Logo Zoom
Logo Zoom

A linha Galaxy J7 da Samsung é uma das mais famosas da fabricante sul-coreana atualmente. E não é difícil entender o sucesso, já que ela tem smartphones intermediários com preço de muitos modelos de entrada.

Neste comparativo colocamos o Galaxy J7 Prime, bastante popular aqui no Zoom, contra o Galaxy J7 Pro, modelo lançado em 2017, para você escolher qual celular atende às necessidades do seu dia a dia. Vamos lá e descubra!


Leia também: Melhores Smartphones Intermediários

Empate no desempenho!

Equipados com mesmo hardware, o processador Exynos 7870, 3GB de memória RAM e a unidade gráfica Mali-T830, em termos de desempenho o J7 Pro e J7 Prime entregam a mesma experiência. Ambos rodam os aplicativos com fluidez, seja para jogar, navegar na internet, ler e-mails ou enviar mensagens no WhatsApp, por exemplo.

Sobre o sistema operacional, temos um empate técnico. Enquanto o J7 Pro vem com o Android 7.0 (Nougat), o J7 Prime vem com o Android 6.0 (Marshmallow) instalado de fábrica. Mas não se preocupe, pois a atualização já está liberada para o aparelho aqui no Brasil.

Galaxy J7 Pro manda muito bem nas selfies

Na câmera temos um desempate: o Galaxy J7 Pro é mais indicado para quem gosta de tirar selfies. Além de fotografar com mais megapixels, ele é um smartphone com flash LED frontal, um ótimo recurso para registros em ambientes com pouca luz, como uma festa à noite, por exemplo.

Na câmera traseira o J7 Pro também ganha, já que tem a lente com maior abertura focal, de f/1.7, que proporciona imagens mais nítidas e rica em detalhes, em especial nos ambientes com baixa iluminação. Ah, outro ponto de destaque na hora de tirar fotos é a possibilidade de controlar o obturador com um simples gesto manual.

Agora, quando o assunto é filmar, os dois smartphones apresentam a mesma qualidade de gravação a 30 frames por segundo (FPS), além de serem equipados com estabilização digital (EIS), detecção facial, foco automático e HDR.

Galaxy J7 Pro é melhor para assistir a vídeos, séries e filmes

Na aparência as diferenças são bem sutis, até porque os dois smartphones fazem parte da mesma linha. Apesar disso, o J7 Pro tem uma pegada mais confortável, principalmente para quem utiliza o celular por muito tempo, já que suas bordas são um pouco mais arredondadas que a do J7 Prime.

E se você gosta de assistir a vídeos no YouTube e séries na Netflix, por exemplo, o J7 Pro é mais indicado. A tela de 5.5 polegadas com resolução Full HD é do tipo Super AMOLED, que reproduz as cores de forma mais vibrantes e, também, economiza mais energia que a TFT do J7 Prime.

Na bateria e armazenamento, mais uma vitória para o J7 Pro

Aproveitando que o assunto bateria foi introduzido, nesse quesito o J7 Pro também ganha, com um pouco mais de autonomia para realizar as tarefas do dia a dia. Segundo informações da própria fabricante, o aparelho consegue aguentar 4 horas a mais que o J7 Prime na reprodução de vídeos, por exemplo.

Ah, e se você costuma gravar muitos vídeos, tirar fotos ou baixar músicas, o J7 Pro também é a melhor opção, já que conta com o dobro de armazenamento interno do J7 Prime. Mas pode ficar tranquilo em relação a esse assunto, pois ambos os smartphones aceitam cartão de memória de até 256GB (não incluso).

Always One Display é o grande diferencial do Galaxy J7 Pro

Por mais que tenham muitas características em comum, como o leitor biométrico, compatibilidade com o Samsung Pay e ainda serem smartphones dual chip, o J7 Pro ganha pontos por ter NFC e a função Always on Display, que permite acessar a hora, calendário e as notificações sem precisar ativar o aparelho, o que economiza tempo e o melhor: a bateria.

No mais, os dois aparelhos contam com os aplicativos nativos da Samsung e outros diferenciais, como o Modo Infantil, que permite aos pais controlar o que os filhos têm acesso no celular.

Qual Galaxy J7 vence o duelo: a versão Pro ou Prime?

E o grande campeão do nosso comparativo é o Galaxy J7 Pro. Esse modelo é superior ao 'irmão mais velho' em praticamente todos os quesitos, como a câmera, tela, bateria e armazenamento. Isso sem falar em recursos extras, como o Always On Display e o NFC. Então se você quer investir na compra de um smartphone novo e completo, ele é a melhor opção.

Apesar de não ter ganhado esse duelo, o Galaxy J7 Prime não deixa de ser um bom smartphone intermediário, inclusive com desempenho igual ao J7 Pro e o melhor: preço muito atrativo.

Compare os preços do Galaxy J7 Pro e Galaxy J7 Prime:


Leia também: