Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5Z vs iPhone 8: qual celular comprar no Brasil?

Comparativo revela se o carro-chefe da Asus em 2018 é capaz de bater o celular da Apple!

Zenfone 5 vs iPhone 7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Asus fez o lançamento do seu novo celular top de linha, o Zenfone 5Z, que chega para brigar no segmento de celulares mais avançados, junto outros modelos populares, como o iPhone 8, da Apple.

Apostando em inovação, a Asus traz o display alongado, com notch, bem parecido com o do iPhone X, além de câmera dupla e muitos recursos recheados de inteligência artificial.

Enquanto isso, o iPhone 8 fica com a tradicional tela de 4,7 polegadas e se garante em toda a segurança e qualidade já conhecidas dos smartphones da Maçã.

Difícil comparar esses dois, não é? Mas pra nós, aqui do Zoom, não tem tempo ruim! Vamos detalhar toda a ficha técnica desses aparelhos para você decidir qual é o que mais tem a ver com o seu dia a dia. Preparado?


Leia também: Os Melhores Celulares do Momento

 

 

Zenfone5Z

Asus Zenfone 5Z

iPhone 8

Apple iPhone 8

Tela 6,2" Full HD+ (2246 x 1080 pixels) Super IPS+ com proporção 19:9 4,7" Retina HD (1334 x 750 pixels)
Processador Octa-core de até 2,8 GHz (Qualcomm Snapdragon 845) Apple A11 Bionic
Memória RAM 4 GB, 6 GB ou 8 GB 2 GB
Armazenamento interno 64 GB, 128 GB ou 256 GB 64 GB ou 256 GB
Aceita cartão de memória Sim (até 2 TB) Não
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip Sim Não
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Não
Resistência à água e poeira Não Sim, IP67
Entrada para fones de ouvido (P2) Sim Não
Câmera traseira 12 MP (f/1.8)+ 8 MP (ângulo aberto de 120°) 12 MP (f/1.8)
Câmera frontal 8 MP (f/2.0) 7 MP (f/2.2)
Filma em 4K (60 fps) 4K (60 fps)
Bateria 3.300 mAh 1.821 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 153 x 75,6 x 7,7mm 138,4 x 67,3 x 7,3mm
Peso 165 g 148 g
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) iOS 11

 

Design moderno e tela imersiva: ponto para o Zenfone 5Z!

Em termos de design e tela, o Zenfone 5Z sai na frente por trazer todas as tendências em alta na indústria de smartphones.

Ele conta com display de bordas mínimas, que vai proporcionar melhor imersão para assistir aos seus filmes e séries preferidos pelo celular. A resolução é Full HD+, ou seja, nada de imagens pixelizadas! E o tamanho?! São incríveis 6,2 polegadas – uma telona para ninguém botar defeito.

O melhor é que com o formato 19:9 e a redução nas bordas, tudo isso cabe na palma da sua mão sem causar desconforto. A gente testou e ele tem uma ótima pegada!

 Zenfone 5Z

Já o iPhone 8 é pros mais conservadores. Cá entre nós, é um iPhone, né? Não dá pra desprezar. Mas a tela de 4,7 polegadas não é o melhor cenário para ver vídeos, apesar de ter uma boa resolução que oferece imagens ricas em detalhes.

Um ponto positivo do modelo da Apple é a resistência à água e poeira (IP67), que dá certa segurança para ficar com o smartphone em ambientes como praia e piscina, por exemplo. Mas é bom não confiar muito nessa certificação, tá? A própria Apple diz que trata-se de uma condição não permanente, que pode diminuir com o tempo. A fabricante também recomenda que você não tente recarregar um iPhone molhado.

A câmera dupla inteligente do Zenfone 5Z promete fazer bonito, mas iPhone 8 não decepciona

O modelo moderninho da Asus também veio com câmera dupla, é claro. Ele promete imagens incríveis com o sensor principal Sony IMX363 de 12 MP e ainda tem uma lente grande angular na traseira que é ideal para fotografar paisagens e monumentos sem cortar nem um pedacinho da imagem.

O iPhone 8, por sua vez, não decepciona. A câmera principal dele também tem 12 MP e tira fotos espetaculares. Mas falta aquela segunda câmera para fazer o tão popular Modo Retrato (que está presente no iPhone 8 Plus, diga-se de passagem).

 iPhone 8 Tela

Para selfies, o 5Z tem 8 MP com abertura de lente f/2.0, enquanto o iPhone 8 traz 7 MP e abertura (f/2.2). Isso quer dizer que, ao menos no papel, o Zenfone deve se sair melhor ao tirar fotos em lugares mais escuros, já que sua lente tem maior capacidade de captar a luz do ambiente.

Na gravação de vídeos, os dois fazem um excelente trabalho com resolução máxima em 4K a 30 quadros por segundo.

Ah, e é claro que não dá para falar da câmera do Zenfone 5Z sem entrar no detalhe da inteligência artificial, mas é tanta coisa para falar sobre esse assunto, que a gente precisa de um tópico especial... Vamos nessa?

Inteligência Artificial: um trunfo do Zenfone 5Z

Quem pensa em inteligência artificial como algo do futuro está muito enganado. As diversas tecnologias e recursos baseados em IA já estão por toda parte, inclusive nos celulares como o Zenfone 5Z.

No telefone da Asus, a câmera usa esse sistema inteligente para detectar até 16 tipos de cenas para fotografar da melhor maneira possível. Alguns exemplos são: comida, oceano, palco e até cachorro (por um mundo com mais fotos de pets nas redes sociais!).

Outra utilidade com base em inteligência artificial é o modo AI Boost, que otimiza o processamento e aumenta o poder de fogo do smartphone para rodar apps mais pesados – ótimo para os gamers de plantão que precisam de máximo desempenho em seus jogos preferidos. Legal, não é?

 Zenfone 5Z Recursos Extras

Outro recurso legal do Zenfone 5Z são os ZeniMojis, os avatares 3D que conseguem captar a sua expressão facial por meio da câmera. Algo parecido com o que a Apple fez no iPhone X, porém menos evoluído, já que a tecnologia de reconhecimento facial da Maçã é bem mais avançada, conseguindo reproduzir muito melhor os movimentos humanos.

Ainda assim, é uma função bem legal que, aqui no Brasil, conta ainda com a parceria da Maurício de Sousa Produções para levar os personagens da Turma da Mônica dos gibis diretamente para o seu celular. Já imaginou um bate-papo entre Cascão e Cebolinha via WhatsApp? Com o Zenfone 5Z, isso é possível!

Temos um empate técnico: Zenfone 5Z e iPhone 8 oferecem ótimo desempenho, mesmo nas tarefas mais pesadas

O Zenfone 5Z tem o processador Snapdragon 845, o mais avançado da Qualcomm em 2018, aliado a uma memória RAM de 4 GB, 6 GB ou 8 GB, dependendo do modelo escolhido. Em todos os casos, essas configurações devem entregar uma ótima performance em jogos e aplicativos pesados.

O iPhone 8 também não brinca em serviço. O chip A11 Bionic e a memória RAM de 2 GB fazem um trabalho incrível dentro do ecossistema da Apple. Não se deixe enganar pelos números: o iOS é um sistema fluido que consegue extrair bastante desempenho de configurações aparentemente mais simples.

No armazenamento, há aquela velha limitação da Apple de não aceitar cartão de memória. Mas com 64 GB ou 256 GB, você provavelmente não terá dores de cabeça com armazenamento lotado. Já no Zenfone 5Z, são três opções de espaço interno: 64 GB, 128 GB ou 256 GB, e todas contam com expansão em até 2 TB, embora ainda não existam cartões microSD com essa capacidade à venda no mercado (não custa pensar no futuro, certo?).

 iPhone 8 Design

Mais IA: Zenfone 5Z conta com recurso para otimizar o carregamento de bateria

A vida útil da bateria é um problema que preocupa a maioria dos donos de smartphones. A própria Apple esteve envolvida em um escândalo recentemente por estar diminuindo o desempenho dos iPhones para poupar a bateria.

Na época, a empresa da maçã se retratou e lançou um recurso no iOS para que os próprios usuários possam ficar a par do que acontece com a bateria dos seus celulares após certo tempo de uso.

A solução da Asus, por outro lado, pega carona na inteligência artificial para otimizar o carregamento, aumentando assim a vida útil do componente.

Nas estimativas, o Zenfone 5Z aguentaria até 14 horas de uso do Wi-Fi. Já o iPhone 8 chegaria a 12 horas com uso de internet.

 Zenfone 5Z Bateria

Mas, afinal, quem ganha essa batalha? Zenfone 5Z ou iPhone 8?

Para quem não abre mão de estar sempre à frente em termos de inovação, o Zenfone 5Z é a melhor opção. Além de ter sido lançado com um preço bem em conta, ele deve agradar até os usuários mais exigentes com suas especificações avançadas.

Com destaque para a tela no novo formato 19:9 e a câmera dupla, você poderá aproveitar alguns dos recursos que a própria Apple só usou no seu smartphone mais avançado, o iPhone X, mas pagando bem menos e usando o ecossistema do Android.

Agora, se você prefere o universo Apple, o iPhone 8 oferece desempenho impecável por um preço não tão amigável. Ainda assim, esse celular vai suprir todas as demandas, mesmo em tarefas mais difíceis e também é uma boa opção para usuários que querem o máximo de performance de um celular.

Confira as melhores ofertas do Zenfone 5Z e iPhone 8 aqui no Zoom:

 

 

 

 

 

Leia também: Zenfone 5 vs iPhone 7: qual smartphone devo comprar?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone