Logo Zoom
Logo Zoom

A Motorola e a Samsung disputam a preferência do público a cada modelo lançado, principalmente por oferecerem smartphones de diferentes níveis, inclusive alguns que ficam entre os intermediários e os avançados, com bom desempenho e câmeras bem legais.

Uma comparação detalhada pode te ajudar a escolher qual o melhor smartphone para você: Samsung Galaxy A8 ou Motorola Moto Z2 Force.

Leia também: Moto Z3 Play vs Galaxy A8: veja o comparativo de intermediários

Se você quer maior desempenho, aposte no Moto Z2 Force

Se a sua principal preocupação é o desempenho, o Moto Z2 Force sai na frente com o processador Qualcomm Snapdragon 835, um octa-core de até 2,35GHZ que está entre os mais rápidos disponíveis atualmente, além de 6GB de memória RAM.

Com isso, você vai ter processamento suficiente para trabalhar com aplicativos exigentes e jogos pesados, rodando tudo o que está disponível na Play Store do Google sem problemas.

Outro ponto positivo do Moto Z2 Force é o sistema operacional: embora o Galaxy A8 e o Moto Z2 Force tenham Android 7.1 (Nougat), a Motorola, mais uma vez, optou por uma versão quase pura, ou seja, com menos apps instalados de fábrica, o que deixa sua navegação mais fluída.

Esse conjunto da obra leva a melhor na batalha em relação ao conjunto de processador Exynos 7885 de até 2,2GHz e 4GB de RAM do Samsung Galaxy A8, que não tem um desempenho tão bom em tarefas mais exigentes.

Galaxy A8 oferece alguns recursos bem interessantes para o dia a dia

Para quem não se preocupa tanto com o desempenho do smartphone em tarefas pesadas, vale descobrir se os recursos extras do smartphone Samsung valem a pena.

O destaque do Galaxy A8 vai para a Bixby, assistente virtual da Samsung que oferece informações importantes para sua rotina à medida em que aprende mais sobre seus hábitos de uso.

O smartphone Samsung também tem outros recursos interessantes, como o Always on Display, com informações básicas e notificações disponíveis na tela bloqueada, a Pasta Segura, para quem quer deixar seus arquivos bem guardados, e o Wi-Fi inteligente, que desativa a busca por sinal quando você não está perto de nenhuma rede conhecida, ajudando na economia de bateria.

Mas Moto Z2 Force recupera vantagem com os Moto Snaps

Embora o Galaxy A8 tenha recursos mais práticos para o dia a dia, o Moto Z2 Force pode ganhar o coração de quem curte smartphones modulares, já que o modelo é compatível com os famosos Moto Snaps, acessórios que transformam os smartphones Motorola da linha Z em uma TV Digital, projetor de vídeos ou caixa de som portátil.

É claro que cada um dos Moto Snaps é vendido separadamente, mas é bem legal saber que seu celular pode ganhar funções cada vez mais completas, não é?

Galaxy A8 leva a melhor na câmera frontal, mas perde na traseira

O Galaxy A8 fez uma escolha diferente nas câmeras ao focar na câmera frontal. As suas selfies alcançam ótimos resultados com a lente dupla de 16MP + 8MP e abertura focal de f/1.9, capaz de fazer fotos em Modo Retrato, adicionar stickers e efeitos com uma ajudinha do reconhecimento facial e trabalhar bem em diferentes condições de luz. Por isso, ele é ideal para quem gosta de tirar muitas selfies ou gravar vlogs, por exemplo.

A câmera traseira do Galaxy A8 não tem lente dupla, mas os 16MP com abertura focal de f/1.7 e sensor de 1/2.8" garantem resultados bem legais em lugares menos iluminados e fotos noturnas. Os vídeos são feitos em Full HD.

Já o Moto Z2 Force seguiu um padrão mais comum, e optou por uma câmera traseira dupla, de 12MP + 12MP com abertura focal de f/2.0 (e vídeos em 4K), e uma câmera frontal bem mais simples, de 5MP e f/2.0.

Apesar de ter menos Megapixels, a câmera traseira do Moto Z2 Force tem resultados melhores que o Galaxy A8, com um autofoco mais preciso e melhor estabilização óptica. Ele ainda permite alguns efeitos interessantes, como desfoque do fundo das imagens, preto e branco seletivo ou alterações no fundo das fotos.

Moto Z2 Force é celular para vídeos e jogos com alta qualidade de imagem... e bem difícil de quebrar

Falando agora sobre a tela, o Moto Z2 Force leva uma boa vantagem na qualidade de imagens graças à tela de 5,5" com resolução Quad HD (2.560 x 1.440 pixels), enquanto a tela de 5,6" do Galaxy A8 tem apenas resolução Full HD+ (2.220 x 1.080 pixels), mas em proporção 18:9.

E olha que essa nem é a maior diferença! O real destaque do Moto Z2 Force merece ir para sua resistência, que fica por conta da proteção ShatterShield que, segundo a Motorola, consegue evitar danos causados por quedas de até 2 metros de altura, e da estrutura traseira em alumínio 7.000. Ou seja, pode respirar tranquilo naquelas inevitáveis quedas do aparelho.

O Moto Z2 Force tem menos capacidade de bateria, mas é o único com carregamento rápido

Com uma bateria de 3.000 mAh e bom gerenciamento de energia, o Galaxy A8 tem capacidade suficiente para te acompanhar até o final do dia sem problemas, desde que você não exagere nos programas mais pesados ou nos vídeos por streaming.

Com uma capacidade de bateria menor, de apenas 2.730 mAh, a vantagem do Moto Z2 Force fica por conta do carregamento rápido, que garante 50% de energia em apenas alguns minutos, e é ideal para emergências. Além disso, o Moto Snap de bateria garante mais 2.200 mAh para te carregar até o final do dia.

Galaxy A8 vs Moto Z2 Force: temos um vencedor?

Sim, temos! Ao considerar todas as vantagens de um e outro modelo, o smartphone Motorola Moto Z2 Force, afinal, com exceção da câmera frontal e alguns recursos de navegação, ele ficou na frente em quase todos os quesitos.

Apesar de perder a disputa, o Galaxy A8 também tem recursos interessantes, como a tela infinita em proporção 18:9 e a câmera frontal dupla, que vai fazer muito sucesso se você for um viciado em selfies.

Confira as ofertas do Galaxy A8 e Moto Z2 Force:


Confira os nossos vídeos:

Leia também:  Moto Z3 Play vs Moto Z2 Force: compare preço e ficha técnica