Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J5 vs Zenfone Go: qual smartphone intermediário escolher?

Descubra se vale a pena investir no Galaxy J5 ou no Zenfone Go para ser seu novo celular!

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Já faz tempo que um Samsung Galaxy está entre os smartphones mais buscados. Mas a boa notícia é que há outras fabricantes disputando lado a lado com marcas já bem tradicionais. A Asus é um bom exemplo disso, mostrando que também pode garantir qualidade no mundo dos celulares.

E por falar em celulares, criamos um comparativo com dois aparelhos – um da Samsung e o outro da Asus. São eles: Galaxy J5 e Zenfone Go, smartphones intermediários que oferecem várias vantagens para você. Quer saber que vantagens são essas? Então veja as informações a seguir:

 

 

Galaxy J5 

Galaxy J5

Zenfone Go

Zenfone Go

Tela

5'' Super AMOLED

5'' IPS

Resolução de tela

HD

HD

Memória RAM

1.5GB

2GB

Processador

Qualcomm Snapdragon 410 quad core de 1.2GHz

MediaTek 6580 quad core de 1.3GHz

Memória interna

16GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 64GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

13MP

8MP

Filma em

Full HD

Full HD

Câmera frontal

5MP

2MP

Bateria

2.600mAh

2.070mAh

Galaxy J5 oferece tela com cores mais vivas

Tanto o Zenfone Go quanto o Galaxy J5 ganharam tela de 5 polegadas e resolução HD. Podemos considerar essa tela "padrão" para smartphones intermediários, que geralmente têm display desse tamanho e uma satisfatória resolução, que não chega a ser Full HD, porém garante qualidade nas imagens.

Enquanto a Asus produziu um smartphone com tela com a tecnologia IPS, que permite assistir às imagens, sem distorção, em um bom ângulo de visão de 178º, a Samsung não deixou de fora a tecnologia Super AMOLED, na tela do Galaxy J5. Conclusão: um smartphone Samsung que possibilita visualizar fotos, vídeos e outros conteúdos com nitidez, além das cores mais vivas.

No desempenho, Galaxy J5 sai na frente. Mas com pouca diferença!

Sobre o desempenho desses smartphones, vamos logo avisando: eles são smartphones intermediários que permitem rodar grande parte dos aplicativos do sistema Android. Mas, como eles não apresentam uma configuração tão avançada assim, pode ser que em um app ou outro (como no caso de games mais elaborados) os aparelhos travem ou demorem para carregar.

O Zenfone Go tem processador MediaTek 6580 quad core de 1.3GHz e um dos seus destaques é a memória RAM, de 2GB.

Já o Galaxy J5 foi equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 410 quad core de 1.2GHz e memória RAM de 1.5GB. Bom, olhando essas especificações, percebemos que os aparelhos ficam no mesmo patamar. Mas precisamos saber qual é o melhor no desempenho, certo?

De acordo com testes de benchmark (que analisam a performance de smartphones), o vencedor dessa disputa – quando o assunto é desempenho – é o Galaxy J5. A diferença é pouca, é verdade, e podemos considerar praticamente um empate técnico. Porém, mesmo com 2GB de RAM, o Zenfone Go não conseguiu superar o papel do Galaxy J5 em várias tarefas.

Na memória interna, os dois smartphones vêm com a boa capacidade de 16GB. E vale lembrar que ambos são compatíveis com cartão de memória, e nesse caso também há uma vantagem no Galaxy J5, já que ele aceita cartão de memória de até 128GB. Enquanto isso, o Zenfone Go permite expandir a memória por meio de cartão microSD de até 64GB.

Samsung Galaxy J5 é ainda um smartphone com 4G

Outro ponto que o smartphone da Samsung sai na frente é o fato de ser um celular com 4G (além de contar com 3G e Wi-Fi, claro), o que garante um acesso mais rápido à internet. Para o Zenfone Go, a Asus deixou de fora a tecnologia 4G, e o seu smartphone vem somente com Wi-Fi e 3G.

Mas é claro que também temos vantagens para falar sobre um smartphone da Asus. O Zenfone Go é um celular dual chip, possibilitando que você aproveite descontos de diferentes operadoras, assim como o Galaxy J5 (que também permite usar até 2 chips).

Para a hora das fotos, ponto também para o Galaxy J5!

Mais uma vez, o aparelho que sai na frente é o Galaxy J5, e dessa vez o assunto é câmera. Para as fotografias, o Zenfone Go é mais modesto, e conta com câmera traseira de 8MP, com abertura f/2.0. Na hora do click, há 13 modos de disparo como o Pouca Luz, ideal para fotografar em ambientes com baixa luminosidade. Para criar vídeos, o Zenfone Go filma em Full HD. Agora, se você curte selfies, o smartphone vai ficar devendo uma melhor resolução: sua câmera frontal tem apenas 2MP.

Por outro lado, um dos destaques do Galaxy J5 é a sua câmera frontal de 5MP com flash, para você fotografar até em locais pouco iluminados. Então se você está pensando em investir em um smartphone para selfies, esse modelo da Samsung pode agradar.

Câmera Galaxy J5

A câmera principal do Galaxy J5 tem 13MP, uma boa resolução, e, assim como a câmera do Zenfone Go, também filma em Full HD. Um recurso bacana que você encontra no Galaxy J5 é o Câmera Rápida: é só clicar duas vezes no botão Home que a câmera é ativada. Assim você não perde nenhum momento importante.

Galaxy J5 tem bateria com maior capacidade

Duração da bateria depende muito do uso que você faz do smartphone no dia a dia, e até de alguns fatores como a intensidade do sinal. Acontece que a capacidade do Galaxy J5 realmente é maior: enquanto o Zenfone Go vem com 2.070mAh, o Galaxy J5 tem bateria de 2.600mAh que, de acordo com a Samsung, dura até 9 horas com o uso da internet 4G.

Qual smartphone é o melhor: Galaxy J5 ou Zenfone Go?

A resposta é fácil: o Galaxy J5 foi o melhor em todos os pontos, sendo realmente o vencedor desse comparativo. Aqui estão alguns do seu destaque: câmera frontal de 5MP com flash e internet 4G.

Mas o Zenfone Go pode valer a pena, sim, principalmente pelo bom custo/benefício que ele oferece.

No desempenho, vale lembrar que são smartphones bem próximos, disputam praticamente lado a lado, com o Galaxy J5 vencendo por pouco. Acontece que esse smartphone da Samsung vem com aquelas especificações que fazem a diferença: ter 4G, por exemplo, é uma vantagem. Assim como a possibilidade de tirar boas fotos, e com um smartphone intermediário em mãos.

Veja preços do Galaxy J5 e do Zenfone Go:

 

 

Leia também: LG K10 vs Galaxy J5: saiba qual smartphone intermediário comprar

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone