Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J5 vs Galaxy J2: disputa entre smartphones Samsung

Veja a comparação destes dois modelos e escolha qual comprar.

galaxy j5 vs galaxy j2
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Não tem jeito, a linha Galaxy é uma das favoritas de muita gente por aí. E seja em smartphones mais simples, como o Galaxy J2, ou intermediários, como o Galaxy J5, a Samsung consegue entregar recursos de qualidade para você executar as principais tarefas do cotidiano. E com bom custo/benefício.

Na hora de escolher qual smartphone comprar, muitos fatores entram em campo, como câmera, desempenho, preço... e, no final, acaba surgindo a dúvida: qual deles é o melhor?

Para te ajudar a decidir, a gente comparou estes dois modelos desde o desempenho até os recursos extras. Confira!

 

 

Galaxy J5

 


Galaxy J2

Tela

5" (1280x720 pixels)

4,7" (960x540 pixels)

Processador

Quad core

Quad core

Memória RAM

1,5GB

1GB

Armazenamento

16GB

8GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

TV Digital

Não

Sim

Câmera traseira

13MP

5MP

Filma em

Full HD

HD

Câmera frontal

5MP

2MP

Galaxy J5 sai na frente por suas câmeras de qualidade

A qualidade das câmeras é um quesito que todo mundo fica de olho. E no caso destes dois smartphones é fácil julgar qual é melhor: o Galaxy J5.

Logo de cara, destacamos o sensor de 13MP na câmera traseira, o que é uma boa resolução até para smartphones mais tops, e de 5MP na frontal, fazendo com que se encaixe também na categoria de melhores smartphones para selfie.

Por um lado mais técnico, a câmera principal do Galaxy J5 tem abertura do sensor de f/1.9, maior que a abertura do sensor principal do Galaxy J2, de f/2.2. Na prática, isso significa que mais luz entra pelo obturador na hora de fotografar, melhorando a qualidade de cor e imagem.

Outra característica que dá pontos ao Galaxy J5 é o fato de ele ter flash nas duas câmeras, garantindo os cliques noturnos também. Além disso, ele filma em Full HD, enquanto o Galaxy J2 filma apenas com resolução HD.

As câmeras mais simples do Galaxy J2 também têm suas vantagens, pois são 5MP no sensor traseiro e 2MP no frontal, suficientes para fotos de perfil e também para fazer videochamadas. E a função Macro da câmera principal se destaca para fotos de objetos.

Mas quando comparamos o resultado das imagens de um modo geral, o Galaxy J5 supera, e muito, o Galaxy J2.

Na hora de rodar os aplicativos: ponto para o Galaxy J5

Quando o assunto é desempenho, o Galaxy J5 mais uma vez fica em vantagem. E, apesar de ambos os processadores serem quad core, a diferença em memória RAM é o que fala mais alto.

Enquanto o Galaxy J2 tem 1GB de memória RAM, o Galaxy J5 tem 1,5GB. Mas você deve estar se perguntando se isso faz muita diferença. Na verdade, faz sim, pois a memória RAM é o que determina se os aplicativos irão rodar fluidamente e sem travamento em multitarefas, por exemplo. Quanto maior for a memória RAM, melhor.

Com suas configurações, os dois aparelhos conseguem rodar tranquilamente as tarefas mais comuns do dia a dia, como enviar e receber e-mails, bater papo no WhatsApp e acessar a maioria dos apps básicos do sistema operacional Android 5.1 Lollipop.

Mas se você gosta de usar alguns aplicativos um pouco mais pesados (mas nem tanto assim), o Galaxy J5 vai te atender melhor.

Galaxy J5 tem maior armazenamento, mas o Galaxy J2 tem TV Digital

Falando de armazenamento interno, o Galaxy J5 continua na liderança com seus 16GB, sendo que boa parte já está ocupada pelo sistema operacional e por aplicativos pré-instalados. Como o Galaxy J2 possui apenas 8GB, com boa parte ocupada também, sobra pouco espaço para instalar novos apps e guardar fotos e músicas.

A boa notícia é que estes smartphones Samsung aqui aceitam cartão de memória de até 128GB. Então é possível resolver o problema de espaço adquirindo um cartão MicroSD do tamanho que for melhor para o seu uso.

Na conectividade, tanto o J5 quanto o J2 fazem um bom trabalho e possuem 4G, 3G e Wi-Fi, indispensáveis para quem quer navegar na internet com velocidade, e um diferencial em smartphones dessa categoria. O Bluetooth também faz parte do pacote, mas o NFC ficou de fora, o que não é uma surpresa já que esta tecnologia é mais comum em aparelhos avançados.

Para quem não perde o programa favorito, o Galaxy J2 ainda é um smartphone com TV Digital, assim fica fácil assistir aos canais abertos de onde estiver. Esta, talvez, é uma das únicas vantagens que o Galaxy J2 tem em relação ao Galaxy J5. Sua antena embutida e tela Super AMOLED, com cores vivase maior contraste, ajudam a dar conforto na hora de ver a programação.

Empate técnico em relação à tela e bateria

Por falar em tela, estes smartphones são boas opções para quem busca por um display maior, com qualidade de imagem. O Galaxy J5, por exemplo, tem resolução HD (1280x720 pixels) em uma tela de 5 polegadas. Enquanto o Galaxy J2 possui resolução um pouco menor (960x540 pixels), mas em uma tela um pouco menor também, de 4,7 polegadas.

Para as principais tarefas, ambas as telas são suficientes. Elas têm boa densidade de pixels, sem contar que são Super AMOLED e por isso, têm cores vibrantes e contraste acima da média. Podemos considerar, então, um empate técnico.

Com a bateria não é diferente, pois o Galaxy J5 supera o Galaxy J2 em números. São 2.600mAh contra 2.000mAh. Mas isso não significa uma diferença muito significativa, já que a tela do J2 é menor e tem menor resolução também. No final, acaba consumindo menos energia do que a tela do Galaxy J5.

Mas, afinal, qual dos dois smartphones é o melhor?

Depois de analisar as principais características desses smartphones, ficou fácil escolher o Galaxy J5 como o vencedor. Tudo bem que ele tem um preço mais alto do que o Galaxy J2, e isso pode ser um ponto relevante para você, mas quando pensamos em todas as vantagens que ele oferece, vale a pena o investimento.

Os dois smartphones são dual chip, possuem opções bem completas de conectividade e qualidade bacana no display e na bateria. Mas, o desempenho do Galaxy J5, e também o seu conjunto de câmeras, fazem com que ele ganhe o título de melhor smartphone da vez.

Mas, se a sua prioridade no momento é economizar um pouco, com o Galaxy J2 você tem um smartphone com internet rápida e, de quebra, TV Digital.

Veja preços do Galaxy J5 e do Galaxy J2

 

 

No Zoom você encontra muitos outros produtos. Continue navegando e compare os preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone