Bicicleta ergométrica ou bicicleta de spinning? Diferenças + como escolher a melhor

Confira aqui os melhores modelos de bicicletas ergométricas e de spinning.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Bicicleta ergométrica e bicicleta de spinning são dois aparelhos de exercício com muitos adeptos na maioria das academias. Reconhecida pela perda calórica, a pedalada também melhora o condicionamento físico e a tonificação muscular, mas por qual tipo de bicicleta devemos optar? E quais as diferenças entre a bicicleta ergométrica e a bicicleta de spinning?

Convidamos o especialista Lucas Moreira, que é personal trainer, para nos ajudar a tirar essas dúvidas. Veja só o que ele falou a seguir!

Bicicleta ergométrica

Bicicletas ergométricas sendo usadas por pessoas em uma academia
Bicicleta ergométrica é recomendada para treinos de condicionamento e recuperação (Reprodução: Shuttterstock)

De início, o personal trainer garante que tanto a bicicleta ergométrica quanto a bicicleta de spinning dividem um benefício em comum: a praticidade.

"A vantagem é poder se exercitar no conforto da sua casa, ganhando tempo, já que não existe deslocamento entre casa e academia. E isso é muito importante, já que muitas pessoas deixam de se exercitar por não ter tempo durante o seu dia", destaca Lucas.

Se você ainda não sabe a diferença, repare só: a bicicleta ergométrica geralmente fica na área de exercícios aeróbicos das academias, junto com aparelhos como esteira e transport. Esse modelo reproduz uma pedalada linear, sem inclinações. A intensidade do exercício fica por conta de resistência, que pode ser regulada para facilitar ou dificultar a pedalada.

"Enquanto a bicicleta ergométrica é mais usada para exercícios leves a moderados, com apenas a regulagem de carga como controle de intensidade", completa o profissional.

É por isso que a bicicleta ergométrica costuma ser mais indicada para pessoas que estão iniciando as atividades físicas ou têm lesões no joelho, por exemplo. Nesse aparelho, o exercício é mais regular e, feito sob a orientação de um profissional, as chances de lesões ou incômodos são baixas.

A bicicleta ergométrica mais moderna costuma ter funções digitais como medidor de frequência cardíaca, de velocidade e de distância percorrida. A queima calórica costuma variar de 300 a 400 calorias em uma hora de exercício, mas tudo depende da intensidade da pedalada e do metabolismo de cada praticante.

Bicicleta de spinning

Bicicletas de spinning sendo usadas  por alunos em uma aula coletiva
Bicicleta de spinning permite treinos mais intensos, com alto gasto calórico (Reprodução: Shuttterstock)

A bicicleta de spinning também pode ficar na área dos exercícios aeróbicos, mas em academias maiores é normal haver uma sala só para elas. Isso porque o spinning costuma ser uma atividade coletiva, praticada com música e com exercícios determinados pelo professor que comanda a aula.

A bicicleta de spinning simula uma pedalada mais realista e desafiadora, com inclinações e maior variação de resistência. Deste modo, a bicicleta de spinning possibilita um treino mais intenso e com maior queima calórica. Em uma hora de prática, a perda pode variar entre 500 e 650 calorias.

"É legal destacar que a bicicleta de spinning é usada como uma simulação do ciclismo de rua, com mais controles de intensidade, que imitam ladeiras e outras condições", lembra o personal trainer.

Recomendada até para atletas, amadores e profissionais, a bicicleta de spinning deve ser usada sob orientação de um profissional. Iniciantes nas atividades físicas ou pessoas que têm algumas limitações podem desanimar do exercício, por considerá-lo muito desafiador de cara, ou até sofrer lesões caso usem o aparelho com uma regulagem inadequada.

Bicicleta ergométrica ou spinning?

Para decidir entre bicicleta ergométrica ou bicicleta de spinning, o primeiro passo é consultar os profissionais. Médicos, especialmente ortopedistas e cardiologistas, devem atestar se você tem alguma limitação para a prática de exercícios.

Após o check-up de saúde, se oriente com um professor de educação física. Ele vai dizer como regular o aparelho para obter o melhor proveito de acordo com o seu objetivo, seja emagrecimento, tônus muscular ou condicionamento. O personal trainer, por sinal, já dá um conselho:

"A bicicleta ergométrica é indicada para todo o tipo de pessoa (até mesmo a sedentária) que está procurando uma forma de se exercitar. Ela também vale para quem tem limitações de saúde, que não deve fazer atividades de impacto, por exemplo. Já a bicicleta de spinning, é indicada para quem já é mais avançado no ciclismo, com bom condicionamento, por se tratar de uma atividade bem mais intensa", indica.

Além disso, o personal ainda dá mais uma dica para facilitar na hora da escolha entre os dois tipos de bicicleta: "se o que você busca é uma forma de praticar uma atividade física sem precisar sair de casa, sem dúvidas uma bicicleta ergométrica. Já se o que busca é um meio de complementar a preparação física ou como parte do treinamento de ciclismo, a de spinning vai servir melhor", finaliza.

Por fim, se você aproveitou o período longo em casa e já comprou uma bicicleta para se exercitar em casa, tenha atenção ao manual de instruções e às orientações do fabricante. O mau uso pode danificar o seu aparelho e, pior ainda, causar uma lesão.

Bicicleta ergométrica - características e indicações

  • Mais suavidade na pedalada
  • Intensidade regulável
  • Constância no exercício
  • Indicada para treinos de recuperação
  • Indicada para iniciantes ou pessoas que têm limitações para praticar exercícios
  • Pode ter indicação terapêutica, inclusive com exercícios na piscina, que reduzem o esforço das articulações

Bicicleta de spinning - características e indicações

  • Treino mais intenso e desafiador
  • Mais modulações de resistência e inclinação
  • Pode ser usada em treinos individuais ou aulas coletivas conduzidas por professores
  • Indicada para praticantes experientes de exercícios ou atletas
  • Demanda cuidado no uso, especialmente para quem já apresentou lesões

Seja qual for a sua escolha, o exercício físico na bicicleta tonifica os músculos, contribui para a perda calórica, auxilia na melhora da postura e dá uma injeção de ânimo.

Quer investir em equipamentos para malhar em casa? Veja como montar a sua mini academia e confira 6 opções de bicicleta ergométrica que podem ter desconto na Black Friday - é daqui a pouco! Ainda temos mais 5 sugestões de bicicleta ergométrica boa e barata que valem o investimento.

Mulher usa bicicleta ergométrica em casa
Uma bicicleta ergométrica pode ser um bom investimento para se exercitar em casa

Para os praticantes experientes, temos uma lista com 10 dos melhores modelos de bicicleta ergométrica de 2021, e outra com 7 dos melhores modelos de bicicleta de spinning. Boa pedalada!