Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J4 vs Galaxy J5 Pro: compare a ficha técnica dos celulares

O Galaxy J4 é a nova aposta da Samsung de smartphones intermediários, mas será que ele é melhor que o Galaxy J5 Pro?

Galaxy J4 vs Galaxy J5 Pro
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Samsung adicionou um novo membro à sua linha de smartphones intermediários e, com o Galaxy J4, a fabricante tem mais uma frente na briga pela preferência do consumidor que procura o melhor custo-benefício. Nesse segmento, a marca sul-coreana já tem bons representantes, como o Galaxy J5 Pro, de 2017, que se destaca por trazer recursos avançados para a linha J.

Será que o lançamento é capaz de superar o J5 Pro, um dos smartphones mais queridos do Brasil? Para te ajudar nesse dilema, montamos um comparativo que detalha as especificações dos smartphones. Confira a nossa análise e descubra quem vence essa batalha!


Leia também: Os Melhores Smartphones na Faixa de 1.500 Reais

 

Galaxy J4

Galaxy J4

Galaxy J5 Pro

Galaxy J5 Pro

Tela 5.5 polegadas Super AMOLED HD (1280 x 720 pixels) 5.2 polegadas Super AMOLED HD (1280 x 720 pixels)
Processador Exynos 7570 quad-core de até 1.4 GHz Exynos 7870 octa-core de até 1.6 GHz
Memória RAM 2 GB 2 GB
Armazenamento 16 GB ou 32 GB 32 GB
Conectividade 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim, até 400 GB Sim, até 256 GB
Dual Chip Sim Sim
Leitor de digital Não Sim
Câmera traseira 13MP (f/1.9) 13MP (f/1.7)
Câmera frontal 5MP (f/2.2) com flash LED 13MP (f/1.9) com flash LED
Filma em Full HD (1080p) a 30 fps Full HD (1080p) a 30 fps
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh

Galaxy J4 tem mais opções de cores

Por fora, o Galaxy J4 e o Galaxy J5 Pro são muito parecidos. O corpo tem cantos levemente arredondados, com botão Home na parte de frente, e a tela também divide espaço com as teclas de navegação – que no J4 ganharam um novo desenho, semelhante aos vistos na navegação virtual do Galaxy S8 e outros modelos avançados.

O Galaxy J5 Pro é vendido apenas nas cores preto e dourado, enquanto o J4 tem modelos em preto, prata, dourado e violeta.

 Design Samsung Galaxy J4

Tela do Galaxy J5 Pro deve exibir imagens mais nítidas

O Galaxy J4 tem tela de 5,5 polegadas e resolução HD (1280 x 720 pixels), e o J5 Pro traz 5,2 polegadas com a mesma resolução. Dessa forma, a densidade de pixels, que nada mais é do que quantos pixels estão dispostos em uma polegada, é maior no Galaxy J5 Pro. Na prática, isso quer dizer que o J5 Pro entrega imagens mais definidas do que o Galaxy J4, agradando a quem gosta de ver filmes e séries no celular.

A tecnologia utilizada nos dois modelos é a Super AMOLED, que deixa as cores mais vivas e bastante saturadas, não tão fiéis à realidade.

 Tela Galaxy J5 Pro

Galaxy J5 Pro faz selfies com maior resolução

A câmera de selfies é o grande destaque do Galaxy J5 Pro, pois traz um sensor de 13 MP. Como o tamanho das fotos é proporcional à resolução, esse modelo faz imagens maiores do que o J4 (que tem câmera frontal de apenas 5 MP), sendo ideal para quem quer editar selfies e aplicar filtros do Instagram sem perder a qualidade.

A abertura de lente f/1.9 do J5 Pro também faz um trabalho melhor do que a f/2.2 do J4, pois permite a entrada de mais luz e, por isso, consegue registros melhores em lugares mais escuros ou durante à noite. Ambos os telefones têm flash LED frontal para iluminar as cenas na hora do disparo.

 Resolução Galaxy J5 Pro

Na traseira, a diferença é menor: os dois celulares têm câmeras de 13 MP, mas a abertura de lente é maior no Galaxy J5 Pro (f/1.7). O Galaxy J4, porém, não fica tão atrás com sua abertura f/1.9. Nesse quesito, os dois smartphones devem entregar bons resultados mesmo em locais com baixa luminosidade.

A gravação de vídeos promete boa qualidade em ambos os aparelhos, já que chegam à resolução Full HD (1080p) a 30 fps.

Galaxy J5 Pro tem melhor desempenho ao rodar apps e jogos

Você gosta de jogos mobile? O Galaxy J5 Pro é um celular octa-core e deve se sair melhor nessa função do que o Galaxy J4, que é um smartphone quad-core.

Com mais núcleos de processamento, o processador do J5 Pro confere um fôlego a mais para rodar apps mais complexos, como o Snapchat, que tem muitas lentes e filtros para aplicar em tempo real. Ainda assim, vale ressaltar que o modelo não está completamente livre de eventuais travamentos.

A memória RAM nos dois casos é de 2 GB, e deve ser o suficiente para executar as tarefas do dia a dia, como troca de mensagens no WhatsApp e checagem de e-mail, sem grandes problemas.

Porém, é preciso ter em mente de que alguns recursos mais pesados, como os filtros das Histórias do Facebook, podem demorar a abrir ou causar engasgos.

Desempenho Galaxy J5 Pro

Galaxy J4 é vendido em duas versões de armazenamento

O Galaxy J4 tem versões com 16 GB e 32 GB de espaço interno. Então, se você costuma guardar muitas fotos e vídeos no smartphone, o mais indicado é optar pelo modelo com maior armazenamento.

Por outro lado, se o seu uso é mais contido e você não precisa tanto de espaço, o aparelho de 16 GB pode ser o suficiente – e ainda representar uma economia, já que ele é mais barato.

Já o Galaxy J5 Pro é vendido apenas na versão de 32 GB. Se você precisar de mais espaço para guardar seus arquivos, ambos os celulares têm entrada para cartão microSD: até 256 GB no J5 Pro e 400 GB no J4.

Galaxy J4 sai de fábrica com Android atualizado

Por ser mais recente, o Galaxy J4 já chega com o Android 8.0 Oreo, a versão mais recente do sistema operacional disponibilizada pelo Google. Isso quer dizer que ao optar pelo J4, você terá acesso imediato aos recursos do Android de otimização de bateria, personalização de ícones nativa, configurações avançadas de notificações e muito mais.

O J5 Pro sai de fábrica com o Android 7.0 Nougat, mas já está na fila com atualização garantida para o Android O.

 Android Galaxy J4

Bateria deve resistir a uma jornada de trabalho nos dois modelos

Ficar sem bateria no meio do dia é uma situação muito chata, não é mesmo? Para contornar esse inconveniente, a Samsung aposta em 3.000 mAh de capacidade de carga no Galaxy J4 e no J5 Pro.

A estimativa é de que a bateria dure até 13 horas com o uso de 4G – o suficiente para uma jornada de trabalho longe das tomadas.

 Versões Galaxy J4

Galaxy J5 Pro tem leitor de digitais e é compatível com o Samsung Pay

O Galaxy J5 Pro tem recursos interessantes, comuns em celulares mais avançados. Um deles é o leitor de digitais, que dá uma praticidade maior na hora do desbloqueio de tela, além de garantir mais privacidade para o usuário.

A carteira virtual Samsung Pay é outra vantagem do J5 Pro. Com essa função, você pode fazer compras em estabelecimentos físicos usando apenas o celular, o que dispensa o cartão de crédito, débito ou de benefícios.

Recursos extras Galaxy J5 Pro

E aí, o Galaxy J4 bate o Galaxy J5 Pro?

Não, o Galaxy J4 não é páreo para o J5 Pro, um dos celulares mais buscados pelos consumidores atualmente. E o sucesso não é à toa: a câmera frontal superior e o processador mais avançado são alguns dos destaques do modelo em relação ao telefone mais recente.

Todas essas características tornam a relação custo-benefício do Galaxy J5 Pro bastante interessante, e devem agradar aos usuários que buscam bons recursos a um preço relativamente baixo.

Confira os preços do Galaxy J4 e Galaxy J5 Pro

 

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone