Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J7 Prime ou Galaxy J7 Neo: qual celular da Samsung é melhor?

Fizemos um comparativo entre o J7 Prime e o J7 Neo para te ajudar a escolher o melhor celular. Confira!

Galaxy J7 Neo vs Galaxy J7 Prime, Galaxy J7 Prime ou Galaxy J7 Neo
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você está pensando em comprar um smartphone intermediário da Samsung, tem que tomar cuidado para não se confundir com o grande número de aparelhos com nomes ou características parecidas. O Galaxy J7 Prime e o Galaxy J7 Neo, por exemplo, são dois celulares intermediários com bom custo/benefício, mas com várias diferenças nas especificações, o que acaba refletindo no preço e na performance dos aparelhos.

Para te ajudar a descobrir se o Samsung ideal para você é um intermediário mais robusto, como o modelo J7 Prime, ou se compensa pagar mais barato e ficar com o J7 Neo, preparamos este comparativo entre os dois modelos. Confira!

 

Galaxy J7 Prime

Galaxy J7 Neo

Tela

5,5" Full HD (1920x1080) TFT LCD 5,5" HD (1280x720) Super AMOLED

Processador

Octa-core de 1.6GHz (Exynos 7870) Octa-core de 1.6GHz (Exynos 7870)
Memória RAM 3GB 2GB
Armazenamento 32GB 16GB
Aceita cartão de memória Sim (Até 256GB) Sim (Até 256GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Leitor de digital Sim Não
Giroscópio Não Não
TV Digital Não Sim
Câmera traseira 13MP (abertura de f/1.9) 13MP (abertura de f/1.9)
Câmera frontal 8MP (abertura de f/1.9) com flash 5MP (abertura de f/2.2) com flash
Filma em Full HD Full HD
Bateria 3.300 mAh 3.000 mAh

No design, acabamento metálico no J7 Prime contra plástico no J7 Neo

O visual é a primeira coisa que chama a atenção ao comparar os dois aparelhos. Seguindo o padrão que a Samsung adotou para os intermediários nos últimos anos, eles têm bordas suaves e arredondadas, com a câmera quadradinha na parte de trás. Mas as semelhanças nesse quesito param por aí: o J7 Prime tem o design bem trabalhado, com acabamento metálico sobre a estrutura unibody, e vem com a tela de vidro 2.5D, que passa a sensação um pouco mais premium.

Design metálico do J7 Neo se destaca

Já no J7 Neo, a Samsung escolheu manter os materiais mais simples usados nos primeiros modelos da linha J, então ele vem com estrutura de plástico flexível, que dá uma "pegada" confortável, mas não parece muito resistente.

Resolução Full HD do J7 Prime entrega mais nitidez

Quando o assunto é display, o Galaxy J7 Prime também leva vantagem sobre o J7 Neo. Os dois são smartphones com tela grande, de 5,5 polegadas, mas enquanto o J7 Prime tem resolução Full HD (1920x1080), o J7 Neo tem apenas resolução HD (1280x720). Essa diferença faz com que o J7 Prime seja mais indicado para quem gosta de assistir a filmes e séries pelo celular, por apresentar mais nitidez, sem granulados ou efeitos "pixelados".

Apesar de não ter tanta definição, o J7 Neo também tem uma tela interessante. O seu painel Super AMOLED tem mais contraste que a tela TFT LCD do J7 Prime, e também é mais econômico, porque os pixels são ligados individualmente e consomem menos energia.

J7 Neo vem com tela HD Super AMOLED

Processadores similares, mas mais memória RAM no J7 Prime

O desempenho é mais um ponto em que o J7 Prime sai ganhando. Os dois aparelhos vêm com o mesmo processador, o Exynos 7870, um octa-core de 1.6GHz, mas o J7 Prime vem com 3GB de RAM, 1GB a mais que o J7 Neo, o que vai fazer diferença se você gosta de jogar ou usa muitos aplicativos ao mesmo tempo.

Com 2GB de RAM, o J7 Neo é mais indicado para quem usa aplicativos menos exigentes, como redes sociais ou apps de fotos e música. Ele até consegue rodar alguns jogos casuais, mas não vai ter uma boa performance com gráficos muito elaborados. Se você curte esse tipo de jogo, é melhor optar pelo Prime ou por um celular top de linha, por exemplo, que é mais potente.

Com apenas 16GB, armazenamento interno é menor no J7 Neo

Outro fator que pesa no desempenho do J7 Neo é sua capacidade de armazenamento interno de 16GB. Contando o espaço ocupado pelo sistema operacional, você fica com apenas 10GB de memória livre, o que não é muita coisa. Nesse ponto o J7 Prime também se sai melhor, com 32GB, que vão te deixar armazenar mais atualizações do sistema, aplicativos, fotos e mensagens do WhatsApp, por exemplo.

Se você precisa de mais espaço, os dois modelos permitem uma expansão de memória de até 256GB. Diferente de outros aparelhos recentes, eles não vêm com entrada de cartão de memória híbrida, então você consegue usar dois cartões SIM e um cartão microSD ao mesmo tempo.

Quem gosta de tirar fotos encontra câmeras legais nos dois modelos

A câmera dos smartphones é um assunto sério para quem usa bastante o Snapchat, Instagram e outros aplicativos de fotografia. Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Os dois aparelhos têm ótimas câmeras traseiras, de 13MP e abertura de f/1.9, que permite uma boa entrada de luz, além de flash LED.

Com essa configuração, você consegue tirar fotos muito bacanas para compartilhar com os amigos nas redes sociais, especialmente se a iluminação ambiente estiver boa. Elas também mandam bem ao gravar vídeos, com resolução Full HD (1920x1080) e 30FPS.

Quando o assunto é câmera frontal, o J7 Prime se destaca e fica entre os melhores celulares para selfies, com uma câmera de 8MP e abertura de f/1.9. Já o J7 Neo vem com uma câmera frontal mais modesta, com 5MP e abertura de f/2.2. Para dar uma forcinha na iluminação, os dois modelos têm flash LED frontal.

Recursos adicionais são TV Digital no J7 Neo e leitor de digitais no J7 Prime

Um recurso muito bem-vindo no J7 Neo é a TV Digital HD. Com a antena que vem junto ao aparelho, você consegue assistir a todos os canais da TV aberta, no padrão FullSeg, o que vai agradar a quem passa muito tempo no trânsito e não gosta de perder nenhum episódio da novela.

No Galaxy J7 Prime, a Samsung incluiu um recurso adicional diferente: o leitor biométrico, que permite que você desbloqueie o aparelho rapidamente e com bastante segurança.

Galaxy J7 Prime vem com leitor de digitais

Autonomia semelhante nos dois aparelhos

A bateria do J7 Prime tem uma amperagem maior, de 3.300 mAh, contra 3.000 mAh no J7 Neo. Mesmo assim, eles empatam na autonomia, porque como o J7 Neo tem um display mais econômico, os dois aparelhos aguentam praticamente o mesmo tempo longe das tomadas: um dia inteiro de uso moderado.
Nenhum dos modelos vem com carregamento rápido, então eles podem levar algumas horas para completar a carga.

Quem leva a melhor? Galaxy J7 Prime ou J7 Neo?

Depois de levar a melhor em quase todos pontos do comparativo, o vencedor só poderia ser o Galaxy J7 Prime, não é mesmo? Ele leva vantagem tanto na aparência, que é mais trabalhada, quanto no hardware, entregando maior definição no display e melhor desempenho ao rodar aplicativos. Isso tudo com o dobro de armazenamento e uma câmera frontal mais potente. Com todas essas vantagens, fica fácil perceber que o J7 Prime tem um conjunto mais potente que o J7 Neo. Não é à toa que ele foi eleito um dos melhores celulares custo/benefício em 2017!

Agora, se você quer um celular da Samsung, mas não faz questão de um modelo com especificações mais altas, o J7 Neo pode ser uma boa opção, já que ele tem custo/benefício satisfatório, uma câmera traseira bem bacana e ainda vem com TV Digital.

 

Veja os preços do Galaxy J7 Prime e do Galaxy J7 Neo:

Leita também:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone