Logo Zoom
Logo Zoom

As linhas Samsung Galaxy e Asus Zenfone dispensam apresentações, já que as duas fabricantes marcam presença em smartphones intermediários e avançados.

Entre tantos modelos, o Galaxy J8 e o Zenfone Max Pro dividem a atenção, principalmente, pela faixa de preço bem similar, garantido recursos legais com bom custo/benefício.

Comparamos a ficha técnica e os recursos do Samsung Galaxy J8 e do Asus Zenfone Max Pro para te ajudar a escolher o melhor smartphone para você.

Empate técnico do desempenho

O processador Qualcomm Snapdragon 636 do Zenfone Max Pro é mais evoluído que o Snapdragon 450 do Galaxy J8. Porém, o smartphone Samsung tem maior memória RAM, de 4GB, contra 3GB do modelo da Asus.

Com isso, o desempenho final dos dois smartphones ficam bem parecidos, com capacidade de lidar com tranquilidade com as tarefas mais usuais no dia a dia, como navegar em sites e redes sociais, aplicativos de fotos e vídeos com muitos filtros e efeitos ou rodar vídeos em streaming.

O sistema operacional Android 8 (Oreo) também está presente nos dois modelos, mas a versão com poucas modificações de fábrica feitas pela Asus tem navegação um pouco mais fluída.

Galaxy J8 tem mais espaço de armazenamento

Já quem quer garantir muito espaço de armazenamento para baixar apps e salvar fotos, vídeos e outros arquivos, pode apostar sem medo no Galaxy J8, com 64GB, contra 32GB no Zenfone Max Pro.

Vale observar que os dois modelos têm entrada para cartão de memória e segundo chip.

Zenfone Max Pro leva a melhor na definição de tela

Outra semelhança entre esses smartphones intermediários é o tamanho de tela, de 6", bem legal para quem quer tela grande para curtir vídeos, séries, filmes e até alguns joguinhos casuais. Como o formato também é muito parecido, sempre próximo de 18:9, ambos garantem a exibição de cenas sem cortes nas bordas ou distorções, acompanhando o formato das telas de cinema. Assim, a decisão fica por conta da definição de tela.

E nesse ponto, a vantagem vai fácil para o Zenfone Max Pro e sua tela Full HD+, com 2160x1080, contra a definição HD+ do Galaxy J8, cm 1480x720 pixels. Essa diferença garante imagens mais nítidas, com melhor resolução de cores e detalhes no modelo da Asus.

No visual e imersão, não é possível ver muita diferença, já que os dois modelos têm bordas bem fininhas, deixando a tela tomar conta do espaço frontal do aparelho, e traseira em material metálico.

Samsung Galaxy J8 oferece recursos extras interessantes

A opção da Asus de fazer poucas modificações no sistema operacional Android 8 ganha pontos por deixar a navegação mais fluída, como dissemos antes. Mas alguns recursos extras da Samsung também são bem interessantes para o dia a dia.

Por exemplo, com o Dual Messenger você tem acesso a duas contas diferentes em um mesmo aplicativo de mensagens. Também na onda multitarefas, o App Pair permite a exibição de vídeos e um aplicativo de mensagens simultaneamente na tela dividida. Já a Pasta Segura oferece mais proteção aos arquivos e aplicativos que você escolher.

Ah, por falar em proteção, nos dois modelos você pode desbloquear o aparelho com o sistema de reconhecimento facial, além do leitor de digitais.

As melhores fotos também são do Galaxy J8

Acompanhando a tendência do mercado, tanto o Galaxy J8, quanto o Zenfone Max Pro têm câmera dupla traseira, com efeitos como fotos em Modo Retrato e com ajustes de foco e profundidade.

Mas a experiência da Samsung nesse ponto faz diferença, já que suas lentes de 16MP e 5MP com abertura focal máxima de f/1.7 fazem fotos bem mais nítidas e com melhor definição de cores e contornos, inclusive em lugares escuros e fotos noturnas, graças à boa captura de luz ambiente dos sensores.

Além dos bons resultados, você ainda encontra uma séries de stickers, efeitos e filtros para dar um up nas fotos.

A lente única da câmera frontal de 16MP e f/1.9 da câmera frontal do Samsung Galaxy J8 mantém a qualidade nas selfies, com enquadramento amplo e bons resultados até em situações de pouca luz.

Com lentes de 13MP e 5MP na câmera traseira dupla, e 8MP da câmera frontal, o Zenfone Max Pro faz fotos legais, mas sem o mesmo nível de detalhes e resolução, já que sua abertura focal maior, de f/2.2, não consegue fazer capturas tão boas em espaço com pouca luz ambiente, perdendo em nitidez.

Bateria poderosa é destaque no Zenfone Max Pro

A Asus pode até ter economizado um pouco nas configurações de câmera ou armazenamento, mas não poupou esforços para garantir altíssima duração de bateria. Com 5.000mAh, o Zenfone Max Pro, segundo a marca, aguenta até 20 horas de reprodução de vídeos do Youtube ou 28 horas em navegação Wi-Fi. Não é à toa que ele leva esse nome, não é mesmo?

Bem, esses números podem não ser muito exatos, mas é certo que você pode navegar na internet, trocar mensagens e ver muitos vídeos ao longo do dia, sem se preocupar em ficar sem bateria antes de chegar em casa.

Com 3.500mAH, a bateria do Galaxy J8 não é nada ruim, e até passa um pouco da média da categoria. Só não é tão poderosa quanto o modelo da Asus.

Qual o melhor celular: Galaxy J8 ou Zenfone Max Pro?

Como foi dito lá no início da comparação, o Galaxy J8 e o Zenfone Max Pro costumam apresentar preços bem parecidos, e também são similares em relação ao desempenho e velocidade de trabalho nas atividades mais usadas no dia a dia. Com isso, a decisão fica por conta das demais configurações do aparelho.

Se você faz questão de características como mais espaço de armazenamento ou câmeras com fotos melhores, o Galaxy J8 é a melhor escolha.

Mas se a sua prioridade é a maior qualidade de imagem da tela Full HD ou a bateria de longa duração, pode investir no Asus Zenfone Max Pro.

Confira as ofertas do Galaxy J8 vs Zenfone 4 Max Pro:

Leia também: