Logo Zoom
Logo Zoom

A babá eletrônica é um item que contribui para que os pais fiquem mais tranquilos durante a rotina de cuidados com o bebê. Ao monitorar o a criança, ela traz mais segurança para o sono não só do pequeno, mas da mamãe e do papai. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre como escolher a melhor babá eletrônica para comprar.

Se esse é o seu caso, esse conteúdo poderá te ajudar a entender o que é uma babá eletrônica e como ela realmente funciona. Atualmente, é possível encontrar muitas opções disponíveis no mercado, entre babá eletrônica com câmera, babá eletrônica com visão noturna, babá eletrônica com wi-fi, e mais. Dê um Zoom e confira como escolher a melhor babá eletrônica para a sua família!

Leia também: Melhores babás eletrônicas de 2020: 7 opções para comprar

Veja algumas dicas sobre como escolher a melhor babá eletrônica! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que é uma babá eletrônica?

A babá eletrônica evoluiu e é mais do que uma central de monitoramento de sons

A babá eletrônica é um aparelho eletrônico composto de um receptor e um ou mais transmissores, que ficam com os pais ou outro cuidador do bebê. Ela usa sistemas de comunicação, como wi-fi ou ondas de rádio, para monitorar o bebê por meio de som e/ou vídeo.

Antigamente, esse produto só captava os sons do bebês, mas hoje há outros recursos, sendo possível encontrar babás eletrônicas com câmera, vídeo e até mesmo modelos que são compatíveis com smartphones. Hoje em dia, as babás eletrônicas podem ter uma série de funções extremamente úteis, como a capacidade de monitorar os movimentos e checar a temperatura ambiente e a umidade do ar.

Em que lugar colocar a babá eletrônica?

A babá eletrônica deve ser instalada no quarto do bebê e em local onde a criança não alcance

A babá eletrônica deve ser colocada no quarto do bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A maioria dos pais prefere optar pela babá eletrônica com câmera e, por isso, é importante avaliar como será a instalação do item no quartinho do bebê. Nos primeiros meses de vida, é natural que a babá eletrônica seja colocada o mais perto possível do berço. Essa é uma maneira até de olhar o rostinho do pequeno sempre que der vontade.

No caso da babá eletrônica com monitor, é indicado que ela seja instalada em um local mais alto para a visualização completa do berço. É preciso também que ela não fique em um ponto onde o bebê consiga alcançar o produto ou até mesmo puxar o fio presente em alguns modelos.

Qual é o alcance da babá eletrônica?

O alcance é um dos critérios mais importantes para saber qual babá eletrônica comprar

O alcance da babá eletrônica pode variar de um modelo para o outro. Nesse caso, cada fabricante deverá informar a capacidade que o produto possui para interrupção da transmissão. Em geral, a babá eletrônica com wi-fi e a babá eletrônica com câmera apresentam uma capacidade de alcance variável entre 100 e 500 metros.

Vale destacar que o alcance é algo fundamental para entender como escolher a babá eletrônica. Esse é um critério que permite garantir não somente a qualidade da babá eletrônica como também se ela será funcional para a família. Portanto, antes de saber qual modelo comprar, leve esse ponto em consideração.

Babá eletrônica: somente áudio ou com câmera?

A babá eletrônica com câmera é mais versátil e agrega mais funções

A babá eletrônica com câmera é uma das mais procuradas pelos pais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A babá eletrônica com função apenas de áudio é uma versão mais simples e mais tradicional. Já a babá eletrônica com câmera é uma alternativa mais robusta e moderna, principalmente porque permite aos pais monitorar tudo que acontece no quarto do filho. Isso ajuda, por exemplo, a saber se o bebê realmente acordou durante noite ou se está apenas "resmungando" enquanto dorme.

Existe o modelo de babá eletrônica com wi-fi, que permite mais liberdade para os pais. Isso porque, em uma viagem, por exemplo, é possível usar a internet local ou do seu celular para acompanhar a rotina do pequeno. Além disso, é importante confirmar a qualidade tanto da câmera quanto do áudio do produto.

No caso da babá eletrônica com câmera, considere 0 tamanho da tela, uma vez que quanto maior ela for, melhor será para acompanhar as imagens. Os tamanhos mais comuns são de 2,4 polegadas, mas há também modelos no mercado com até 5 polegadas.

Babá eletrônica: com pilhas ou bateria?

O ideal é confirmar a autonomia da bateria e se ela possui alimentação via cabo de energia

Como a babá eletrônica existe para facilitar a rotina diária da família, nada mais justo do que avaliar a autonomia de sua bateria. O monitoramento da criança é algo que demanda muitas horas, ou seja, a escolha da babá eletrônica deve levar em consideração a compatibilidade da autonomia da bateria com sua realidade dos pais.

Portanto, o ideal é certificar-se se o modelo funciona apenas por bateria ou se apresenta alimentação via cabo de energia. Optar por um modelo de babá eletrônica envolve analisar suas necessidades. Afinal, se a bateria tiver autonomia de 6 horas e você precisar ao menos de 8 horas, ela não será eficiente.

Babá eletrônica com visão noturna, sistema Vox ou canção de ninar?

A babá com visão noturna permite um monitoramento mais eficiente durante a noite

A babá eletrônica com visão noturna permite uma noite de sono mais tranquila aos pais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Na hora de saber como escolher uma babá eletrônica, as dúvidas começam a surgir. E uma delas é a eficiência ou não da babá eletrônica com visão noturna. Essa função permite monitorar o bebê durante a noite e certificar se está tudo bem sem que os pais precisem ir até o quarto da criança. Esse modelo de babá eletrônica com câmera conta com luz infravermelha, que facilita a visão, mesmo com baixa luminosidade no ambiente.

Já o sistema Vox, presente em determinados modelos de babá eletrônica, possibilita que ao aparelho não emitir qualquer som até que algum barulho feito pelo bebê ou no quarto aconteça. Babás eletrônicas sem esse sistema costumam produzir barulho de estática quando não estão captando algum som do bebê. Existe também a babá eletrônica com canção de ninar, que pode ajudar a fazer o bebê dormir.

Qual é o melhor tipo de babá eletrônica?

Saber qual babá eletrônica comprar deve levar em conta as reais necessidades da família

A melhor babá eletrônica é aquela capaz de suprir as necessidades e contribuir com a rotina da família. Em geral, a maioria dos pais já opta pela babá eletrônica com câmera, que é mais completa e garante maior facilidade para acompanhar tudo o que a criança faz.

O modelo de babá eletrônica que se conecta ao celular também é um dos mais procurados pelos pais, principalmente por permitir uma maior autonomia. Há ainda o diferencial de escolher uma babá eletrônica com visão noturna, que oferece uma visualização com mais qualidade em ambientes sem luminosidade.

Leia também: