Zoom indica em Celular e Smartphone

Asus Zenfone 3 vs Motorola Moto Z Play: veja qual é o melhor

Asus e Motorola se enfrentam com o Zenfone 3 e o Moto Z Play, dois celulares "intermediários premium".

Asus Zenfone 3 vs Motorola Moto Z Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Nem tops de linha, nem bem smartphones intermediários, os celulares Asus Zenfone 3 e Motorola Moto Z Play podem ser considerados "intermediários premium", uma vez que trazem configuração que não chega a ser a melhor do mercado, mas também contam com funções dignas de aparelhos mais caros.

Então, para saber qual deles é o melhor celular intermediário premium, comparamos o Zenfone 3 e o Moto Z Play. Confira!

 

Asus Zenfone 3

Asus Zenfone 3

Motorola Moto Z Play

Motorola Moto Z Play

Tela

5,5'' IPS Full HD

5,5'' Super AMOLED Full HD

Processador

Octa core de 2GHz

Octa core de 2GHz

Memória RAM

4GB

3GB

Armazenamento

64GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 2TB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

NFC

Não

Sim

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

Câmera traseira

16MP

16MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

8MP

5MP (com flash)

Bateria

3.000 mAh

3.510 mAh

 

Leia também: Zenfone 3 vs Zenfone 2: veja as diferentes entre os celulares Asus

Telas de mesmo tamanho, e com a mesma resolução

Para quem gosta de celular com tela grande, temos aqui um prato cheio: Zenfone 3 e Moto Z Play têm 5,5 polegadas. E o melhor de tudo é a resolução Full HD, para você assistir a vídeos com bastante qualidade.

E por falar em qualidade, o display do Asus Zenfone 3 é IPS, enquanto o Motorola Moto Z Play traz a tecnologia Super AMOLED, que acaba oferecendo cores um pouco mais vibrantes e mais brilho que o smartphone da Asus.

A proteção também está garantida graças à tecnologia Gorilla Glass, presente na tela de ambos os smartphones. Apesar da Motorola não divulgar essa informação em sua página oficial, entramos em contato com a marca, que confirmou que o Moto Z Play tem Gorilla Glass! Aliás, o Zenfone 3 conta com a tecnologia também na traseira, que é feita em vidro.

Mas um diferencial do Moto Z Play é que é um celular resistente à água. Isso quer dizer que você não vai precisar se preocupar com respingos que caiam no aparelho, como chuva, por exemplo. Mas nem pense em mergulhar com o smartphone!

E vale lembrar que os dois celulares comparados aqui contam com leitor de digital: Moto Z Play traz o sensor na frente, como se fosse um botão Home, e no Zenfone 3 ele fica atrás, abaixo da câmera que, aliás, é saltada em ambos os dispositivos, ou seja, a traseira deles não é totalmente reta.

Moto Z Play tem leitor de digital

No processamento, um empate técnico

Equipados com o mesmo processador e a mesma unidade de processamento gráfico (GPU), Zenfone 3 e Moto Z Play têm desempenho bastante parecido, apesar do smartphone da Motorola se sair um pouquinho melhor em testes de benchmark.

Uma diferença é a quantidade de memória RAM, que é de 4GB no Zenfone 3, e de 3GB no Moto Z Play. Mas essa diferença não é sentida na prática.

É que, apesar de ter 1GB a menos de RAM, o Moto Z Play sai de fábrica com o Android 6.0 (Marshmallow) puro, que roda com bastante fluidez, Já o Zenfone 3 roda o Android 6.0 com a interface da Asus, a ZenUI 3, que pesa um pouquinho, apesar de permitir desinstalar ou desativar praticamente todos os aplicativos pré-instalados. Aliás, as duas marcas prometem atualização para o Android 7.0 (Nougat).

Mas, passando para as informações técnicas, Moto Z Play e Zenfone 3 são embalados pelo processador Qualcomm Snapdragon 625 e, sendo assim, são celulares octa core, com velocidade de 2GHz. Já a GPU de ambos é a Adreno 506.

Sendo assim, pode ficar tranquilo, porque seja lá qual smartphone você escolher, vai aguentar a multitarefa numa boa, além de rodar até alguns jogos mais pesados com fluidez.

Moto Z Play vs Zenfone 3: câmeras

Com sensor traseiro de 16MP e abertura f/2.0 dos dois lados, pode parecer difícil dizer qual deles faz as melhores fotos. Mas o fato é que, com boa condição de luminosidade, tanto o Zenfone 3 quanto o Moto Z Play se saem muito bem na hora do click.

A maior diferença entre as fotos do Moto Z Play e do Zenfone 3 é percebida mesmo nas fotos noturnas, em que o Moto Z Play entrega imagens mais claras mas, ainda assim, sem o Moto Snap de câmera, apresenta bastante ruído.

De maneira geral, o Zenfone 3 leva vantagem por ter estabilização óptica para fotos, porque assim, geralmente, entrega imagens com mais detalhes que as imagens feitas com o Moto Z Play. Mas ambos são celulares bons para fotos. Além disso, os dois também são smartphones que filmam em 4K.

Asus Zenfone 3 tem câmera boa

E se você adora fazer selfies, vai ter que fazer uma escolha difícil. É que o Asus Zenfone 3 fotografa com uma resolução maior na câmera frontal (8MP), sua abertura também é maior (f/2.0) e ele filma em Full HD.

Já o Motorola Moto Z Play traz 5MP no sensor da frente, que tem abertura f/2.2 e filma em Full HD. Sendo assim, o Moto Z Play faz selfies com cores mais "lavadas", e menos claras. Ou não, já que ele é um celular com flash frontal, e você vai poder usar o recurso sempre que quiser imagens mais claras. E é aí que você vai ter que escolher: flash na câmera da frente, ou uma qualidade melhor no geral?

Moto Z Play tem recurso Moto Tela e é compatível com Moto Snaps

Como você já deve saber, um dos principais diferenciais do Moto Z Play é o fato dele ser um celular modular. Isso quer dizer que você pode comprar o smartphone já com algum módulo, chamado de Moto Snap pela marca, ou ainda adquirir o acessório separadamente.

No momento do seu lançamento, os Moto Snaps disponíveis são o de câmera (Hasselblad True Zoom), o de áudio (JBL Soundboost), o de projeção (Insta-Share Projector) e o de bateria (Incipio offGRID Power Pack). E a marca afirma que eles devem ser compatíveis com pelo menos mais duas gerações do Moto Z e do Moto Z Play!

Outro detalhe do Moto Z Play que não encontramos no Zenfone 3 é a Moto Tela, já famosa da Motorola por exibir informações importantes na tela, sem que seja preciso acender o display. Dá para configurar a exibição da data, da hora e das suas notificações, só dando uma mexidinha no aparelho ou passando a mão por cima dele.

Moto Z Play tem recurso Moto Tela

Zenfone 3 e Moto Z Play são celulares dual chip

Para quem gosta de ter dois números em um só celular, ou ainda aproveitar as melhores promoções de duas operadoras diferentes, o ideal é mesmo investir em um smartphone dual chip. E tanto o Moto Z Play quanto o Zenfone 3 têm suporte para dois chips.

Mas é bom ficar atento, porque enquanto o Moto Z Play tem três entradas (duas para chips e uma para cartão de memória), o Zenfone 3 só tem duas, ou seja, você vai precisar escolher se usa dois chips ou um chip e um cartão de memória.

Aproveitando o assunto sobre o armazenamento, no Moto Z Play são 32GB e no Zenfone 3 são 64GB. E ambos aceitam cartão microSD de até 2TB.

Qual bateria dura mais: a do Zenfone 3 ou a do Moto Z Play?

A Asus já tinha feito um bom trabalho na otimização da bateria do Zenfone 2, que usava processador da Intel, famoso por consumir muita bateria. Agora, no Zenfone 3, equipado com chip da Qualcomm, a marca já sabe bem como fazer a bateria durar bastante.

Então, pode ficar tranquilo, porque os 3.000 mAh do Asus Zenfone 3 vão ser suficientes para que o celular fique longe das tomadas o dia inteiro com uso moderado.

Mas o Motorola Moto Z Play vai mais além. Com 3.510 mAh, o smartphone aguenta mais de um dia de uso e, segundo a marca, pode chegar a até 45 horas acordado! Além disso, ele vem com carregador TurboPower que, também segundo a Motorola, carrega em 15 minutos o suficiente para que o celular aguente até 8 horas.

Zenfone 3 ou Moto Z Play: qual você prefere?

Basicamente, o melhor custo/benefício é o Asus Zenfone 3. No entanto, o Moto Z Play tem algumas vantagens, como a possibilidade de usar Moto Snaps, de usar dois chips e um cartão de memória ao mesmo tempo, e ele ainda tem NFC, conexão não encontrada no Zenfone 3.

Sendo assim, a escolha entre o Moto Z Play e o Zenfone 3 vai depender muito do uso que você faz do smartphone, e também do seu orçamento, já que o Zenfone 3 pode ser encontrado a um preço mais em conta.

Veja os preços do Zenfone 3 e do Moto Z Play:

 

 

Leia também: Moto Z ou Moto Z Play: qual smartphone modular comprar?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone