Zoom indica em Celular e Smartphone

Batalha Samsung: Galaxy S6 x Galaxy S5

Veja o que mudou no novo smartphone Samsung.

samsung galaxy s6, samsung galaxy s5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com o lançamento de mais um Samsung Galaxy, os fãs de tecnologia sempre se perguntam o que ele tem de novidade e se ficou realmente melhor que a versão anterior.

E quem estava esperando o Samsung Galaxy S6 não vai se decepcionar, já que a marca resolveu inovar bastante, tanto no design, quanto no processamento, e trouxe um aparelho que vai agradar bem aos fãs de alta tecnologia.

Só que isso não significa que o Samsung Galaxy S5 ficou ultrapassado. Muito pelo contrário, ainda é uma excelente opção para quem busca um smartphone top de linha.

Antes de escolher entre um ou outro, saiba quais as diferenças entre os modelos e qual deles é melhor para você: Samsung Galaxy S6 ou Galaxy S5.

  Galaxy S6 Galaxy S5
Tela 5,1" Quad HD (2560 x 1440) 5,1" Full HD (1920 x 1080)
Sistema operacional Android 5.0 (Lollipop) Android 4.4 (Kit Kat)
Processador Octa core 2,1 GHz Quad core 2,5 GHz
Memória RAM DDR4 de 3 GB DDR3 de 2 GB
Armazenamento 32 GB 16 GB
Aceita cartão de memória Não Sim
Câmera traseira 16 MP 16 MP
Câmera frontal 5 MP 2 MP
Filma em 4K 4K
4G Sim Sim
Conectividade NFC e Bluetooth NFC e Bluetooth

Samsung Galaxy S6: finalmente um visual top

Depois de muitas críticas ao material plástico já clássico da marca, a Samsung ouviu uma das maiores reclamações sobre seus aparelhos. O Galaxy S6 apostou na estrutura de vidro e metal e é realmente um top de linha com design à altura.

Mas essa mudança tem como consequência um ponto que pode não agradar a todo mundo: sua bateria agora é fixa (como a do iPhone), ao contrário do Galaxy S5, que ainda tem bateria removível. Então se a troca da bateria é um ponto importante para o seu dia a dia, o modelo mais antigo pode ser mais jogo.

Na tela, o Samsung Galaxy S6 superou o que já era muito bom: a definição Full HD (1920x1080p) do Galaxy S5 deu lugar a definição Quad HD, de 2560x1440p. Ou seja, vídeos e games com imagens ainda mais nítidas. Ah, o tamanho é o mesmo, de 5,1”.

Samsung Galaxy em versão ainda mais rápida

Melhoria no desempenho é outro destaque bem significativo do Galaxy S6 em relação ao S5. Não só passou de quad core para octa core, mas, segundo a marca, o processador do Galaxy S6 é 20% mais potente e 35% mais econômico do que o de seu antecessor.

Galaxy S6 vs Galaxy S5

Avanço, também, na memória RAM: o Galaxy S5 tinha 2GB de RAM DDR3. O S6 chegou com 3 GB de RAM DDR4, que afirma ser até 80% mais eficiente.

Para deixar o S6 ainda mais rápido, o sistema operacional Android (agora em versão 5.0, ou Lollipop, no lugar do Android 4.4 do Galaxy S5) vem mais limpo, com menos itens fixos no menu e aplicativos obrigatórios.

Ou seja, o Samsung Galaxy S5 já é bem fluido, trabalhando com facilidade mesmo os apps mais pesados e com mais tarefas abertas. Mas o Samsung Galaxy S6 sobe mais um degrau, e tem desempenho impecável: rápido, eficiente e com respostas praticamente imediatas.

Tem um ponto, porém, que pode incomodar muita gente: o Samsung S6 não tem mais entrada para cartão de memória, então você só pode mesmo contar com os 32GB de armazenamento disponíveis no aparelho. Tudo bem que é muita coisa, e o dobro da capacidade nativa do Galaxy S5, de 16GB, mas este pode chegar a incríveis 128GB, graças ao slot para cartão.

As conexões do Galaxy S5 e do Galaxy S6 são as mesmas, todas as essenciais aos smartphones mais modernos: 4G, 3G e Wi-Fi para acessar a internet, e NFC e Bluetooth como conexões sem fio para compartilhamento com outros equipamentos compatíveis.

Galaxy S6 e Galaxy S5 capricharam na câmera

A evolução nas fotos ficou por conta da câmera frontal do Samsung Galaxy S6, que tem 5MP e ângulo com alcance maior, prato cheio para fãs de selfies fazerem muitas fotos com grupos grandes ou com paisagens no fundo. Fora que ela faz vídeos em Full HD. Bem mais simples, o Galaxy S5 tem câmera frontal de 2MP, que até faz boas fotos, mas perde em comparação ao modelo mais novo.

Na câmera principal, as mudanças são bem mais sutis. Assim como o Samsung Galaxy S5, o Galaxy S6 tem sensor de 16MP e vídeos em definição 4K. Os dois estão, facilmente, entre os dois melhores celulares para fotos do mercado.

Mesmo assim, a Samsung não se acomodou e trouxe uma câmera com sensor otimizado, com melhores resultados, principalmente em ambientes escuros, e mais rápida, pronta para fotografar em cerca de 1 segundo.

À prova de água e poeira, só o Galaxy S5

Outra característica legal que ficou de fora do Galaxy S6 é a resistência contra água e poeira. Então, para pegar chuva sem medo ou atender uma ligação no meio do banho, só mesmo o Samsung Galaxy S5.

O sensor de digitais, que aumenta a segurança no acesso ao aparelho e seus arquivos, continua presente nos dois modelos Samsung Galaxy.

Na hora de comprar: Galaxy S6 ou Galaxy S5?

Sem dúvidas, o Samsung Galaxy S6 é bem superior ao S5. Mas, como foi dito, o modelo mais antigo não perde seu posto de um dos melhores tops de linha que você vai encontrar.

Aliás, é bom lembrar que quem costuma usar duas baterias e ter muitos arquivos guardados no celular pode apostar sem medo no Galaxy S5, que oferece essas opções. E, claro, apresenta o melhor custo/benefício entre os dois, afinal, o Galaxy S6 chega ao mercado com um preço bem mais alto, justificado por sua posição como melhor smartphone da linha Samsung Galaxy.

Agora, se você quer investir mais e experimentar o que tem de mais avançados em smartphones, o Samsung Galaxy S6 é a sua escolha.

 

Aqui no Zoom tem muito mais produtos para você! Pesquise e compare preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone