Logo Zoom
Logo Zoom

A família de smartphones Samsung Galaxy A é conhecida por oferecer smartphones com acabamento premium. Bom para quem, além da configuração, está de olho no design.

Se o Galaxy A7 2015 já era conhecido pelo bom desempenho, a Samsung não parou por aí e criou o seu sucessor, o Galaxy A7 2016.

E agora, qual o melhor para você? Galaxy A7 2016 ou Galaxy A7 2015? Para você não ter dúvidas e fazer a escolha certa, criamos esse comparativo de celulares Samsung para você.

Galaxy A7 2016 ganhou um design ainda mais sofisticado

No tamanho e na resolução de tela, empate. Os dois smartphones contam com tela Super AMOLED de 5.5 polegadas e resolução Full HD, que garante imagem com bastante qualidade.

Para a 1ª geração do Galaxy A7, a Samsung desenvolveu um smartphone com construção metálica, o que agradou bastante. Mas para o Galaxy A7 2016, a fabricante foi além, produzindo um aparelho com visual mais próximo ao encontrado no Galaxy S6, com bordas em metal e vidro na traseira. E vale lembrar que, para os dois aparelhos, a Samsung ainda se preocupou em entregar a proteção Gorilla Glass 4.

Outro ponto interessante do Galaxy A7 2016 é que as bordas em volta do display ficaram mais finais. Isso quer dizer que a Samsung soube aproveitar melhor a tela, dando uma impressão de que ela é maior.

O Galaxy A7 2016 também se destaca por apresentar leitor de digital no botão Home – assim só você, por exemplo, pode desbloquear o smartphone, deixando os seus dados bem protegidos.

No desempenho, 2ª geração do Galaxy A7 sai na frente

Se você quer investir em um smartphone que garanta um desempenho bem satisfatório, tudo bem: as duas versões do Galaxy A7 apresentam boa configuração.

Para rodar alguns apps mais pesados ou realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, e com fluidez, o Galaxy A7 2015 ganhou processador octa core (quad core de 1.5GHz + quad core de 1.0GHz), além de memória RAM de 2GB.

Acontece que, para o Galaxy A7 2016, a Samsung apostou em um smartphone ainda mais potente. Nele, você encontra processador octa core de 1.6GHz e memória RAM de 3GB. Se a versão anterior já permite realizar tarefas mais pesadas, com o Galaxy A7 2016 você pode aproveitar para usar vários aplicativos que exigem alto desempenho, incluindo games.

Sobre o sistema operacional, o Galaxy A7 2015 tem o sistema operacional Android 4.4 Kit Kat. Já a 2ª geração do Galaxy A7 vem com a versão Android 5.1 Lollipop. Os dois aparelhos contam com a interface TouchWiz, que está mais leve do que em outros modelos mais antigos da Samsung.

No armazenamento, os dois smartphones contam com 16GB. Enquanto o Galaxy A7 2015 é compatível com cartão microSD de até 64GB, o Galaxy A7 2016 aceita cartão microSD de até 128GB.

Porém, se você quiser expandir o armazenamento, é preciso ficar de olho nesta dica: tanto o Galaxy A7 2015 quanto o Galaxy A7 2016 são celulares dual chip. Mas esses aparelhos contam com slot híbrido, ou seja, apesar de serem dual chip, você deve escolher se quer usar os dois chips ou um chip e um cartão de memória, aumentando, assim, o armazenamento.

Além do bom desempenho, você encontra nesses smartphones conexões bem úteis. Como já é de se esperar, são celulares com 4G e, além disso, contam com Bluetooth e NFC – permitindo a transferência de arquivos com outros aparelhos, sem a necessidade de fios. Enquanto o Galaxy A7 da 1ª Geração vem com Bluetooth 4.0, a 2ª Geração ganhou uma versão mais atual – Bluetooth 4.1.

Bons smartphones Samsung, até para a hora da foto!

Se a câmera de um celular é ponto bem importante para você, a boa notícia é que esses smartphones da Samsung entregam fotos de qualidade.

Ambos apresentam câmera traseira com 13MP de resolução (capaz de filmar em Full HD) e câmera frontal de 5MP, sendo inclusive uma boa opção para quem curte ter um bom smartphone para selfies.

O que a gente precisa destacar é que, no Galaxy A7 2016, a abertura dos sensores é f/1.9, a mesma encontrada no top de linha Galaxy S6, por exemplo. Isso quer dizer que é possível capturar boas fotos mesmo em ambientes com pouca luminosidade. Ah, e como tem estabilização óptica na câmera traseira, isso garante fotos e vídeos mais nítidos, sem aqueles borrados desagradáveis que surgem quando a nossa mão treme um pouco.

Na bateria, Samsung Galaxy A7 2016 leva a melhor

Enquanto o Galaxy A7 2015 apresenta bateria de 2.600mAh, o Galaxy A7 2016 vem com uma boa diferença nesse quesito, com uma bateria de 3.300mAh.

É claro que a duração da bateria é algo bem relativo, e isso vai depender do uso que você faz do smartphone no dia a dia. Mas, para você ter uma ideia, a própria Samsung fez esta estimativa: de acordo com a fabricante, a bateria do Galaxy A7 2015 tem duração de até 10 horas ao usar a internet 4G. Já a estimativa do uso da internet 4G para o Galaxy A7 2016 é de até 14 horas.


Leia também: Galaxy A5 2015 vs Galaxy A5 2016: confira o que mudou

Chegou a hora de decidir: Galaxy A7 2016 ou Galaxy A7 2015?

Nessa comparação, deu para perceber que o Galaxy A7 2016 é realmente o smartphone mais avançado. Vem com mais memória RAM, maior duração da bateria, o design conseguiu ser mais sofisticado e ainda tem como diferencial o leitor digital.

No entanto, precisamos deixar claro que a diferença não é tão grande assim. Se você está de olho no desempenho, o Galaxy A7 2015 tem boa configuração: o processador octa core com a memória RAM de 2GB dão conta do recado, inclusive para rodar vários aplicativos mais pesados.

Outro ponto que podemos levar em consideração é o preço. Se você quer economizar na hora da compra, a melhor opção, nesse caso, é o Galaxy A7 2015. Agora, se você está disposto a investir um pouco mais e ter um celular com recursos ainda mais modernos, então o Galaxy A7 2016 é o grande destaque.

Veja os preços do Galaxy A7 2016 e Galaxy A7 2015:

Para comparar os preços de outros produtos, é só continuar navegando aqui no Zoom!