jogo em 2025, resultando em uma lista com jogos como Fortnite, Roblox, PUBG e Minecraft no topo.

Saiba a seguir quais os games estão entre os mais populares em 2025 e quantas pessoas ainda os jogam.

Onde curtir os jogos mais jogados do mundo?

Boa parte dos games mais populares estão disponíveis gratuitamente para PC como Fortnite, Roblox, PUBG, apenas Minecraft quebra esse padrão entre os mais jogados.

Para curti-los usuários poderão usar um notebook gamer de configurações modestas, pois a maioria dos jogos não exige configurações muito pesadas, justamente para se manterem acessíveis a uma grande quantidade de players. Confira nossas recomendações.

Muitos dos games estão disponíveis também nos consoles como PlayStation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

No caso de jogos gratuitos, como Fortnite, não é preciso nem mesmo assinar os serviços como a PS Plus, Xbox Game Pass ou Nintendo Switch Online para jogar multiplayer online, além de haver crossplay entre diferentes plataformas como outros consoles e PC.

Publicidade

Os 10 jogos mais jogados do mundo

Confira a lista dos jogos mais jogados do mundo e em seguida acompanhe a descrição detalhada de cada um deles.

  1. Fortnite
  2. Roblox
  3. PUBG
  4. Minecraft
  5. League of Legends
  6. Rocket League
  7. Genshin Impact
  8. Apex Legends
  9. Counter-Strike 2
  10. Valorant

Mais de 30 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo Fortnite com um personagem segurando uma arma enquanto seu companheiro de time levanta um companheiro caído em meio a um campo aberto
Fortnite é o jogo mais jogado do mundo e virou palco para vários crossovers como Power Rangers, Simpsons, Marvel e mais (Foto: Reprodução/Epic Games)

O popular Battle Royale da Epic Games é de longe um dos jogos mais populares de todos os tempos, disponibilizado gratuitamente em todas as plataformas como PS5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e PC.

Com foco em partidas competitivas online, o game coloca até 100 participantes divididos em times para sobreviver em uma ilha sem equipamentos, procurando por armas e enfrentando outras equipes até serem os últimos restantes.

Ao longo dos anos o game ficou conhecido também por sua constante evolução, sempre trazendo novidades a cada temporada e crossovers com várias figuras da cultura pop, de super-heróis e Power Rangers aos Simpsons e Family Guy.

Atualmente Fortnite é mais do que apenas um jogo, tendo se transformado em uma plataforma onde usuários podem criar outros tipos de experiência. Algumas são completamente separadas do game tradicional, como LEGO Fortnite.

O game pode ser jogado gratuitamente, mas há muitos colecionáveis bacanas baseados no jogo.

2. Roblox (PS4, XB, And, iOS, PC)

Mais de 30 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo Roblox na experiência Islands com um personagem em uma ilha flutuante
Roblox possui diferentes tipos de experiências criados pelos próprios usuários (Foto: Reprodução/Roblox)

Um dos jogos mais populares dos últimos anos, curiosamente Roblox, desenvolvido pela Roblox Corporation, não é um "jogo" propriamente dito, mas uma plataforma onde usuários podem criar seus próprios games e compartilhá-los com outras pessoas.

O sucesso do game parece ter sido inclusive a inspiração para a criação de conteúdo em Fortnite. Por ser baseado em criações de usuários, a experiência de Roblox é muito diferente entre cada pessoa.

Há jogadores em busca de experiências não oficiais baseadas em franquias famosas, como Blox Fruits (One Piece) e Volleyball Legends (Haikyu!!) outros procurando ideias originais, como Grow a Garden, Steal a Brainrot e Bubble Gum Simulator.

Como as experiências são gratuitas, é fácil para os players, especialmente crianças, saltarem de um jogo para outro, mas há microtransações com a moeda virtual Robux. Nos últimos anos também se levantou preocupações sobre a segurança de jogadores mais jovens na plataforma.

Por ser mais voltado para crianças, a maioria dos itens de Roblox são brinquedos, mas que podem valer a pena para tirar os pequenos da frente das telas um pouco.

Mais de 30 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo PUBG mostrando um personagem agachado atrás de um carro enquanto atira contra um grupo de inimigos refugiados em uma casa
PlayerUnknown’s BattleGrounds, ou apenas PUBG, foi o criador do gênero Battle Royale e até hoje é muito jogado (Foto: Reprodução/PUBG)

Apesar de Fortnite ter ficado com toda a fama, o game PUBG, ou PlayerUnknown's BattleGrounds, desenvolvido pela PUBG Studios e publicado pela Krafton, foi o criador do gênero Battle Royale que se tornou uma febre na indústria de jogos.

Desenvolvido por Brendan "PlayerUnknown" Greene, o título criou a ideia de 100 jogadores serem jogados em uma ilha sem equipamentos, precisarem coletar recursos e se enfrentarem até que só haja um sobrevivente, ou uma equipe.

Por ter sido o primeiro do gênero, no entanto, PUBG é muito mais técnico que Fortnite, Call of Duty: Warzone, Apex Legends e outros Battle Royale. Jogadores precisam aprender bem como equipar seu personagem para não cometer erros como colocar uma mira telescópica em uma arma de curto alcance, além de saber se equipar rapidamente para não ser eliminado enquanto estiver em menus.

Em PUBG a estratégia é uma parte importante do jogo, desde barulhos feitos pelo disparo de tiros até escutar passos de seus adversários. Existe também a versão PUBG Mobile para smartphones, simplificada e mais semelhante a Free Fire, desenvolvida em parceria com a Tencent Games.

Você pode adicionar quadros de PUBG em sua decoração ou adquirir gatilhos para tela de toque caso jogue a versão para celular PUBG Mobile, os quais também funcionam para Fortnite e Free Fire.

4. Minecraft (PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, And, iOS, PC)

Mais de 20 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo Minecraft mostrando a personagem Alex pronta para enfrentar zumbis e esqueletos à noite com uma casa ao fundo onde o personagem Steve observa
Minecraft é um jogo que mistura mundo aberto, construção e sobrevivência com muitos perigos em suas noites (Foto: Reprodução/Minecraft)

Um fenômeno de mais de uma década, Minecraft começou como um jogo independente criado pelo desenvolvedor sueco Markus "Notch" Persson, levando depois à criação da Mojang Studios que acabou sendo comprada pela Microsoft.

Minecraft é um jogo de mundo aberto em 3D que usa blocos para representar tudo ao seu redor com uma área praticamente infinita para explorar na qual os jogadores podem quebrar blocos e recolocá-los para construir estruturas, de bases e casas a grandes monumentos.

O principal looping de gameplay do game está em minerar e construir: minerar para explorar o subterrâneo onde há minérios valiosos que podem ser usados para criar armas e armaduras, e construir para ter cada vez mais vantagens no game, como fazendas, cercas de proteção, portais e mais.

É preciso criar um abrigo logo no começo do jogo, pois durante a noite o mundo de Minecraft se torna perigoso, habitado por zumbis, esqueletos, bruxas e outros monstros. O jogo oferece multiplayer para até 8 pessoas com crossplay entre plataformas.

Além dos jogos em si para comprar, há muitos itens colecionáveis disponíveis de Minecraft, incluindo seus icônicos monstros como o Creeper e os Zumbis.

5. League of Legends (PC, And, iOS)

Mais de 11 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo League of Legends mostrando campeões se enfrentando em meio ao mapa enquanto minions vermelhos e azuis se enfrentam ao fundo da batalha
League of Legends é um dos nomes mais conhecidos no cenário competitivo e um dos responsáveis por popularizar o gênero MOBA (Foto: Reprodução/Riot Games)

Um dos jogos que popularizou o gênero MOBA (Arena de Batalha Online Multiplayer), League of Legends (Lol) da Riot Games se tornou um fenômeno dos jogos competitivos e um dos maiores títulos em matéria de competições de E-sports.

Cada partida coloca times de 5 jogadores um contra o outro tentando destruir a base adversária, precisando passar por um pequeno mapa com diferentes caminhos para chegar até ela. Neste mapa há torres de defesa, um pequeno exército adversário, os "Minions", e criaturas poderosas.

Ao enfrentar as defesas do time adversário ou as criaturas opcionais, os usuários ganham pontos de experiência que podem fortalecer seu personagem e aumentar as chances de vitória. Todas as partidas se tornam assim tensos confrontos de otimização e velocidade para conseguir alcançar melhorias antes dos oponentes.

O game oferece também um grande elenco de campeões carismáticos, tão marcantes que deram origem à ótima série Arcane da Netflix, mas apenas alguns deles ficam grátis de cada vez, sendo necessário pagar para desbloquear seus preferidos permanentemente. Há também uma versão mobile chamada League of Legends: Wild Rift.

Por ser um jogo muito voltado para o carisma de seus personagens, há muitos colecionáveis dos principais campeões para jogadores terem um souvenir de seus avatares digitais.

6. Rocket League (PS4, XB, SW, PC)

Mais de 11 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo Rocket League mostrando alguns carros batendo em uma gigante bola com um gol ao fundo
Rocket League traz uma divertida mistura de jogo de carro e futebol para criar um jogo competitivo extremamente desafiador (Foto: Reprodução/Rocket League)

Um game inusitado do estúdio Psyonix que se tornou incrivelmente popular, Rocket League une duas paixões populares: carros e futebol. O jogo é basicamente uma disputa de futebol na qual ao invés de atletas os usuários dirigem carros para "chutar" uma bola gigante pelo campo.

É possível jogar partidas 3x3, 2x2, 1x1 e diversos outros modos variantes, reunindo amigos ou competindo contra desconhecidos. Enquanto o game é fácil de começar a jogar, há todo um "metagame" que exige treino para desenvolver chutes especiais e a capacidade de voar com seu turbo.

Enquanto Rocket League está disponível gratuitamente, há versões de colecionador para comprar que incluem diversos DLCs como bônus no jogo. Além de decorações, camisetas, almofadas e mais.

7. Genshin Impact (PS5, XBSX/S, And, iOS, PC)

Mais de 9 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo Genshin Impact mostrando o personagem Arataki Itto atacando um monstro com seus golpes
Genshin Impact revolucionou o mercado dos jogos gratuitos e mobile trazendo uma experiência de larga escala que não deve nada a games famosos (Foto: Reprodução/Mihoyo)

Uma verdadeira revolução no mundo dos games gratuitos, Genshin Impact da desenvolvedora chinesa Mihoyo mostrou que jogos grátis e mobile podem ser também grandiosos.

O título traz um grande mundo aberto para jogadores explorarem, enfrentarem inimigos, resolverem quebra-cabeças, obterem recompensas de baús e visitarem dungeons com uma equipe de até 4 personagens que podem criar sinergias durante o combate.

A monetização do jogo não é excessivamente agressiva, mas depende de sorte, no estilo dos títulos japoneses "Gacha" em que é preciso usar dinheiro para invocar personagens e itens, torcendo para que as recompensas sejam boas.

Genshin Impact foi lançado originalmente no PlayStation 4, plataformas mobile e PC, mas a versão para PS4 será descontinuada em abril de 2026, sendo uma boa hora para considerar um upgrade para o PlayStation 5.

8. Apex Legends (PS5, XBSX/S, SW2, PS4, XB, SW, PC)

Mais de 7 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo Apex Legends em primeira pessoa mostrando um jogador mirando para frente com o vasto mapa do game no horizonte
Apex Legends é um Battle Royale bastante popular com um toque de “Hero Shooter” como em Overwatch (Foto: Reprodução/Apex Legends)

Extremamente popular, mas nem sempre muito comentado entre jogadores, o Battle Royale Apex Legends da Respawn Entertainment e Electronic Arts, aplica as mesmas ideias de jogos como Fortnite, PUBG e Call of Duty: Warzone, mas com conceitos de jogos "Hero Shooter" como Overwatch.

Isso significa que além de usar as armas encontradas pelo caminho, os players têm acesso também a habilidades especiais específicas de cada personagem para usar a seu favor e até golpes "Ultimate".

Poucas pessoas sabem, mas o jogo se passa no mesmo universo da franquia Titanfall e foi o primeiro Battle Royale a introduzir a possibilidade de pagar para ressuscitar companheiros de time abatidos. Havia também uma versão mobile do jogo, mas ela foi descontinuada.

Confira alguns colecionáveis de Apex Legends e aproveite também para conhecer mais da franquia com Titanfall 2 para PlayStation 4 e Xbox One, jogáveis no PS5 e Xbox Series X/S.

9. Counter-Strike 2 (PC)

Mais de 4,5 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo Counter-Strike 2 em primeira pessoa mostrando um rifle sendo disparado em direção a um adversário em meio a um apertado corredor com barris à esquerda
Counter-Strike 2 é um dos jogos mais populares do Steam com disputas competitivas de tiro em primeira pessoa divididas em rounds (Foto: Reprodução/Valve)

O clássico Counter-Strike: Global Offensive foi transformado em Counter-Strike 2 pela produtora Valve atualizando seus visuais, mas mantendo todo o gameplay pelo qual os jogadores são tão apaixonados.

Counter-Strike 2 é um game extremamente competitivo de confronto entre times no qual uma equipe toma o papel de terroristas e outra precisa impedi-los de plantar bombas, desarmando-as.

As partidas são disputadas através de vários rounds e cada round em que uma equipe é vitoriosa pode usar recompensas para adquirir mais itens para os rounds seguintes, recompensando habilidade e pensamento estratégico.

Por ser um jogo muito competitivo, recomendamos que usuários utilizem um mouse gamer com pelo menos 10.000 DPI de resolução, para maior precisão em seus movimentos para mirar.

10. Valorant (PS5, XBSX/S, PC)

Mais de 2 milhões de usuários ativos mensais

Imagem do jogo Valorant em primeira pessoa mostrando um jogador atirando contra um adversário junto com um companheiro de time à direita
Valorant marca a dobradinha da Riot Games na lista do Top 10 de Jogos mais jogados do mundo com um FPS semelhante a Counter-Strike com uma pitada de Overwatch (Foto: Reprodução/PlayValorant)

Um dos títulos mais "recentes" na lista, Valorant é um jogo de tiro em equipes produzido por ninguém menos que a Riot Games, os mesmos criadores de League of Legends, consagrando-se como o único estúdio presente duas vezes no Top 10.

Sua estrutura é bastante semelhante à de Counter-Strike com times em papéis opostos atacando e defendendo em diversos rounds, mas com o mesmo toque de "Hero Shooter" de Overwatch 2 que Apex Legends tem, com personagens carismáticos que possuem habilidades próprias.

Confira outros jogos populares

Imagem do jogo GTA 5 em primeira pessoa com o protagonista segurando um rifle de assalto enquanto outros personagens miram contra um helicóptero
GTA 5 quase sempre figura próximo ao Top 10 de Jogos mais jogados do mundo e os players estão ansiosos por sua sequência GTA 6 (Foto: Reprodução/Rockstar Games)

Alguns jogos podem não ter figurado no Top 10, mas ainda são incrivelmente populares entre os players.

Não há exemplo melhor disso do que GTA 5, o game de mundo aberto da Rockstar Games que terá sua aguardada sequência GTA 6 em 26 de maio de 2026 no PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Confira outros jogos muito populares que não entraram na lista, mas merecem ser mencionados.

  • Grand Theft Auto V (GTA 5)
  • Cyberpunk 2077
  • DotA 2 (Defense of the Ancients)
  • Overwatch 2
  • Black Myth: Wukong
Imagem do jogo Free Fire mostrando a gameplay, com um personagem cruzando um campo aberto próximo a Zona de Fogo e à direita o personagem Maxim
Free Fire é um dos jogos mobile mais jogados em todo o mundo e principalmente no Brasil (Foto: Reprodução/Google Play Store)

Vale lembrar também que atualmente os próprios telefones são máquinas poderosas para rodar games.

Enquanto jogos como Pokémon Go e Free Fire rodam em quase qualquer aparelho é preciso escolher um modelo com um processador um pouco mais potente para dar conta de alguns títulos como Genshin Impact e Call of Duty: Mobile. Recomendamos principalmente dispositivos com processadores Snapdragon.

  • Free Fire
  • Pokémon Go
  • PUBG Mobile
  • Call of Duty: Mobile
  • Subway Surfers

Quais são os 10 jogos mais jogados do mundo?

Os 10 jogos mais jogados do mundo incluem: Fortnite, Roblox, PUBG, Minecraft, League of Legends, Rocket League, Genshin Impact, Apex Legends, Counter-Strike 2 e Valorant, além de títulos para smartphones como Free Fire, Pokémon Go, PUBG Mobile e Call of Duty: Mobile.

Não há dados para ir muito além dos 10 mais jogados: Fortnite, Roblox, PUBG, Minecraft, League of Legends, Rocket League, Genshin Impact, Apex Legends, Counter-Strike 2 e Valorant. A lista segue com GTA 5, Dota 2, Helldivers 2, Call of Duty, Overwatch 2 e mais.

Fortnite é o jogo mais jogado do mundo, sem grandes surpresas. O Battle Royale da Epic Games está presente em diversas plataformas e se tornou um fenômeno nos últimos anos, competindo até mesmo com lançamentos de novos games pelo tempo dos players.

Assim como no resto do mundo, o jogo mais jogado no Brasil é Fortnite, porém apenas se levarmos em consideração consoles e PC. Em dispositivos mobile como Android e iOS (iPhone e iPad) o título mais jogado no Brasil é Free Fire da Garena.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade