Galaxy J7 Pro vs Galaxy J5 Pro: quem vence essa batalha?
Em 2017, a Samsung investiu pesado nos smartphones intermediários da linha J . Entre os lançamentos, o Galaxy J7 Pro e o Galaxy J5 Pro se destacam como celulares muito completos, que combinam um design bonito, desempenho bacana e um ótimo conjunto de câmeras. Apesar de serem muito parecidos, o J7 Pro conta com uma tela maior

Em 2017, a Samsung investiu pesado nos smartphones intermediários da linha J. Entre os lançamentos, o Galaxy J7 Pro e o Galaxy J5 Pro se destacam como celulares muito completos, que combinam um design bonito, desempenho bacana e um ótimo conjunto de câmeras.
Apesar de serem muito parecidos, o J7 Pro conta com uma tela maior, mais armazenamento interno e maior capacidade de bateria. Para conferir esses e outros detalhes de perto, é só dar uma olhada no nosso comparativo entre os dois modelos. Confira!
Design com linhas arredondadas é igual nos dois modelos
Quando o assunto é design, os dois aparelhos são praticamente idênticos, exceto pelo tamanho, já que o J7 Pro é maior que o J5 Pro. Eles fogem um pouco do design padrão da linha J, com o corpo metálico mais arredondado que outros modelos, como o J7 Prime, o J7 Neo e o J5 Prime.
Os dois modelos vêm com vidro 2.5D, que é levemente curvo nas bordas e dá um visual bem premium e ótima "pegada". Também não há diferença no posicionamento dos falantes e dos botões físicos, nas laterais.

Apesar de terem basicamente o mesmo visual, a tela de 5.5" Full HD (1.920 x 1.080) do J7 Pro leva vantagem sobre o display de 5.2" HD (1.280 x 720) do J5 Pro. Além de ser maior, ela reproduz imagens com muito mais nitidez, o que deve agradar quem curte assistir a filmes, vídeos e séries pelo celular.
Apesar de ser menor, o display do J5 Pro vem com tecnologia Super AMOLED, também presente no J7 Pro, que tem cores vibrantes, pretos profundos e um bom ângulo de visão, além de ajudar a poupar energia, já que os pontos de luz acendem individualmente.
Na prática, os dois aparelhos agradam quem gosta de smartphones com tela grande, mas o J7 Pro leva a melhor por exibir imagens com mais definição.
No desempenho, o J7 Pro também leva a melhor
Como ambos vêm equipados com o mesmo processador, o Exynos 7870 (octa-core de 1.6GHz), o desempenho dos dois aparelhos é bom, na categoria de smartphones intermediários. Eles mandam bem na hora de rodar os aplicativos mais usados no dia a dia, como redes sociais, apps de mensagens instantâneas e até mesmo alguns jogos.
A diferença aqui fica por conta da memória RAM, que é de 3GB no J7 Pro, enquanto no J5 Prime é de 2GB. Isso quer dizer que o J7 Pro é mais eficiente em multitarefas, e consegue manter mais aplicativos abertos ao mesmo tempo, especialmente se eles forem mais pesados.
Quanto ao sistema operacional, ambos vêm com o Android 7 (Nougat) e usam a interface Samsung Experience, que tem um visual clean, próximo ao Android "puro". Essa interface tem algumas opções interessantes, como o DualMessenger, que permite que você duplique aplicativos e use duas contas do WhatsApp simultaneamente, por exemplo.
Mais uma diferença entre os dois modelos é no armazenamento interno: o J7 Pro também leva a melhor aqui e tem 64GB de espaço livre (53GB descontando o sistema operacional) para baixar aplicativos e guardar muitos vídeos, fotos e músicas no aparelho. O Galaxy J5 Pro, por sua vez, vem com 32GB de armazenamento, sendo que 8GB são ocupados pelo sistema.
Quem precisa de ainda mais espaço pode expandir o armazenamento com um cartão MicroSD de até 256GB. Os dois modelos vêm com slots exclusivas para o cartão de memória ao invés de uma entrada híbrida, então você não precisa se preocupar em escolher entre a expansão ou um segundo chip de operadora.
Quem é apaixonado por fotografia vai encontrar aqui dois smartphones bons para fotos, com um ótimo conjunto de câmeras. Os sensores traseiros são idênticos nos dois modelos, com 13MP de resolução e abertura f/1.7, que permite uma ótima captura de luz, além de foco automático. As fotos saem com bons níveis de contraste e saturação, e ficam legais até mesmo quando as condições de iluminação estão baixas, com poucos granulados e ruído.

Tudo igual também nas câmeras frontais, com sensores de 13MP e abertura focal de f/1.9 tanto no J7 Pro, quanto no J5 Pro. Quem curte tirar selfies vai conseguir ótimos cliques com os dois aparelhos, que conseguem fotografar até mesmo à noite, graças ao flash LED frontal.
Os dois aparelhos filmam em qualidade Full HD (1.920 x 1.080) tanto na câmera frontal quanto na câmera traseira, e têm estabilização digital EIS para ajudar na hora de gravar.
Recursos extras: leitor de digitais e NFC são destaques
Em relação aos recursos extras, não há diferenças entre os dois aparelhos. Ambos são celulares com leitor biométrico, o que garante bastante segurança e agilidade na hora de desbloquear o aparelho.
Outro destaque aqui é a conexão via NFC, presente nos dois modelos, que permite trocar dados aproximando o celular de um aparelho compatível, um recurso necessário para tecnologias como o Samsung Pay.

Mais uma vitória do J7 Pro no quesito autonomia! Com uma bateria de 3.600 mAh, ele dá conta de passar mais tempo longe das tomadas que o J5 Pro, com capacidade de 3.000 mAh. Quem não usa o celular de forma muito intensiva vai chegar até o final do dia sem problemas com qualquer um dos dois, mas se você curte assistir a vídeos em streaming ou passa muito tempo no 4G, vai sentir a diferença.
Quem leva a melhor: Galaxy J7 Pro ou Galaxy J5 Pro?
O Galaxy J7 Pro mostrou para o que veio e levou a melhor contra o irmão mais novo. Com mais definição na tela, memória RAM de respeito, o dobro de armazenamento interno e maior capacidade de bateria, ele é um celular mais potente que o J5 Pro, e fica entre os melhores smartphones Samsung da linha J, com um conjunto de especificações bem completo.
Apesar de não vencer no comparativo, o Galaxy J5 Pro tem uma vantagem importante: o preço. Ele é uma boa opção para quem quer um smartphone mais barato, com um desempenho bacana e um conjunto de câmeras que faz ótimos cliques, e ainda conta com recursos legais, como o leitor biométrico e o NFC.
Leia também:
