Celular Caterpillar S60 vale a pena? Conheça a ficha técnica

Conheça a ficha técnica do celular Caterpillar S60, todas as características e o preço do aparelho com foco em resistência

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Lançado em 2016 pela empresa que é conhecida no mundo da construção, o celular Caterpillar S60 veio com uma proposta de ser um dos modelos mais resistentes do mercado. O destaque é sua proteção contra quedas e contra água. Mas não é só isso. Ele conta ainda com três câmeras, sendo uma térmica (para ambientes escuros), dois chips e suporte à rede 4G.

O celular Caterpillar S60 conta ainda com processador de oito núcleos, 32 GB de armazenamento interno e 3 GB de memória RAM. Na época do seu lançamento, apresentava características bem avançadas, mas e agora, depois de cinco anos, o Caterpillar S60 ainda vale a pena?

Características do celular Caterpillar S60

Confira algumas das principais características do celular Caterpillar S60. Abaixo, fizemos uma análise sobre aspectos como o seu design, tela, desempenho, conjunto de câmeras e bateria.

Design do Caterpillar S60 é robusto

Celular Caterpillar S60 de frente e de costas, lado a lado em fundo branco.
Celular Caterpillar S60 tem design robusto (Divulgação: Caterpillar)

Voltado para o público da construção civil, a sua principal preocupação foi com a resistência e a durabilidade do celular. É um modelo bem diferente dos que estamos acostumados em relação ao design. Ele é mais pesado e bruto que a maioria. Outro detalhe bem diferente são as fendas nas laterais, que facilitam a pegada.

Para o que ele se propõe, é bastante eficiente. Ele tem proteção contra quedas em concreto, a uma altura de até 1,80 metros. Possui também resistência à água por até uma hora em uma profundidade de 5 metros.

Tela do Caterpillar S60 tem proteção Gorilla Glass

Celular Caterpillar S60 ligado, com a tela inicial aberta, em fundo branco.
A tela do celular Caterpillar S60 tem Gorilla Glass (Divulgação: Caterpillar)

A tela do celular Caterpillar S60 é de IPS LCD e tem 4,7 polegadas, com resolução HD de 1280x720 pixels. Na época do seu lançamento, era uma tecnologia boa para ver vídeos e séries. Atualmente, contudo, está defasada, principalmente se compararmos com outros modelos nessa faixa de preço.

Outra diferença em relação aos modelos mais novos é o seu baixo aproveitamento da tela. Ele conta com aproximadamente 56%. Contudo, tem mais um destaque em relação à proteção e resistência. O display do modelo tem tecnologia Corning Gorilla Glass 4, que protege de quedas e arranhões.

Desempenho do Caterpillar S60 é intermediário

O celular Caterpillar S60 conta com o processador Qualcomm Snapdragon MSM8952, de oito núcleos, com velocidade de até 1,50GHz. Ele tem ainda memória RAM de 3GB. São 32 GB de memória interna, que pode ser expandida para até 128 GB usando um cartão SD.

O aparelho sai de fábrica com o Android 6.0 (Marshmallow), que já está bem defasado. O Caterpillar S60 possui entrada para dois chips. Com estas características, tem desempenho similar a um modelo intermediário. Ou seja, consegue rodar aplicativos do dia a dia, como redes sociais, mensageiros, navegadores de internet e alguns apps um pouco mais pesados.

Câmera térmica é o destaque do Caterpillar S60

Parte traseira do Caterpillar S60 em fundo branco.
Celular Caterpillar S60 tem câmera térmica (Divulgação: Caterpillar)

O celular Caterpillar S60 conta com três câmeras em seu conjunto, uma frontal de 5 MP, com resolução de 2560x1920 pixels, que faz filmagens em HD, uma traseira de 13 MP, com resolução de 4128x3096 pixels, que filma em Full HD, com flash duplo e uma terceira que é térmica.

Essa câmera térmica é o seu grande destaque. Ela é capaz de medir a temperatura do que é fotografado. Isso é ótimo para quem trabalha com construção civil, pois ajuda em fotos em locais escuros. Para um usuário comum, não faz tanta diferença.

Outros recursos presentes no conjunto de câmeras são o HDR, autofoco, zoom digital, possibilidade de disparos contínuos, configurações ISO, temporizador, modo de cena, entre outros.

Bateria do Caterpillar S60 dura mais de 40 dias em Stadby

A bateria do celular Caterpillar S60 é de Li-Ion. Ela conta com 3.800 mAh de potência, o que gera uma autonomia de até 43 dias em standby e mais de 30 horas em ligações contínuas, de acordo com a fabricante. Contudo, se o seu uso for em vídeos ou apps, o consumo será muito maior. Portanto, durará menos.

Era um número bastante alto na época do lançamento. Atualmente, já não é das maiores. Alguns smartphones passam dos 6.000 mAh. O smartphone conta com suporte a carregamento rápido.

Mais recursos do Caterpillar S60

O celular Caterpillar S60 conta com suporte à rede 4G em apenas um chip. No outro, suporta somente a rede 3G. Conta ainda com Bluetooth 4.1, conexão Wi-Fi e NFC.

Afinal, custo-benefício do Caterpillar S60 é bom?

Colagem evidenciando todas as partes (traseira, laterais etc) do celular Caterpillar S60 em fundo branco.
Celular Caterpillar S60 não vale a pena (Divulgação: Caterpillar)

O Caterpillar S60 foi lançado há bastante tempo. Apesar disso, o preço permanece praticamente o mesmo desde o lançamento, em torno de R$ 2.499*. Como as características principais de desempenho são similares a modelos intermediários mais recentes, com preço bem menores, ele não apresenta um bom custo-benefício para usuários comuns.

Já se o que busca é um smartphone para o trabalho na construção civil, com muita resistência e com características próprias para este uso, como a sua câmera térmica e você não se importe de pagar mais por isso, talvez ele seja uma boa opção para você. Contudo, há opções mais recentes. Conheça mais sobre o seu sucessor na análise de ficha técnica do Caterpillar S61.

*Alerta de flutuação de preços: valor de R$ 2.499 é o preço mais baixo das ofertas no nosso site, encontrado no dia 13 de julho de 2021, portanto, pode variar.

Ficha técnica completa do celular Caterpillar S60

  • Tela: Tela de 4,7 polegadas com resolução HD
  • Processador: Qualcomm Snapdragon MSM8952
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Câmeras traseiras: 13MP + Câmera Térmica
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Filma em: Full HD
  • Bateria: 3.800 mAh
  • Reconhecimento facial: Não
  • Outros Recursos: Gorilla Glass, Resitente à água IP68, Bluetooth, NFC, Tela resistente à queda

Gostou do celular Caterpillar S60 e quer conhecer outros modelos da fabricante? Confira esta lista com os melhores celulares da Caterpillar. Mas, se quer conhecer modelos de outras marcas, veja a lista com os melhores smartphones de 2021.