Zoom indica em Home Theater

Qual a diferença entre subwoofer ativo e passivo do Home Theater?

Subwoofer ativo ou subwoofer passivo? Saiba tudo sobre subwoofer para Home Theater e garanta um som potente!

subwoofer home theater

Você sabe o que é subwoofer? E para que ele serve? Essa é uma informação importante para quem deseja ter um Home Theater. O subwoofer é um tipo de alto-falante desenvolvido para reproduzir as frequências graves e subgraves.

Home Theaters: compare preços

Ele tem esse nome por sua reprodução estar abaixo da reprodução dos woofers (alto-falantes que reproduzem frequências médias e graves).

Geralmente, o subwoofer para Home Theater vem em tamanho grande, entre 8 e 15 polegadas, e precisa de mais energia para funcionar.

O subwoofer não é um dispositivo autônomo, mas ajuda a aumentar o som produzido pelos alto-falantes do Home Theater. Há dois tipos de subwoofer: o ativo e o passivo. Para entender melhor a importância dos subwoofers, conheça as diferenças entre eles:

Home Theater com subwoofer ativo

O Home Theater com subwoofer ativo vem com amplificadores embutidos e necessitam de alimentação separada. Eles não dependem de outros amplificadores – é só ligar em uma saída de som e deixar que eles façam toda a subdivisão sonora para os alto-falantes frontais e traseiros.

O subwoofer ativo pode produzir melhor efeito sonoro, já que usa bastante poder da fonte de alimentação externa, sem interferir demais na potência do amplificador. Outra vantagem é que o amplificador pode levar maior parte de sua potência aos outros alto-falantes, já que esse subwoofer para Home Theater não depende de tanta potência. Na prática, o subwoofer ativo proporciona aquela sensação de vibração sentida em filmes e músicas, principalmente em uma TV Full HD. Ele trará melhor resultado de som, porém o Home Theater, geralmente, fica mais caro.

E o subwoofer passivo?

Já o Home Theater com subwoofer passivo une o alto-falante com sua respectiva caixa. Ou seja, ele é impulsionado diretamente pelo amplificador que na maioria das vezes é um receiver ou DVD Player (responsável pela divisão dos canais e pela amplificação do sinal).

Como não tem o seu próprio amplificador, ele utiliza a potência das outras caixas. O efeito sonoro do subwoofer para Home Theater passivo depende da potência que vai chegar até ele. Entretanto, deixa o Home Theater barato em comparação com os aparelhos ativos.

 

Agora que você conheceu as diferenças entre cada subwoofer para Home Theater, fica mais fácil escolher o melhor modelo para sua casa.

Top 5 em home theater