Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J7 Pro vs Galaxy J7 Prime: qual smartphone da Samsung é melhor?

Duelo das galáxias! Confira este comparativo entre dois smartphones da linha Galaxy J7

galaxy j7 pro vs galaxy j7 prime
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A linha Galaxy J7 da Samsung é uma das mais famosas da fabricante sul-coreana atualmente. E não é difícil entender o sucesso, já que ela tem smartphones intermediários com preço de muitos modelos de entrada.

Neste comparativo colocamos o Galaxy J7 Prime, bastante popular aqui no Zoom, contra o Galaxy J7 Pro, modelo lançado em 2017, para você escolher qual celular atende às necessidades do seu dia a dia. Vamos lá e descubra!


Leia também: Melhores Smartphones Intermediários

 

Galaxy J7 Pro

Galaxy J7 Pro

Galaxy J7 Prime

Galaxy J7 Prime

Tela 5.5" Full HD (1080x1920 pixels) Super AMOLED 5.5" Full HD (1080x1920 pixels) PLS TFT
Processador Octa-core de 1.6GHz (Samsung Exynos 7870) Octa-core de 1.6GHz (Samsung Exynos 7870)
GPU Mali-T830 Mali-T830
Memória RAM 3GB 3GB
Armazenamento 64GB (expansível até 256GB) 64GB (expansível até 256GB)
Acesso à internet 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim Sim
Dual chip Sim Sim
Leitor de digital Sim Sim
Resistência à água Não Não
TV digital Não Não
Rádio FM Sim Sim
Câmera traseira 13MP (abertura de f/1.7) 13MP (abertura de f/1.9)
Câmera frontal 13MP (abertura de f/1.9) 8MP (abertura de f/1.9)
Filma em Full HD (30 FPS) Full HD (30 FPS)
Bateria 3.600 mAh 3.300 mAh
Sistema operacional Android 7.1 (Nougat) Android 6.0 (Marshmallow)

Empate no desempenho!

Equipados com mesmo hardware, o processador Exynos 7870, 3GB de memória RAM e a unidade gráfica Mali-T830, em termos de desempenho o J7 Pro e J7 Prime entregam a mesma experiência. Ambos rodam os aplicativos com fluidez, seja para jogar, navegar na internet, ler e-mails ou enviar mensagens no WhatsApp, por exemplo.

Sobre o sistema operacional, temos um empate técnico. Enquanto o J7 Pro vem com o Android 7.0 (Nougat), o J7 Prime vem com o Android 6.0 (Marshmallow) instalado de fábrica. Mas não se preocupe, pois a atualização já está liberada para o aparelho aqui no Brasil.

Galaxy J7 Pro manda muito bem nas selfies

Galaxy J7 Pro Câmera

Na câmera temos um desempate: o Galaxy J7 Pro é mais indicado para quem gosta de tirar selfies. Além de fotografar com mais megapixels, ele é um smartphone com flash LED frontal, um ótimo recurso para registros em ambientes com pouca luz, como uma festa à noite, por exemplo.

Na câmera traseira o J7 Pro também ganha, já que tem a lente com maior abertura focal, de f/1.7, que proporciona imagens mais nítidas e rica em detalhes, em especial nos ambientes com baixa iluminação. Ah, outro ponto de destaque na hora de tirar fotos é a possibilidade de controlar o obturador com um simples gesto manual.

Agora, quando o assunto é filmar, os dois smartphones apresentam a mesma qualidade de gravação a 30 frames por segundo (FPS), além de serem equipados com estabilização digital (EIS), detecção facial, foco automático e HDR.

Galaxy J7 Pro é melhor para assistir a vídeos, séries e filmes

Na aparência as diferenças são bem sutis, até porque os dois smartphones fazem parte da mesma linha. Apesar disso, o J7 Pro tem uma pegada mais confortável, principalmente para quem utiliza o celular por muito tempo, já que suas bordas são um pouco mais arredondadas que a do J7 Prime.

E se você gosta de assistir a vídeos no YouTube e séries na Netflix, por exemplo, o J7 Pro é mais indicado. A tela de 5.5 polegadas com resolução Full HD é do tipo Super AMOLED, que reproduz as cores de forma mais vibrantes e, também, economiza mais energia que a TFT do J7 Prime.

Na bateria e armazenamento, mais uma vitória para o J7 Pro

Aproveitando que o assunto bateria foi introduzido, nesse quesito o J7 Pro também ganha, com um pouco mais de autonomia para realizar as tarefas do dia a dia. Segundo informações da própria fabricante, o aparelho consegue aguentar 4 horas a mais que o J7 Prime na reprodução de vídeos, por exemplo.

Ah, e se você costuma gravar muitos vídeos, tirar fotos ou baixar músicas, o J7 Pro também é a melhor opção, já que conta com o dobro de armazenamento interno do J7 Prime. Mas pode ficar tranquilo em relação a esse assunto, pois ambos os smartphones aceitam cartão de memória de até 256GB (não incluso).

Always One Display é o grande diferencial do Galaxy J7 Pro

Galaxy J7 Pro Always On Display

Por mais que tenham muitas características em comum, como o leitor biométrico, compatibilidade com o Samsung Pay e ainda serem smartphones dual chip, o J7 Pro ganha pontos por ter NFC e a função Always on Display, que permite acessar a hora, calendário e as notificações sem precisar ativar o aparelho, o que economiza tempo e o melhor: a bateria.

No mais, os dois aparelhos contam com os aplicativos nativos da Samsung e outros diferenciais, como o Modo Infantil, que permite aos pais controlar o que os filhos têm acesso no celular.

Qual Galaxy J7 vence o duelo: a versão Pro ou Prime?

E o grande campeão do nosso comparativo é o Galaxy J7 Pro. Esse modelo é superior ao 'irmão mais velho' em praticamente todos os quesitos, como a câmera, tela, bateria e armazenamento. Isso sem falar em recursos extras, como o Always On Display e o NFC. Então se você quer investir na compra de um smartphone novo e completo, ele é a melhor opção.

Apesar de não ter ganhado esse duelo, o Galaxy J7 Prime não deixa de ser um bom smartphone intermediário, inclusive com desempenho igual ao J7 Pro e o melhor: preço muito atrativo.

Compare os preços do Galaxy J7 Pro e Galaxy J7 Prime:

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone