Entenda antes de comprar em Armário e Balcão de Cozinha

Como organizar armário de cozinha?

Sabia que um dos primeiros passos para uma cozinha gourmet é a organização?

como organizar armário de cozinha
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Quem nunca sonhou em ter aquela cozinha de filme ou de programa de culinária? Bem, nem todo mundo pode bancar uma dessas, mas organizar o armário de cozinha já ajuda bastante a manter o visual em dia e, claro, a aumentar a praticidade na hora de cozinhar.

Confira abaixo algumas dicas práticas para manter o seu armário sempre em ordem!

 

Leia também: As Melhores Geladeiras

Itens mais usados devem ter fácil alcance

Aquelas peças que usamos quase todos os dias, como pratos, copos, talheres e canecas, devem ter fácil alcance, tanto para pegar, quanto para guardar depois que forem lavados. Use a gaveta mais próxima da sua bancada para armazenar os talheres, com organizadores ou separadores para mantê-los arrumados.

Pratos e travessas pouco usados podem ir para o alto do armário

Use os espaços mais difíceis de alcançar para guardar jogos de pratos ou travessas que são usados apenas em ocasiões especiais, como dias de festa e almoços em família.

Deixe os itens parecidos todos juntos

Reúna os pratos, copos, talheres, xícaras , travessas e outros utensílios e guarde por grupos. Assim, você já vai saber onde está o que procura.

Como guardar os pratos

Empilhe os pratos por ordem de tamanho e coloque em seu espaço no armário. Para evitar rachaduras, você pode fazer diferentes pilhas de cerca de 12 pratos, juntando, por exemplo, pratos rasos e fundos em uma pilha e pratos de sobremesa e pires em outra.

Como guardar as travessas

Aqui também vale economizar espaço colocando as travessas menores dentro das maiores. Separe um compartimento de fácil alcance para as mais usadas no dia a dia e guarde o restante no alto do armário.

Como guardar panelas

Você pode escolher por pendurar as panelas em ganchos, por ordem de tamanho, bem no estilo de cozinhas gourmet.

Mas a opção mais disponível é o velho e bom espaço embaixo da pia. Nesse caso, faça pilhas de panelas de acordo com tamanho e utilidade, e deixe uma caixa ou cesto organizador para guardar todas as tampas em um só lugar.

Como guardar potes de plástico e vidro

Essa é uma parte bem importante para o dia a ia, afinal, quem nunca sofreu para achar a tampa certa do tupperware para guardar alimentos?

Se o seu armário de cozinha for bem espaçoso, você pode guardar cada um dos potinhos fechados com suas respectivas tampas e empilhar, com os maiores na base e os menores no alto.

No caso de armários menores, o mais indicado é guardar os potinhos abertos, com os menores encaixados nos maiores, e seguir a mesma dica das tampas de panelas: deixe todas elas separadas em um cesto ou organizador, de preferência, por ordem de tamanho.

Utensílios de gaveta

Talheres de mesa, utensílios para preparo dos alimentos (colheres de silicone, espátulas e facas), panos de prato e outros itens podem ser guardados em gavetas, com separadores que vão ajudar na organização.

 

  • Em uma gaveta, coloque garfos, facas e colheres de mesa.
  • Na seguinte, colheres maiores, conchas, pegadores de salada ou macarrão, cortadores de pizza e outros itens usados para servir as refeições.
  • Se sobrar espaço, deixe os utensílios usados do preparo da comida juntos, como colheres de silicone, espátulas, facas e abridores de latas e garrafas.
  • Paninhos de prato podem ser guardados dobrados ou em rolinhos.
  • Papel alumínio, papel filme, pacotes de guardanapos de papel e outras coisas do tipo também podem ganhar uma gavetinha.

Copos, xícaras, canecas e taças

Aqui também entra a dica de levar as peças pouco usadas no dia a dia para o alto do armário, aparador ou cristaleira, e priorizar o que é mais usado. Não empilhe copos, xícaras e canecas, mas deixe-os enfileirados, dos mais altos para os mais baixos.

Uma boa dica para ganhar espaço é instalar ganchinhos e pendurar as xícaras e canecas.

Guarde os eletromésticos junto com seus acessórios!

Batedeira, liquidificador, processador de alimentos... O ideal é arrumar um espaço no armário e guardar todos esses aparelhos juntos, com seus respectivos acessórios.

Cafeteira, sanduicheira, torradeira e outros artigos mais usados podem ganhar um espaço na bancada.

Como guardar os alimentos

Não esqueça de separar o espaço de dispensa para guardar os alimentos.

 

  • Arroz, feijão, macarrão, café, açúcar e outros itens não perecíveis em uso devem ser armazenados em potes bem fechados, que podem ser empilhados para ganhar espaço.
  • Se faltar potinhos, embalagens abertas ou fechadas de farinha, cereais e outros produtos menos usados podem ser armazenadas todos juntos, em caixas maiores.
  • O mesmo vale para pacotes de biscoitos fechados.
  • Alimentos em latas ou caixinhas (como creme de leite e leite condensado) devem ficar todos juntos, organizados de acordo com a data de validade, para que você use primeiro o que está mais próximo ao vencimento.
  • Vale separar um espaço para embalagens abertas, como pacotes de bicoito, leite em pó e achocolatados em uso, por exemplo.
  • Alguns produtos do dia a dia, como azeite, sal, pimenta e temperinhos, podem ser organizados em uma bandeja ou cestinha na pia ou bancada, e devem ficar próximos ao fogão para agilizar na hora de cozinhar.

Aproveite bem cada cantinho do armário de cozinha

Essa dica vai, principalmente, para quem vai organizar armário de cozinha pequeno: cada espacinho conta! Use escorredores ou grades para "criar" prateleiras extras e ganchos, suportes e outros artigos de cozinha para pendurar seus utensílios.

Viu como é fácil? Seguindo essas dicas, seu armário de cozinha ficará muito mais organizado e você vai poder investir mais tempo preparando seus pratos preferidos!


Leia também: As Melhores Cafeteiras

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!