Galaxy J7 Pro vs Moto G6 Plus: uma briga de respeito entre os intermediários

O desempenho é parecido, mas outros detalhes podem fazer toda a diferença!

Galaxy J7 Pro vs Moto G6 Plus: uma briga de respeito entre os intermediários
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Alguns smartphones intermediários investem em características dignas de tops de linha, mas com preços mais baixos. A Samsung e a Motorola são duas marcas que sabem disso muito bem, com modelos que vão dos mais simples aos mais completos dentro da categoria.

Entre os maiores sucessos das fabricantes, estão o Samsung Galaxy J7 Pro e o Motorola Moto G6 Plus, dois modelos com excelente custo/benefício e fichas técnicas interessantes para o dia a dia.

Será que um deles é o melhor celular para você? Tire todas as suas dúvidas no nosso comparativo completo entre o Galaxy J7 Pro e o Moto G6 Plus.

Leia também: Os Melhores Jogos para Android do Momento

a partir de:R$ 1.208,07

a partir de:R$ 1.499,00

Tela
5,5 polegadas Super AMOLED Full HD (1920 x 1080 pixels) 16:9
5,9 polegadas Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 18:9
Processador
Exynos 7870 Octa-core de 2,3GHz
Qualcomm Snapdragon 430 Octa-core de 2,2 GHz
Memória RAM
3 GB
4 GB
Armazenamento
64 GB
64 GB
Aceita cartão de memória
Sim, microSD de 256 GB
Sim, microSD de 256 GB
Conectividade
4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.2 e NFC
4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth e e NFC
Dual Chip
Sim
Sim
Leitor de impressões digitais
Sim
Sim
Câmera traseira
13 MP (f/1.7)
Dupla: 12 MP (f/1.7) + 5 MP (f/2.2)
Câmera frontal
13 MP (f/1.9)
8 MP (f/2.2)
Filma em
Full HD @ 30 fps
4K @ 30 fps
Bateria
3.600 mAh
3.200 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura)
152 x 74 x 8 mm
 159 x 75 x 8 mm
Peso
181 gramas
165 gramas
Sistema operacional de fábrica
Andorid 7 Nougat
Android 8 Oreo
TV Digital
Não
Sim
Ofertas
Ver preçosVer preços

Maior memória RAM favorece o desempenho do Moto G6 Plus

Vamos começar com o principal. O Galaxy J7 Pro e o Moto G6 Plus são indicados para quem busca velocidade satisfatória nas atividades mais usuais do dia a dia, como navegar na internet, redes sociais e apps de fotos e vídeos, trocar mensagens online e exibir filmes, séries e vídeos em streaming.

Os dois têm processadores octa-core de desempenho bem próximos, o Exynos 7870 no Galaxy J7 Pro e o Qualcomm Snapdragon 630 no Moto G6 Plus.

Galaxy J7 Pro vs Moto G6 Plus

Porém, o smartphone da Motorola tem memória RAM um pouco maior, com 4GB contra os 3GB do Galaxy J7 Pro. Graças a esse fator, o modelo pode apresentar maior velocidade em tarefas que exigem um pouco mais do aparelho, como ao trabalhar com vários apps abertos ao mesmo tempo.

Outra vantagem do Moto G6 Plus é o sistema operacional Android 8 (Oreo) com poucas alterações feitas pela fabricante, que deixa sua navegação mais fluida. O Galaxy J7 Pro vem com Android 7 (Nougat) de fábrica, mas deve receber atualização para a versão mais atualizada.

Bom armazenamento, espaço para cartão de memória e segundo chip nos dois aparelhos

Em qualquer que seja a sua escolha, a boa capacidade de armazenamento é certa, já que os dois modelos têm 64GB, bem legal para baixar mais apps e salvar fotos e vídeos sem muitas preocupações, pelo menos por algum tempo.

Se precisar de mais espaço, sem problemas também, já que o Galaxy J7 Pro e o Moto G6 Plus têm entrada para cartão de memória e um slot para o segundo chip separados.

Moto G6 Plus é melhor para filmes, vídeos e até programas de TV

Caso a sua prioridade seja conforto e qualidade de imagem na hora de ver filmes, séries e outros vídeos no celular, o Moto G6 Plus oferece algumas vantagens, contra a tela maior, de 5,9", e de melhor definição Full HD+, com 2160x1080 pixels.

Além disso, o smartphone da Motorola tem tela com formato 18:9, o mesmo das telas de cinema, para que as imagens sejam exibidas sem cortes nas bordas.

Galaxy J7 Pro vs Moto G6 Plus

E essa vale um destaque: o Motorola Moto G6 Plus tem TV Digital integrada, para que você possa ver a programação dos canais digitais da TV aberta sempre que você quiser.

A tela Super AMOLED do Galaxy J7 Pro também não decepciona, claro. Mas é um pouco menor, com 5,5", e tem definição Full HD de 1920x1080 pixels. Mas o formato de 16:9 pode resultar em alguns quadros cortados, o que pode não ser legal para os mais detalhistas.

Display infinito do Galaxy J7 Pro chama atenção no visual

Embora seja menor, a tela do Galaxy J7 Pro é do tipo Display Infinito, da Samsung, que avança levemente pelas laterais. Assim, o modelo só tem bordas nas partes superior e inferior que, aliás, poderiam ser um pouco menores, característica que a marca acertou nos modelos seguintes.

De qualquer forma, o visual do Galaxy J7 Pro é bem legal, já que as telas se integram bem com a traseira em material metálico, ideal para quem prefere aparelhos mais robustos, mas ainda com aparência clean.

Galaxy J7 Pro vs Moto G6 Plus

O Moto G6 Plus também tem bordas laterais bem fininhas e mais perceptíveis no alto e abaixo da tela. Por falar nisso, o leitor de impressões digitais espremido junto ao logo da Motorola pode incomodar os mais detalhistas.

Mas, em compensação, sua traseira em vidro deixa a pegada e a aparência do aparelho mais próximas dos modelos mais avançados, como o Moto Z3 Play.

Câmeras investem em recursos diferentes

Tanto o Galaxy J7 Pro, quanto o Moto G6 Plus são celulares com características interessantes para fotos, mas por motivos diferentes.

O Moto G6 Plus acompanha a tendência das câmeras duplas, com duas lentes na parte traseira, a principal de 12MP e abertura f /1.7 e a secundária de 5MP e f/2.2, taxa de captura de luz que oferece resultado legais para as redes sociais até em fotos noturnas e em espaços com pouca luz, com imagens nítidas e com baixo nível de ruídos.

A câmera dupla também permite efeitos como Modo Retrato, preto e branco seletivo e fundo desfocado, além de outras tecnologias de otimização de imagem e ajustes de configurações manuais.

Já o Galaxy J7 Pro aposta na boa qualidade da lente única de sua câmera traseira, de 13MP e abe

Galaxy J7 Pro vs Moto G6 Plus

rtura de f/1.7, que também vai trabalhar bem nas fotos em ambientes com pouca luz natural ou feitas durante a noite. Embora com menos recursos de efeitos, a câmera do J7 Pro pode oferecer melhor qualidade de imagem nos resultados finais.

O mesmo cuidado foi dispensado à câmera frontal do Galaxy J7 Pro, que também tem 13MP e f/1.9, ajudando muito nas selfies com pouca luz. Bem mais simples, a câmera frontal de 8MP e f/2.2 do Moto G6 Plus se sai bem, mas nem perto do modelo da Samsung.

Bateria com maior capacidade ou carregamento rápido?

Com capacidade de 3.600mAh, a bateria do Galaxy J7 Pro se sai muito bem. Mesmo que você use bastante o celular, ele deve chegar até o fim do dia sem problemas (a não ser que você passe muito tempo reproduzindo filmes e conectado à internet móvel, que gastam muita energia).

A capacidade de bateria do Moto G6 Plus é um pouco menor, com 3.200mAh, mas ainda dentro do esperado da categoria. Em compensação, o modelo vem com carregador rápido Turbo Power, que oferece até 3 horas extras de uso após cerca de 15 minutos na tomada.

Motorola e Samsung investem em recursos exclusivos

Além dos detalhes de ficha técnica, é legal conhecer alguns recursos de navegação do smartphone da Samsung e da Motorola.

Por exemplo, o Galaxy J7 Pro tem a função Dual Messenger, para que você possa usar duas contas de aplicativos de mensagem distintas, ao mesmo tempo. Já a Pasta Segura garante proteção extra aos arquivos e aplicativos que você selecionar. E o display Always On exibe algumas informações importantes na tela bloqueada, como calendário e notificações, o que ajuda na economia de energia.

Galaxy J7 Pro vs Moto G6 Plus

Do outro lado, o Moto G6 Plus tem o Moto Ações e o Moto Tela, atalhos para tarefas através da tela bloqueada ou de movimentos com o aparelho, como ativar a câmera ao sacudir o celular ou silenciar uma chamada ao virar a tela para baixo.

Vale pensar se algumas dessas tarefas podem deixar o seu dia a dia mais prático, né?

Mas qual celular comprar: Galaxy J7 Pro ou Moto G6 Plus?

Ficou claro que o Moto G6 Plus tem características um pouco mais avançadas, como a definição de tela, a memória RAM e a câmera dupla (além da TV digital integrada).

Contudo, o modelo também tem custo mais alto, então é importante pensar no quanto essas configurações são importantes no seu dia a dia.

Caso você não costume trabalhar com muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo, não se importe com uma tela mais simples. Se está precisando economizar sem abrir mão de qualidade, o Galaxy J7 Pro não vai te decepcionar, garantindo boa velocidade de trabalho nas tarefas básicas e até fotos bem legais.

Compare os preços do Galaxy J7 Pro e do Moto G6 Plus:

Veja nossos reviews!

Leia também: