Entenda antes de comprar em Adega Climatizada

Qual o impacto de uma adega para vinhos na minha conta de luz?

Como outro eletrodoméstico, a adega vai representar um consumo de energia maior para sua casa.

Consumo da adega
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Se você decidiu comprar uma adega para vinhos, tem que pensar no tamanho, no local onde ela vai ficar e em outros detalhes que vão ajudar na preservação da sua bebida. Mas pode ficar uma dúvida: qual a diferença que a adega vai fazer na sua conta de luz?

O funcionamento da adega climatizada exige que ela fique 24 horas na tomada, um detalhe que pesa bastante. Tanto as adegas termoelétricas quanto as adegas com compressor trabalham para atingir a temperatura ideal e desligam após isso. Respeitando um limite de variação, voltam a funcionar para manter a temperatura.

Adega com compressor ou termoelétrica: qual consome menos energia?

Com um consumo de energia um pouco mais baixo, uma adega termoelétrica trabalha por troca de calor com o ambiente, mantendo a temperatura cerca de 12ºC mais baixa que a externa. Mas isso quer dizer que em lugares mais quentes vai ser mais difícil para sua adega manter a temperatura ideal para preservar os vinhos.

Termoelétrica ou com compressor?

Já a adega com compressor usa um sistema semelhante ao presente em uma geladeira, com um motor para manter a temperatura constante no interior, independente do ambiente.

Mas o ideal é que esse motor não cause muita vibração na adega para vinhos, o que pode prejudicar a qualidade das bebidas.

O consumo de energia elétrica de uma adega gira em torno dos 31,20 kWh/mês, um pouco mais que a metade do gasto de uma geladeira duplex, por exemplo. Com isso em mente, perceba que ela também é um eletrodoméstico, só que voltado a vinhos. 

Uma ajudinha para sua adega de vinhos pesar menos na conta

Algumas dicas podem ajudar a gastar menos energia e a manter seus vinhos na melhor temperatura, como colocar a sua adega em um local sem incidência muito forte de luz e não ficar abrindo a porta sem necessidade. É possível encontrar modelos com luz LED interna, para que você possa achar uma garrafa, sem ficar com a porta aberta por muito tempo.

Se você gosta de apreciar e colecionar vinhos, uma adega climatizada é uma ótima dica para manter as características de suas garrafas favoritas. Na hora de comprar a sua, verifique o valor da energia consumida com o fabricante e faça a melhor escolha para você.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em adega climatizada