Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J5 vs Moto G 3ª geração: compare esses smartphones intermediários

Descubra quais são as diferenças entre o Moto G e o Galaxy J5 em uma comparação acirrada.

Galaxy J5 ou Moto G 3ª geração
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Da famosa linha Moto G, o aparelho de 3ª geração trouxe boas mudanças com relação ao seu antecessor e, assim, continuou sendo uma das melhores opções de smartphone intermediário.

Mas as outras marcas, claro, não ficam atrás, oferecendo aparelhos com bom custo/benefício que também fazem sucesso. Um deles é o Galaxy J5, da linha Galaxy J, lançada em 2015 pela Samsung.

E se o que você quer é justamente saber se o melhor é o Galaxy J5 ou o Moto G 3ª geração, está no lugar certo! Nós comparamos os dois celulares para tirar as suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor compra.

 

Galaxy J5

Moto G 3ª Geração

Tela

5" HD (720x1280 pixels)

5" HD (720x1280 pixels)

Processador

Quad core 1,2GHz

Quad core 1,4GHz

Memória RAM

1,5GB

1GB

Armazenamento

8GB ou 16GB

8GB ou 16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 32GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera frontal

5MP (com flash)

5MP

Câmera traseira

13MP

13MP

Filma em

Full HD

Full HD


Leia também: Moto G 3ª Geração vs Moto X Play: qual celular da Motorola comprar?

Tela com cores mais vivas no Galaxy J5; mais proteção com o Moto G

Ambos os aparelhos têm 5 polegadas e resolução HD, resultando em uma densidade de 294 pixels por polegada (ppi), que está longe de ser a mais alta, mas também não é ruim. Na prática, a tela do Galaxy J5 é mais brilhante, com cores mais vivas que as do Moto G 3ª geração.

Tela Galaxy J5

É preciso lembrar ainda que o display do smartphone Motorola comparado aqui tem a proteção Gorilla Glass 3, que evita maiores danos como arranhões.

Por falar nisso, o Moto G 3ª geração é resistente à água e à poeira, ou seja, se ele cair na água, não precisa se preocupar porque ele não vai parar de funcionar!

Motorola Moto G 3ª Geração é resistente à água

O design já é uma questão mais pessoal, mas o que a gente pode destacar é que eles são praticamente do mesmo tamanho, só que o Galaxy J5 é um pouco mais fino, com 7,9mm de espessura, enquanto o Moto G 3ª geração tem 11,6mm.

Desempenho: Android puro e clock maior do Moto G contam a favor

Tudo bem que o Galaxy J5 e o Moto G 3ª geração têm a mesma unidade de processamento gráfico, a Adreno 306, e o mesmo processor, o Qualcomm Snapdragon 410, mas como o clock do Moto G é maior (1,4GHz contra 1,2GHz), ele acaba levando uma pequena vantagem.

Outro detalhe que favorece o Moto G 3ª geração é o fato do Android não ter sido modificado. Assim, o aparelho fica mais fluido.

No caso do smartphone Samsung, o Galaxy J5, a interface TouchWiz se faz presente no sistema operacional, o que acaba deixando o dispositivo um pouco menos veloz.

Agora, não podemos esquecer que o Galaxy J5 tem mais memória RAM que o Moto G e, por isso, tende a se sair um pouco melhor na multitarefa.

Ah, só para esclarecer, estamos considerando somente a versão de 1GB do Moto G 3ª geração, já que o celular com 2GB de RAM não é encontrado facilmente fora da loja da Motorola.

Aliás, existem ainda outras versões do Moto G 3ª geração, como o Moto G 3ª geração DTV Colors, com TV digital e capinhas coloridas, ou o Moto G 3ª geração Colors, que vem só com as traseiras coloridas para personalizar o aparelho.

Flash na câmera frontal do Galaxy J5 merece destaque

Olhando friamente, pode parecer que os dois aparelhos que estamos comparando têm praticamente as mesmas especificações quando o assunto é câmera. E se você não faz mesmo muitas fotos com o celular, pode até ser que as pequenas diferenças entre eles não sejam tão relevantes assim.

Mas para quem adora fazer selfies e vive enchendo a timeline com diversas imagens, esse tópico pode ser crucial para a escolha entre o Moto G 3ª geração e o Galaxy J5.

Para começar, o Moto G tem flash duplo na câmera traseira. Com luzes de dois tons diferentes, as cores das fotos ficam mais reais, por exemplo.

Já no Galaxy J5 o flash traseiro é simples, mas o que surpreende nele é mesmo o flash na câmera frontal, o que ainda não é tão comum assim. E vamos combinar que isso é um sonho de consumo para quem adora selfies!

Enquanto isso, no Moto G 3ª geração você vai poder usar o flash virtual na câmera frontal para evitar que a imagem fique escura. Por falar nisso, com a câmera traseira o Moto G faz fotos noturnas melhores que o Galaxy J5.

Os dois smartphones trazem ainda algumas funções que merecem ser destacadas, como o toque duplo no botão Home do Galaxy J5 para abrir a câmera rapidamente, ou aquela chacoalhada clássica da Motorola que vai direto para a câmera do Moto G.

Moto G 3ª Geração ou Galaxy J5: qual é melhor?

Chegou a hora de decidir qual é o melhor smartphone para você: Galaxy J5 ou Moto G 3ª geração. E, bem, a gente destacou aqui as principais diferenças entre eles, mas a escolha deve ser baseada nas suas preferências.

Por exemplo, o Galaxy J5 é um ótimo celular para selfies, porque além dos 5MP na câmera frontal, ainda tem flash. Sem falar que ele é rápido, roda praticamente todos os aplicativos e pode ser encontrado por um preço inferior ao do Moto G 3ª geração.

Aliás, o Moto G 2015 está disponível em diferentes versões, variando no armazenamento, e em acessórios, como traseiras coloridas, fone de ouvido Bluetooth e TV digital. Mas, no geral, ele é um bom celular intermediário, apresentando um pouco mais de velocidade que o Galaxy J5, fazendo fotos boas para publicar nas redes sociais, por exemplo, além de oferecer algumas proteções como contra água e o Gorilla Glass.

Quer dizer, agora é decidir quais características são mais importantes para você, comparar os preços do smartphone escolhido e fazer muito sucesso de celular novo por aí!

 

Leia também: Celular com flash frontal: dê adeus às selfies escuras

Veja preços do Galaxy J5 e do Moto G 3ª Geração:

 



O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone