Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J5 ou Galaxy E5: qual smartphone Samsung é o melhor?

Conheça estes dois smartphones Samsung e descubra qual se saiu melhor na disputa.

galaxy j5 ou galaxy e5, galaxy j5 vs galaxy e5, galaxy j5 x galaxy e5, galaxy j5, galaxy e5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Escolher um bom smartphone, por um preço em conta, pode não ser uma tarefa fácil, já que existem vários modelos e preços diferentes.

Então, se você procura um celular com bom custo/benefício, é bom deixar os smartphones Samsung no seu radar, pois esta empresa está com tudo nesse quesito e consegue oferecer vários modelos que atendem às principais necessidades do dia a dia, recursos extras e um preço bem acessível para aqueles que não precisam de um smartphone top de linha.

Dois exemplos de bons smartphones intermediários da marca são o Galaxy J5 e o Galaxy E5. E nós fizemos um comparativo entre eles para você conhecer as principais diferenças e decidir qual combina mais com você. Dá uma olhada!

 

 

Galaxy J5

 

Galaxy E5

Tela

5" Super AMOLED HD

5" Super AMOLED HD

Sistema operacional

Android 5.1 Lollipop

Android 4.4 Kit Kat

Processador

Quad core de 1.2GHz

Quad core de 1.2GHz

Memória RAM

1.5GB

1.5GB

Armazenamento

16GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

13MP

8MP

Filma em

Full HD

Full HD

Câmera frontal

5MP

5MP

Leia também: Top 5 melhores celulares custo/benefício em 2016

Na parte estética, quem ganha é o Galaxy E5

Com poucas diferenças entre si, estes dois smartphones ficam lado a lado em muitos aspectos, como o fato de serem smartphones dual chip e terem acesso à internet 4G, por exemplo. Mas no design, o Galaxy E5 acaba tendo uma boa vantagem.

Desenvolvido com acabamento sofisticado, o E5 chama atenção por ser um pouco mais fino e leve do que o Galaxy J5. Sua bateria fixa contribuiu para que ele pudesse ter apenas 7,3 mm de espessura, uma das menores do mercado. Então, se você quer um smartphone mais elegante, com certeza o Galaxy E5 vai te agradar.

O J5, por sua vez, tem um acabamento menos refinado. E um dos motivos é a bateria removível que ocupa mais espaço e impede que a parte traseira seja mais bem elaborada. Em compensação, ele oferece a facilidade de poder substituir a bateria caso seja necessário.

Por falar em bateria, esta é uma característica em que o J5 se sai melhor, pois possui 2.600MAh contra 2.400MAh do Galaxy E5. Isso rende ao aparelho, praticamente, uma hora a mais de uso dependendo das atividades que você executar, claro.

Já em relação à tela, os dois são iguais e têm 5 polegadas com resolução HD (720x1280), além de tecnologia Super AMOLED para garantir uma imagem nítida, viva e confortável, mesmo em ambientes com muita ou pouca luz.

Android 5.1 Lollipop confere ao Galaxy J5 uma pequena vantagem em desempenho

Sobre o desempenho, podemos dizer que o Galaxy J5 se saiu melhor.

Eles possuem a mesma configuração: processador quad core rodando a 1,2GHz e memória RAM de 1,5GB. E, no geral, deveriam entregar o mesmo resultado, mas o sistema mais atual do Galaxy J5, o Android Lollipop 5.1, confere ao aparelho um pouco mais de fluidez quando comparado com o Android 4.4 Kit Kat do Galaxy E5.

Isso, claro, para rodar aplicativos que não sejam tão pesados. Não podemos esquecer que estamos falando de smartphones intermediários, bons para executar as tarefas mais básicas do dia a dia, como acessar as redes sociais, navegar na internet e até rodar alguns jogos sem que eles travem.

Leia também: Quais as diferenças entre as versões do sistema Android?

Galaxy J5 também se saiu bem quando o assunto é armazenamento

Em armazenamento esses dois celulares contam com 16GB, sendo que apenas 11GB estão disponíveis, pois o sistema operacional e os aplicativos pré-instalados ocupam um pouco do espaço.

Mas, se você precisa de mais armazenamento do que isso, não se preocupe. Ambos são compatíveis com cartão de memória de até 128GB.

Só é bom destacar que será preciso sacrificar um chip para utilizar o cartão de memória no Galaxy E5. Ou seja, ou você tem um smartphone dual chip ou um smartphone com apenas um chip e mais espaço.

No Galaxy J5 isso não é preciso, porque o slot de cartão de memória é separado. Ponto para ele mais uma vez.

Galaxy J5 garante bons cliques

Se existe um ponto em que o Galaxy J5 realmente ficou a frente do seu rival é em relação à câmera principal: são 13MP contra 8MP do Galaxy E5.

E, apesar de ambas as câmeras filmarem em Full HD e possuírem recursos como flash de LED e foco automático, com essa diferença na resolução é possível notar a melhor qualidade das fotos do Galaxy J5.

Outro detalhe que o J5 possui é o duplo clique no botão principal do aparelho para ativar a câmera. Uma maneira rápida e fácil de você acessar a câmera para não perder nenhum momento.

Na câmera frontal também existe uma diferença, pois o J5 tem flash e o E5, não. Então, se gosta de tirar selfies, ainda mais à noite, o Galaxy J5 é uma boa opção de smartphone para você.

Então, qual dele é o melhor: J5 com câmeras bacanas ou E5 com design premium?

Deu para notar que, de uma forma geral, estes dois modelos não são tão diferentes assim. Mas, comparando ponto a ponto, decidimos que o Galaxy J5 é o vencedor.

E isso não é só por causa da câmera traseira mais potente, não. Mas, também, pelo fato dele já vir com a versão 5.1 Lollipop do Android, que permite um desempenho ligeiramente melhor, por tem uma bateria um pouco maior do que o seu rival e pelo armazenamento, que não sacrifica o chip.

É claro que, se você curte um smartphone com acabamento de um top de linha, não vai se arrepender de escolher o Galaxy E5, pois este também conta com muitas vantagens e recursos.

Leia também: Galaxy J5 ou Gran Prime Duos: qual smartphone com bom custo/benefício comprar?

Veja preços do Galaxy J5 e do Galaxy E5

 

Continue no Zoom e compare os preços de muitos outros produtos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone