Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy A8 vs Moto Z2 Force: qual leva a melhor?

Samsung e Motorola se enfrentam no comparativo. Qual é melhor, Galaxy A8 ou Moto Z2 Force?

Galaxy A8 vs Moto Z2 Force
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Motorola e a Samsung disputam a preferência do público a cada modelo lançado, principalmente por oferecerem smartphones de diferentes níveis, inclusive alguns que ficam entre os intermediários e os avançados, com bom desempenho e câmeras bem legais.

Uma comparação detalhada pode te ajudar a escolher qual o melhor smartphone para você: Samsung Galaxy A8 ou Motorola Moto Z2 Force.

Leia também: Moto Z3 Play vs Galaxy A8: veja o comparativo de intermediários

 

Galaxy A8

Galaxy A8

Moto Z2 Force

Moto Z2 Force

Tela 5,6" Full HD+ (2260 x 1080 pixels) AMOLED 5,5" Quad HD (2560 x 1440 pixels) Super AMOLED
Processador Exynos 7885 octa-core de até 2,20 GHz Snapdragon 835 octa-core de até 2,35 GHz
Memória RAM 4GB 6GB
Armazenamento 64GB 64GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de até 400GB Sim, microSD de até 2TB (Entrada híbrida)
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0, NFC e USB-C 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.2, NFC e USB-C
Dual chip Sim Sim
Rádio FM Sim Não
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Câmera traseira 16MP (f/1.7) 12MP + 12MP (F/2.0)
Câmera frontal 16MP + 8MP grande angular e f/1.9 8MP (f/2.0) e Flash Dual LED
Filma em Full HD 4K
Bateria 3.000 mAh 2.730 mAh
Carregamento Rápido Não Sim
Dimensões (altura x largura x espessura) 149 x 70 x 8mm 155 x 76 x 8mm
Peso 172g 143g
Sistema operacional de fábrica Android 7.1 Nougat Android 7.1 Nougat

Se você quer maior desempenho, aposte no Moto Z2 Force

Se a sua principal preocupação é o desempenho, o Moto Z2 Force sai na frente com o processador Qualcomm Snapdragon 835, um octa-core de até 2,35GHZ que está entre os mais rápidos disponíveis atualmente, além de 6GB de memória RAM.

Com isso, você vai ter processamento suficiente para trabalhar com aplicativos exigentes e jogos pesados, rodando tudo o que está disponível na Play Store do Google sem problemas.

Outro ponto positivo do Moto Z2 Force é o sistema operacional: embora o Galaxy A8 e o Moto Z2 Force tenham Android 7.1 (Nougat), a Motorola, mais uma vez, optou por uma versão quase pura, ou seja, com menos apps instalados de fábrica, o que deixa sua navegação mais fluída.

Esse conjunto da obra leva a melhor na batalha em relação ao conjunto de processador Exynos 7885 de até 2,2GHz e 4GB de RAM do Samsung Galaxy A8, que não tem um desempenho tão bom em tarefas mais exigentes.

Galaxy A8 oferece alguns recursos bem interessantes para o dia a dia

Para quem não se preocupa tanto com o desempenho do smartphone em tarefas pesadas, vale descobrir se os recursos extras do smartphone Samsung valem a pena.

O destaque do Galaxy A8 vai para a Bixby, assistente virtual da Samsung que oferece informações importantes para sua rotina à medida em que aprende mais sobre seus hábitos de uso.

O smartphone Samsung também tem outros recursos interessantes, como o Always on Display, com informações básicas e notificações disponíveis na tela bloqueada, a Pasta Segura, para quem quer deixar seus arquivos bem guardados, e o Wi-Fi inteligente, que desativa a busca por sinal quando você não está perto de nenhuma rede conhecida, ajudando na economia de bateria.

Mas Moto Z2 Force recupera vantagem com os Moto Snaps

Embora o Galaxy A8 tenha recursos mais práticos para o dia a dia, o Moto Z2 Force pode ganhar o coração de quem curte smartphones modulares, já que o modelo é compatível com os famosos Moto Snaps, acessórios que transformam os smartphones Motorola da linha Z em uma TV Digital, projetor de vídeos ou caixa de som portátil.

É claro que cada um dos Moto Snaps é vendido separadamente, mas é bem legal saber que seu celular pode ganhar funções cada vez mais completas, não é?

Galaxy A8 leva a melhor na câmera frontal, mas perde na traseira

O Galaxy A8 fez uma escolha diferente nas câmeras ao focar na câmera frontal. As suas selfies alcançam ótimos resultados com a lente dupla de 16MP + 8MP e abertura focal de f/1.9, capaz de fazer fotos em Modo Retrato, adicionar stickers e efeitos com uma ajudinha do reconhecimento facial e trabalhar bem em diferentes condições de luz. Por isso, ele é ideal para quem gosta de tirar muitas selfies ou gravar vlogs, por exemplo.

A câmera traseira do Galaxy A8 não tem lente dupla, mas os 16MP com abertura focal de f/1.7 e sensor de 1/2.8" garantem resultados bem legais em lugares menos iluminados e fotos noturnas. Os vídeos são feitos em Full HD.

Já o Moto Z2 Force seguiu um padrão mais comum, e optou por uma câmera traseira dupla, de 12MP + 12MP com abertura focal de f/2.0 (e vídeos em 4K), e uma câmera frontal bem mais simples, de 5MP e f/2.0.

Apesar de ter menos Megapixels, a câmera traseira do Moto Z2 Force tem resultados melhores que o Galaxy A8, com um autofoco mais preciso e melhor estabilização óptica. Ele ainda permite alguns efeitos interessantes, como desfoque do fundo das imagens, preto e branco seletivo ou alterações no fundo das fotos.

Moto Z2 Force é celular para vídeos e jogos com alta qualidade de imagem... e bem difícil de quebrar

Falando agora sobre a tela, o Moto Z2 Force leva uma boa vantagem na qualidade de imagens graças à tela de 5,5" com resolução Quad HD (2.560 x 1.440 pixels), enquanto a tela de 5,6" do Galaxy A8 tem apenas resolução Full HD+ (2.220 x 1.080 pixels), mas em proporção 18:9.

E olha que essa nem é a maior diferença! O real destaque do Moto Z2 Force merece ir para sua resistência, que fica por conta da proteção ShatterShield que, segundo a Motorola, consegue evitar danos causados por quedas de até 2 metros de altura, e da estrutura traseira em alumínio 7.000. Ou seja, pode respirar tranquilo naquelas inevitáveis quedas do aparelho.

O Moto Z2 Force tem menos capacidade de bateria, mas é o único com carregamento rápido

Com uma bateria de 3.000 mAh e bom gerenciamento de energia, o Galaxy A8 tem capacidade suficiente para te acompanhar até o final do dia sem problemas, desde que você não exagere nos programas mais pesados ou nos vídeos por streaming.

Com uma capacidade de bateria menor, de apenas 2.730 mAh, a vantagem do Moto Z2 Force fica por conta do carregamento rápido, que garante 50% de energia em apenas alguns minutos, e é ideal para emergências. Além disso, o Moto Snap de bateria garante mais 2.200 mAh para te carregar até o final do dia.

Galaxy A8 vs Moto Z2 Force: temos um vencedor?

Sim, temos! Ao considerar todas as vantagens de um e outro modelo, o smartphone Motorola Moto Z2 Force, afinal, com exceção da câmera frontal e alguns recursos de navegação, ele ficou na frente em quase todos os quesitos.

Apesar de perder a disputa, o Galaxy A8 também tem recursos interessantes, como a tela infinita em proporção 18:9 e a câmera frontal dupla, que vai fazer muito sucesso se você for um viciado em selfies.

Confira as ofertas do Galaxy A8 e Moto Z2 Force:


Confira os nossos vídeos:

 

Leia também:  Moto Z3 Play vs Moto Z2 Force: compare preço e ficha técnica

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone