Zoom indica em Celular e Smartphone

Disputa clássica: Samsung Galaxy S6 vs iPhone 6

Samsung e Apple seguem brigando para ter o melhor smartphone top de linha.

samsung galaxy s6, iphone 6
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

É inevitável: sempre que a Samsung lança o novo top da linha Samsung Galaxy vem a pergunta: mas é melhor que o último smartphone Apple? E com a chegada do Samsung Galaxy S6, não é diferente. Será que ele barra o iPhone 6?

Comparamos os dois smartphones mais cobiçados do momento para te ajudar a tirar a dúvida. Descubra qual deles leva a melhor: Samsung Galaxy S6 ou iPhone 6.

  Galaxy S6 iPhone 6
Tela 5,1" 4,7" ou 5,5"
Resolução de tela 2560 x 1440

1334 x 750 ou

1920 x 1080

Sistema operacional Android 5.0  (Lollipop) iOS 8
Armazenamento 32 GB ou 64 GB 16 GB, 64 GB ou 128 GB
Aceita cartão de memória Não Não
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
NFC Sim Sim
Câmera frontal 5.0 MP 1.2 MP
Câmera traseira 16 MP 8 MP
Filma em 4K e Full HD (Câmera frontal) Full HD

Galaxy S6 e iPhone 6 apostaram no visual

Vamos começar por um ponto onde a Apple sempre levou vantagem: o design. Bem, pelo menos foi assim até agora, porque a Samsung resolveu esta questão. Finalmente a marca deixou de lado sua conhecida estrutura em plástico e apostou em um visual metálico mais sofisticado.

O Samsung Galaxy S6 se aproxima mais da categoria premium, que era exclusividade da Apple. E ambos contam com bordas arredondadas, são bem fininhos e elegantes. Talvez, pela primeira vez, deu empate entre as marcas.

Ah, esta mudança vem acompanhada de um detalhe importante: com isso, a bateria do Galaxy S6 é fixa, como vista no iPhone.

Mas a Apple também não se acomodou no desenho dos aparelhos, que ficaram maiores. Isso mesmo, finalmente o iPhone pode se encaixar na categoria de smartphones com tela grande, já que são duas versões: o iPhone 6, de 4,7” e o iPhone Plus, de 5,5”, até um pouco maior que o Galaxy S6, de 5,1”.

Tela grande pede qualidade de imagem à altura

Se o iPhone 6 leva a melhor no tamanho de tela (pelo menos em uma das versões), teoricamente, o Galaxy S6 ganha na qualidade de imagem, já que a sua resolução é de 2560x1440p, maior do que a definição Full HD do iPhone 6 Plus e bem maior do que a resolução do iPhone 6, de 1334x750p.

Mas o “teoricamente” entra na história porque a tela dos smartphones Apple são conhecidas pela sua excelente imagem, e a tela de Retina HD tem ótimo nível de contraste e cores bem vivas. No fim das contas, até que a tela do Galaxy é um pouco melhor, mas a diferença não é tão grande quanto os números fazem acreditar.

Ah, o Samsung Galaxy também tem 2 opções de tela: o S6 e o Galaxy S6 Edge, que tem o mesmo tamanho e resolução, mas bordas levemente curvas. Além do visual, a diferença fica por conta de algumas possibilidades desta tela, como visualização de hora e notificações ao passa os dedos na borda e a identificação de chamadas de até 5 contatos com cores diferentes, mesmo que o aparelho esteja virado ou um pouco mais distante.

Velocidade: iPhone 6 e Galaxy S6 não ficam devendo em processamento

Outro ponto que tem que ir além dos números, é a análise de processador e memória RAM dos dois smartphones.

Com um incrível processador octa core (8 núcleos!!) e memória RAM de 3GB, o Galaxy S6 tem ótima velocidade até nos aplicativos e games mais pesados que você quiser usar, com respostas praticamente instantâneas. Ele vem com uma versão mais limpa do Android 5.0 (Lollipop, a mais recente do sistema operacional) e com menos apps obrigatórios de fábrica, o que deixa sua navegação bem mais fluída.

Galaxy S6 vs iPhone 6

A Apple, como sempre, tem o controle do hardware e do sistema operacional, que, no iPhone 6 são, respectivamente, o chip A8 e o iOS8. Seu processador é bem rápido e, obviamente, trabalha perfeitamente bem em conjunto com a nova versão do sistema operacional e tem excelente desempenho gráfico, prato cheio para quem curte games mais elaborados e assistir vídeos em alta definição.

Mais uma mudança no Samsung Galaxy S6 que pode não agradar a todo mundo o deixou mais parecido com o iPhone 6: agora nenhum dos dois tem slot para cartão de memória. Ou seja, não tem como aumentar a capacidade do aparelho que você escolheu.

Enquanto a Samsung tem versões de 32GB ou 64GB (nesse caso, só com o Galaxy S6 Edge), o iPhone tem três alternativas: 16GB, 32GB e 128GB, disponíveis também no iPhone 6 Plus. Lembrando que essa diferença pode representar um aumento significativo no preço.

Na parte de conectividade, ambos entregam o que exige um smartphone top de linha: acesso às redes de internet 4G, 3G e Wi-Fi, além de NFC para o compartilhamento de arquivos com outros equipamentos compatíveis, desde caixas de som até uma TV Full HD.

Samsung Galaxy S6 é o melhor celular para foto

Aqui não teve jeito, e dá para ser bem direto: as câmeras do Galaxy S6 levaram a melhor, com vários recursos na câmera traseira de 16MP e na câmera frontal de 5MP com ângulo legal, ideal para juntar um grupo grande para a selfie, ou ainda enquadrar aquela paisagem incrível. As duas têm estabilizador óptico de imagem, que ajuda muito a evitar fotos tremidas, têm respostas rápidas e podem fazer vídeos em Full HD na câmera frontal ou até vídeos em 4K, na câmera principal (traseira).

Mesmo que tenha melhorado a câmera em relação aos modelos anteriores, foi demais para os 8MP da câmera principal, que também faz vídeos em Full HD, e os 1.2MP da câmera frontal do iPhone 6. Mas é legal lembrar que o sensor das câmeras do iPhone são bem legais, e oferecem bons resultados até mesmo para imprimir algumas fotos. Ah, o iPhone 6 Plus tem também o estabilizador óptico de imagem, mas a versão normal ficou com estabilizador analógico, mesmo.

Resumindo, o Galaxy S6 leva a melhor pelo sensor de melhor qualidade em locais com iluminação ruim e mais opções de recursos.

iPhone 6 e Galaxy S6: os melhores smartphones do mercado

Sem dúvidas o Samsung Galaxy leva vantagem em alguns pontos, principalmente na resolução de tela e na qualidade das câmeras. Então, se esses são fatores realmente importantes na sua escolha, não tem muito espaço para dúvidas.

Mas o desempenho e a velocidade de processamento do Galaxy S6 e do iPhone 6 são bem parecidos, e vão agradar perfeitamente a quem está em busca de aparelhos rápidos e cheios de recursos. 

São dois ótimos exemplos de smartphones tops de linha e, sem dúvida, o que tem de melhor. Ah, sempre bom lembrar: seja qual sua escolha entre o Samsung Galaxy S6 ou iPhone 6, uma coisa é certa: o investimento vai ser bem alto.

 

Quer ver outros modelos de celular ou outros produtos? Tem muito mais no Zoom! Pesquise e compare preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone