Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J7 Pro vs Galaxy J5 Pro: quem vence essa batalha?

Descubra qual smartphone Samsung leva a melhor: Galaxy J7 Pro ou Galaxy J5 Pro?

J7 Pro vs J5 Pro, J5 Pro e J7 Pro
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Em 2017, a Samsung investiu pesado nos smartphones intermediários da linha J. Entre os lançamentos, o Galaxy J7 Pro e o Galaxy J5 Pro se destacam como celulares muito completos, que combinam um design bonito, desempenho bacana e um ótimo conjunto de câmeras.

Apesar de serem muito parecidos, o J7 Pro conta com uma tela maior, mais armazenamento interno e maior capacidade de bateria. Para conferir esses e outros detalhes de perto, é só dar uma olhada no nosso comparativo entre os dois modelos. Confira!

 

Galaxy J7 Pro

Galaxy J7 Pro

Galaxy J5 Pro

Galaxy J5 Pro

Tela 5.5" Full HD Super AMOLED 5.2" HD Super AMOLED
Processador Exynos 7870 octa-core (1.6GHz) Exynos 7870 octa-core (1.6GHz)
Memória RAM 3GB 2GB
Sistema Operacional Android 7.1 (Nougat) Android 7.0 (Nougat)
Armazenamento 64GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (256GB) Sim (256GB)
Dual Chip Sim Sim
Leitor de Digital Sim Sim
NFC Sim Sim
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Câmera traseira 13MP com abertura de f/1.7 13MP com abertura de f/1.7
Câmera frontal 13MP com abertura de f/1.9 (com flash) 13MP com abertura de f/1.9 (com flash)
Filma em Full HD (30 fps) Full HD (30 fps)
Bateria 3.600 mAh 3.000 mAh

Design com linhas arredondadas é igual nos dois modelos

Quando o assunto é design, os dois aparelhos são praticamente idênticos, exceto pelo tamanho, já que o J7 Pro é maior que o J5 Pro. Eles fogem um pouco do design padrão da linha J, com o corpo metálico mais arredondado que outros modelos, como o J7 Prime, o J7 Neo e o J5 Prime.

Os dois modelos vêm com vidro 2.5D, que é levemente curvo nas bordas e dá um visual bem premium e ótima "pegada". Também não há diferença no posicionamento dos falantes e dos botões físicos, nas laterais.

Câmera J7 Pro

O Galaxy J7 Pro tem mais definição no diplay

Apesar de terem basicamente o mesmo visual, a tela de 5.5" Full HD (1.920 x 1.080) do J7 Pro leva vantagem sobre o display de 5.2" HD (1.280 x 720) do J5 Pro. Além de ser maior, ela reproduz imagens com muito mais nitidez, o que deve agradar quem curte assistir a filmes, vídeos e séries pelo celular.

Apesar de ser menor, o display do J5 Pro vem com tecnologia Super AMOLED, também presente no J7 Pro, que tem cores vibrantes, pretos profundos e um bom ângulo de visão, além de ajudar a poupar energia, já que os pontos de luz acendem individualmente.

Na prática, os dois aparelhos agradam quem gosta de smartphones com tela grande, mas o J7 Pro leva a melhor por exibir imagens com mais definição.

No desempenho, o J7 Pro também leva a melhor

Como ambos vêm equipados com o mesmo processador, o Exynos 7870 (octa-core de 1.6GHz), o desempenho dos dois aparelhos é bom, na categoria de smartphones intermediários. Eles mandam bem na hora de rodar os aplicativos mais usados no dia a dia, como redes sociais, apps de mensagens instantâneas e até mesmo alguns jogos.

A diferença aqui fica por conta da memória RAM, que é de 3GB no J7 Pro, enquanto no J5 Prime é de 2GB. Isso quer dizer que o J7 Pro é mais eficiente em multitarefas, e consegue manter mais aplicativos abertos ao mesmo tempo, especialmente se eles forem mais pesados.

Quanto ao sistema operacional, ambos vêm com o Android 7 (Nougat) e usam a interface Samsung Experience, que tem um visual clean, próximo ao Android "puro". Essa interface tem algumas opções interessantes, como o DualMessenger, que permite que você duplique aplicativos e use duas contas do WhatsApp simultaneamente, por exemplo.

Outra vitória do Galaxy J7 Pro no armazenamento interno

Mais uma diferença entre os dois modelos é no armazenamento interno: o J7 Pro também leva a melhor aqui e tem 64GB de espaço livre (53GB descontando o sistema operacional) para baixar aplicativos e guardar muitos vídeos, fotos e músicas no aparelho. O Galaxy J5 Pro, por sua vez, vem com 32GB de armazenamento, sendo que 8GB são ocupados pelo sistema.

Quem precisa de ainda mais espaço pode expandir o armazenamento com um cartão MicroSD de até 256GB. Os dois modelos vêm com slots exclusivas para o cartão de memória ao invés de uma entrada híbrida, então você não precisa se preocupar em escolher entre a expansão ou um segundo chip de operadora.

Os dois modelos contam com um ótimo conjunto de câmeras

Quem é apaixonado por fotografia vai encontrar aqui dois smartphones bons para fotos, com um ótimo conjunto de câmeras. Os sensores traseiros são idênticos nos dois modelos, com 13MP de resolução e abertura f/1.7, que permite uma ótima captura de luz, além de foco automático. As fotos saem com bons níveis de contraste e saturação, e ficam legais até mesmo quando as condições de iluminação estão baixas, com poucos granulados e ruído.

Câmera J5 Pro

Tudo igual também nas câmeras frontais, com sensores de 13MP e abertura focal de f/1.9 tanto no J7 Pro, quanto no J5 Pro. Quem curte tirar selfies vai conseguir ótimos cliques com os dois aparelhos, que conseguem fotografar até mesmo à noite, graças ao flash LED frontal.

Os dois aparelhos filmam em qualidade Full HD (1.920 x 1.080) tanto na câmera frontal quanto na câmera traseira, e têm estabilização digital EIS para ajudar na hora de gravar.

Recursos extras: leitor de digitais e NFC são destaques

Em relação aos recursos extras, não há diferenças entre os dois aparelhos. Ambos são celulares com leitor biométrico, o que garante bastante segurança e agilidade na hora de desbloquear o aparelho.

Outro destaque aqui é a conexão via NFC, presente nos dois modelos, que permite trocar dados aproximando o celular de um aparelho compatível, um recurso necessário para tecnologias como o Samsung Pay.

Leitor de digitais do J7 Pro

O Galaxy J7 Pro passa mais tempo longe das tomadas

Mais uma vitória do J7 Pro no quesito autonomia! Com uma bateria de 3.600 mAh, ele dá conta de passar mais tempo longe das tomadas que o J5 Pro, com capacidade de 3.000 mAh. Quem não usa o celular de forma muito intensiva vai chegar até o final do dia sem problemas com qualquer um dos dois, mas se você curte assistir a vídeos em streaming ou passa muito tempo no 4G, vai sentir a diferença.

Quem leva a melhor: Galaxy J7 Pro ou Galaxy J5 Pro?

O Galaxy J7 Pro mostrou para o que veio e levou a melhor contra o irmão mais novo. Com mais definição na tela, memória RAM de respeito, o dobro de armazenamento interno e maior capacidade de bateria, ele é um celular mais potente que o J5 Pro, e fica entre os melhores smartphones Samsung da linha J, com um conjunto de especificações bem completo.

Apesar de não vencer no comparativo, o Galaxy J5 Pro tem uma vantagem importante: o preço. Ele é uma boa opção para quem quer um smartphone mais barato, com um desempenho bacana e um conjunto de câmeras que faz ótimos cliques, e ainda conta com recursos legais, como o leitor biométrico e o NFC.

Compare os preços do Galaxy J7 Pro e do Galaxy J5 Pro:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone