Galaxy A30s vs Moto G8: qual celular tem melhor custo-benefício?

Descubra as diferenças entre os modelos intermediários da Samsung e da Motorola

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Lançado em agosto de 2019, o Galaxy A30s ganhou muita popularidade entre os intermediários da Samsung em 2020. O aparelho é um modelo mais básico, mas conta com câmera tripla, tela Super AMOLED e leitor de digital na tela, recursos que somam positivamente na hora da escolha. Um de seus rivais neste mercado é o Moto G8, celular da Motorola que foi lançado este ano e também chegou forte para a briga.

Os dois celulares são parecidos em vários aspectos, mas suas diferenças em tela e câmeras são cruciais na hora da escolha final. O Zoom montou um comparativo entre eles para te mostrar quais são essas diferenças, além de comparar suas fichas técnicas e preços para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Leia também: Melhor celular custo-benefício em 2020: qual modelo comprar?

Produto indisponível

Produto indisponível

Lançamento
Março de 2020
Agosto de 2019
Linha
Moto G8
Galaxy A
Tamanho da tela
6,4 polegadas
6,4 polegadas
Resolução da tela
720 x 1560 (HD+)
720 x 1560 (HD+)
Processador
Snapdragon 665 octa-core
Exynos 7904 octa-core
Memória RAM
4 GB
4 GB
Armazenamento
64 GB
64 GB
Memória expansível
Sim
Sim
Câmera traseira
16 MP (f/1.7)
8 MP (ultra-wide) (f/2.2)
2 MP (macro) (f/2.2)
25 MP (f/1.7)
8 MP (ultra-wide) (f/2.2) 
5 MP (sensor de profundidade) (f/2.2) 
Câmera frontal
16 MP (f/2.0)
16 MP (f/2.0)
Filma em
Full HD @ 30 fps
Full HD @ 30 fps
Resistência à água e poeira
Sim, a respingos
Não
Sistema operacional de fábrica
Android 10
Android 9 (Pie)
Leitor de digitais
Sim, na traseira
Sim, na tela
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Dual chip
Sim
Sim
Bateria
4.000 mAh
4.000 mAh com carregamento turbo
Carregamento sem fios
Não
Não
Cores
Branco Prisma e Azul Capri
Preto, Violeta e Branco
Dimensões
Altura: 158,4 mm
Largura 75,8 mm
Espessura: 9,1 mm
Peso: 188 g
Altura: 158,5 mm
Largura: 74,7 mm
Espessura: 7,8 mm
Peso: 169 g
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Um design mais chamativo para o Galaxy A30s

O Galaxy A30s aposta em um padrão meio “holográfico” em formas geométricas, que reflete em cores diferentes contra a luz dependendo do ângulo que você olha. Como ele não possui leitor biométrico na traseira, toda a atenção do consumidor fica para esse seu design. Já o Moto G8 tem algumas “faixas” verticais pelo aparelho, que também dá um efeito bacana contra a luz, mas não tão aparente quanto o modelo da Samsung. Ele conta com seu leitor “disfarçado” no logo da Motorola.

Design do Galaxy A30s (Imagem: Divulgação/Samsung)
Design do Galaxy A30s (Imagem: Divulgação/Samsung)

Também podemos notar diferença nas câmeras, pois mesmo os dois tendo um conjunto triplo que são dispostas na vertical, a Motorola trouxe um formato que isola a sua câmera principal das outras, enquanto que o Galaxy A30s deixa as três bem juntinhas ali no mesmo módulo.

Para alocar a câmera frontal, a Samsung preferiu utilizar o entalhe em formato de gota, que é bem discreto e dá um bom aproveitamento para a tela, já o Moto G8 tem a sua no que chamamos de “furo” na tela, um pouco mais à lateral. Teoricamente, o Moto G8 deveria ter um melhor aproveitamento de dela, mas acaba tendo bordas inferiores maiores, apesar de manter as laterais e bordas superiores bem finas.

Design do Moto G8 (Imagem: Divulgação/Motorola)
Design do Moto G8 (Imagem: Divulgação/Motorola)

O A30s possui uma tela com tecnologia Super AMOLED

Os dois aparelhos têm telas bem parecidas, mas o tipo de tecnologia usada em cada uma dá vantagem para o Galaxy A30s. Ambos possuem uma de tamanho 6,4 polegadas, proporção 19.5:9 e resolução HD+, mas enquanto o modelo Moto G8 tem tecnologia IPS LCD, o modelo da Samsung chega com uma tela Super AMOLED, cuja qualidade é superior e bem perceptível se colocarmos os aparelhos lado a lado.

A tela do Galaxy A30s tem cores mais vivas e um brilho maior (Imagem: Divulgação/Samsung)
A tela do Galaxy A30s tem cores mais vivas e um brilho maior (Imagem: Divulgação/Samsung)

Esse tipo de tecnologia tem cores mais vivas, um contraste de preto melhor e mais brilho, esses que podem ser configurados no celular para você adaptar às suas preferências. Além de entregar mais qualidade de imagem, a tela Super AMOLED também tem como principal destaque a economia de bateria, já que em fundo preto, seus pixels são desligados e não alimentados com a cor preta.

Desempenho de processador levemente superior para o Moto G8

O Galaxy A30s usa um processador Exynos 7904, um octa-core com até 1,8 GHz que é de fabricação da própria Samsung. É um modelo voltado para intermediários mais básicos, mas entrega um bom desempenho em aplicativos que não sejam muito pesados e dá até para se aventurar em alguns jogos famosos se você se contentar em jogar nas configurações médias.

Já o Moto G8 tem um Snapdragon 665, que também é octa-core, mas alcança até 2,0 GHz. Em testes de desempenho, ele chega a ser 30% mais potente que o modelo do Galaxy A30s, além de também ter uma maior economia de energia. É um ganho considerável, mas não é grande quando consideramos isso na prática, então os dois celulares devem conseguir rodar os mesmos aplicativos ou jogos com performances bem semelhantes.

Os dos modelos são vendidos em versões com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão microSD, mas no caso do Moto G8, você precisará sacrificar um espaço de chip para isso, já que ele usa uma gaveta compartilhada.

O Galaxy A30s chega com Android 9 Pie de fábrica, mas já com a atualização para a versão 10 pendente. O Moto G8 já possui a versão mais atualizada do sistema operacional da Google.

A câmera principal do Galaxy A30s tem resultados melhores

O Galaxy A30s possui um conjunto triplo, cujo sensor principal conta com 25 MP, abertura f/1.7 e foco automático por detecção de fase. Sua câmera secundária é de 8 MP, com lente ultra-wide, para fotos que você quer pegar uma área maior da paisagem. Já a terceira e última é de apenas 5 MP e serve como sensor de profundidade, para fazer fotos com o fundo desfocado no modo retrato.

Conjunto de câmeras do Galaxy A30s (Imagem: Divulgação/Samsung)
Conjunto de câmeras do Galaxy A30s (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Moto G8 não fica devendo no número de câmeras, mas possui algumas diferenças importantes em cada uma. O seu sensor principal é de 16 MP, com abertura f/1.7, foco automático por detecção de fase e também foco automático a laser. Ele também possui uma lente ultra-wide de 8 MP, mas na terceira câmera a Motorola optou por colocar uma lente macro, usada para fotos em que o objeto está muito próximo, assim você consegue vários detalhes.

A Motorola conta com inteligência artificial em suas câmeras (Imagem: Divulgação/Motorola)
A Motorola conta com inteligência artificial em suas câmeras (Imagem: Divulgação/Motorola)

O Galaxy A30s consegue capturar fotos maiores e com mais luz, por isso, a gama de detalhes acaba sendo maior, principalmente em ambientes com boa iluminação. Como os dois celulares são intermediários mais básicos, fotos em ambientes noturnos não são o forte de nenhum deles, então neste caso você pode ter como resultado imagens com alguns “borrados” e um nível alto de ruídos.

Na parte de câmera frontal, o A30s também se destaca, já que conta com câmera de 16 MP e abertura f/2.0. O Moto G8 tem uma câmera de 8 MP com a mesma abertura, mas também possui o recurso de HDR, que deixa as cores um pouco mais “vivas” e evita o estouro de luz no fundo das fotos. O celular da Samsung faz gravações em Full HD a 30 fps, enquanto o modelo da Motorola consegue gravar em até 4k a 30 fps.

Bateria do mesmo tamanho dos dois celulares

O que complementa todo o conjunto dos dois aparelhos é uma bateria de 4.000 mAh para ambos, que acaba ficando no padrão do que estamos vendo hoje no mercado de celulares intermediários. É uma quantidade suficiente para durar um dia completo em uso moderado, mas não muito mais que isso.

A bateria de 4.000 mAh entrega um dia completo de autonomia em uso moderado (Imagem: Divulgação/Samsung)
A bateria de 4.000 mAh entrega um dia completo de autonomia em uso moderado (Imagem: Divulgação/Samsung)

O destaque aqui fica para a Samsung que entrega um carregamento rápido de 15W no Galaxy A30s, então além de você ter que ficar menos tempo na tomada, pode ser salvo naqueles momentos que precisa de um pouco de carga em apenas alguns minutos.

Qual tem o melhor custo benefício?

A diferença de preço entre os celulares é pequena e costuma ser pouco mais de R$ 100, por isso o Galaxy A30s acaba sendo o melhor custo benefício. Mesmo oferecendo um processador um pouco inferior, ele conta com uma tela com tecnologia superior e câmeras melhores, além de ter o recurso de digital na tela, algo que é bem bacana e não está presente em intermediários básicos da Motorola, por isso compensa pagar um pouquinho a mais no modelo da Samsung.

Se você quer pegar um celular da família Moto G8, recomendamos o Moto G8 Power, que traz alguns recursos mais avançados, bateria maior e custa aproximadamente o mesmo preço do Galaxy A30s.

Você pode encontrar as melhores ofertas do Galaxy A30s e Moto G8 aqui no Zoom.

Leia também: Melhores celulares em 2020: 20 smartphones para comprar no Brasil