Como tirar fotos embaixo d’água? Dicas para conseguir a foto perfeita

Veja algumas dicas para conseguir tirar a foto perfeita embaixo d'água neste verão

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Antigamente, tirar fotos embaixo d’água era algo super “diferentão”, afinal era necessário ter equipamentos próprios para isso. Hoje, com um celular e uma capa protetora já é possível fazer cliques excelentes, por isso, o Zoom preparou algumas dicas para te ajudar a tirar a melhor foto embaixo d’água.

É importante ressaltar que muitos celulares já possuem proteção contra água, mas as próprias fabricantes não recomendam que eles sejam mergulhados de propósito. É uma certificação que visa proteger o celular em caso de acidentes, e não torná-lo impermeável para o uso cotidiano. A gente fala mais sobre as certificações nesse artigo.

Veja também: Celular à prova d'água: os 8 modelos mais buscados em 2020

Acessórios para tirar fotos embaixo d’água

Capa de celular para mergulho (Foto: Divulgação/Valstech)
Capa de celular para mergulho (Foto: Divulgação/Valstech)

Como dissemos, mesmo com a proteção contra água, não é recomendado que se mergulhe o celular com frequência, nem em água doce e muito menos em água salgada. Para resolver esse problema, o usuário pode comprar alguns acessórios que permitem os aparelhos serem mergulhados.

Estamos falando das capas e bolsas protetoras. A capa protetora, como o próprio nome já diz, é uma capa de celular que o veda completamente e deixa impermeável. Essas capas são feitas de material transparente para atrapalharem o mínimo possível as fotos tiradas embaixo d’água.

Capa "bolsa" à prova d'água para celular (Foto: Divulgação/Mirao)
Capa "bolsa" à prova d'água para celular (Foto: Divulgação/Mirao)

As bolsas protetoras seguem o mesmo propósito, mas não possuem o formato de uma capa de celular. Elas são pequenas bolsas em que o usuário coloca o aparelho lá dentro e fecha, vedando bem para não entrar água. Elas também são feitas de materiais transparentes, então você consegue usar a câmera do aparelho.

Dicas para tirar fotos embaixo d’água

O Zoom preparou algumas dicas para te ajudar a tirar as melhores fotos embaixo d'água, veja a seguir.

Se aproxime da pessoa ou objeto fotografado

Fique o mais próximo possível da pessoa que será fotografada (Foto: Shutterstock)
Fique o mais próximo possível da pessoa que será fotografada (Foto: Shutterstock)

Manter o foco da imagem enquanto você está debaixo d 'água não é uma tarefa fácil para os celulares, por isso, para que isso seja mais fácil, recomendamos que você fique perto da pessoa ou objeto que vai fotografar. Em caso de longas distâncias, existem grandes chances da água distorcer a fotografia.

Tenha paciência para conseguir a foto perfeita

Já ouviu aquele ditado “a paciência é uma virtude”? Neste caso, ela é uma virtude bem necessária, pois dificilmente você conseguirá a “foto perfeita” já nos primeiros cliques. Tenha calma para a tirar a foto, teste diferentes configurações da câmera e registre várias imagens, assim você terá mais opções para escolher a melhor e, consequentemente, ir deletando as outras.

Tire a foto de frente ou de baixo para cima, para aproveitar a luz do sol

Aproveite a luz do sol na hora de tirar fotos embaixo d'água (Foto: Shutterstock)
Aproveite a luz do sol na hora de tirar fotos embaixo d'água (Foto: Shutterstock)

Você já deve ter visto fotos embaixo d’água em que os raios solares faziam toda a diferença para deixar a imagem mais bonita. Para conseguir aproveitar a luz do sol nas fotos, é ideal que você tire as fotos de frente para o objeto ou pessoa, ou então em um ângulo que os peguem de baixo para cima.

Também lembre-se de não estar muito fundo na hora de tirar a foto, pois quanto mais fundo, menos raios solares chegarão e, consequentemente, mais escura a foto ficará, caso você não esteja com alguma iluminação especial.

Ajuste as configurações da câmera antes de entrar na água

Quando você estiver embaixo d’água, não terá muito tempo para configurar a câmera ou pensar em diferentes ajustes, é necessário ser rápido no clique. Dessa forma, já faça os ajustes necessários antes de entrar na água, assim você economiza tempo e evita perder um bom clique porque estava configurando a câmera.

Edite a foto para valorizar as cores, já que a água deixa os tons mais frios

Edição de foto usando o LightRoom (Foto: Divulgação/Maarten Schrader)
Edição de foto usando o LightRoom (Foto: Divulgação/Maarten Schrader)

A edição é uma ótima amiga dos fotógrafos e você não precisa ter medo ou vergonha de usá-la ao seu favor. Fotos debaixo d'água costumam ficar com tons “frios”, por isso, com apenas alguns “retoques” na imagem você já terá um resultado completamente diferente. Tome cuidado para não se empolgar e deixar a foto artificial demais. Leia também: Celular com câmera boa por até 2 mil reais: 5 modelos com bom custo-benefício