Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy Note 8 vs. Galaxy S8 Plus: fique por dentro das diferenças

Conheça o que mudou entre esses dois smartphones top de linha e acerte em cheio na sua escolha!

Galaxy Note 8 vs Galaxy S8 Plus, Galaxy S8 Plus vs Galaxy Note 8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Brigando no segmento dos smartphones top de linha, Galaxy Note 8 e Galaxy S8 Plus entregam tudo que é esperado de um aparelho desse tipo, como alto poder de processamento e câmeras de respeito. Porém, quais as diferenças entre eles? Algum leva vantagem sobre o outro?

Descubra essas e outras respostas em nosso comparativo. Vamos nessa!

 

 

 Conheça o Galaxy Note 8

Galaxy Note 8

 Descubra o Galaxy S8 Plus

Galaxy S8 Plus

Tela 6.3'' Quad HD+ (2560x1440) Super AMOLED
 6.2'' Quad HD+ (2560x1440) Super AMOLED
Processador Octa-core de até 2.3GHz
(Exynos 8895)
Octa-core de até 2.3GHz
(Exynos 8895)
Unidade de processamento gráfico (GPU) Mali-G71 MP20 Mali-G71 MP20
Memória RAM 6GB 6GB
Sistema operacional de fábrica Android 7.0 (Nougat) Android 7.1 (Nougat)
Armazenamento 128GB 128GB
Aceita cartão de memória Sim (até 256GB) Sim (até 256GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim (entrada híbrida) Sim (entrada híbrida)
Leitor de digital Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Leitor de íris Sim Sim
NFC Sim Sim
Resistência à água e poeira  Sim (certificação IP68)  Sim (certificação IP68)
Câmera frontal 8MP
(abertura f/1.7)
8MP
(abertura f/1.7)
Câmera traseira 12MP+12MP
(abertura f/1.7 e f/2.4)
12MP
(abertura f/1.7)
Filma em 4K (30 fps)
4K (30 fps)
Bateria 3.300 mAh 3.500 mAh

Telas grandes e praticamente sem bordas

Aqui temos duas das melhores telas do mercado, sendo assim qualidade na exibição e contraste de encher os olhos marcam presença por aqui. Ambas as telas aproveitam ao máximo a parte frontal (entregando um visual praticamente sem bordas), contam com resolução Quad HD+ (superior ao Full HD) e a tecnologia Super AMOLED, que ajuda na economia de energia e entrega tons de preto mais profundos.

Detalhe da tela do Galaxy S8 Plus

As únicas coisas que distinguem esses super displays são a diferença mínima entre as polegadas (6.2'' para o Galaxy S8 Plus e 6.3'' para o Note 8) e nas bordas, que são curvas no S8 Plus e planas no Note 8, para melhorar a experiência com o uso da S Pen.

No mais, nas duas opções temos proteção Gorilla Glass 5 e certificação IP68, que garante que os dois sobrevivam imersões acidentais em água doce de até 1.5m de profundidade por até 30 minutos.

Muito espaço para a instalação de aplicativos

Espaço definitivamente não é um problema para esses dois smartphones. Em ambos os lados temos 128GB de armazenamento interno e suporte para cartão de memória de até 256GB. Por isso, você pode baixar muitos aplicativos, suas séries favoritas, lotar de música e ainda vai sobrar algum espaço.

Ah, a bandeja do cartão de memória é híbrida. Com isso, caso você não precise aumentar ainda mais a memória, é possível utilizar um segundo chip de operadora. Vale ressaltar, também, que existem versões do Galaxy S8 Plus e do Galaxy Note 8 com 64GB de armazenamento interno.

Processamento rápido para todo tipo de função

Aqui temos um empate, pois os dois aparelhos contam com o mesmo conjunto de processamento: o chipset Exynos 8895 rodando em oito núcleos de até 2.3GHz, além de 6GB de RAM.

Esses elementos reunidos fazem com que qualquer app e jogo pesado, como Asphalt Xtreme, rode tranquilamente com gráficos no máximo. Logo, se você faz questão de ter um smartphone muito potente, os dois vão lhe atender da mesma forma.

Vale a pena frisar que há ainda uma outra versão do S8 Plus com mesmo processador e 4GB de RAM, que na prática entrega resultados bem parecidos por um melhor custo/benefício.

Galaxy Note 8 é o primeiro smartphone Samsung com câmera dupla

O Galaxy S8 foi disparado um dos melhores smartphones para fotografia do ano, por isso mesmo tudo que ele mandou bem permaneceu no Galaxy Note 8.

Na parte frontal temos, nos dois smartphones, uma câmera de 8MP com abertura f/1.7. Isso quer dizer que na prática as suas selfies terão ótima qualidade e serão bem iluminadas, mesmo em condições de iluminação menos favoráveis.

Já no lado de trás, temos uma ótima câmera traseira no S8 Plus, com 12MP e f.1/7. Esse conjunto, somado ao estabilizador óptico de imagem, entrega fotos claras e com riqueza de detalhes em diferentes tipos de situações. Não ficaram de fora recursos populares, como a gravação de vídeos em 4K, o modo comida (para a foto do seu almoço bombar de likes no Instagram), o modo panorama e a gravação de vídeos em câmera lenta.

A novidade em fotografia ficou por conta do Galaxy Note 8, que é o primeiro smartphone Samsung com câmera dupla. A primeira, com ótima abertura, é a mesma do Galaxy S8 já a segunda, com abertura f/2.2, é uma teleobjetiva com zoom óptico de até 2x. Essa combinação permite que a câmera se aproxime do objeto fotografado sem perda de qualidade e que você realize o estiloso efeito Live Focus, que desfoca o fundo da imagem.

Efeito Live Focus do Galaxy Note 8

Bom, os dois smartphones entregam imagens de "cair o queixo", dignas de um smartphone top de linha. Contudo, por apresentar uma segunda câmera traseira, com zoom óptico, o Note 8 leva essa.

Muita diversão com os recursos adicionais da S Pen

Nesses dois smartphones Samsung temos diferenciais parecidos, como o desbloqueio via digital, reconhecimento facial ou por leitura de íris, a melhor e mais segura das três. Porém, no Note 8 temos ainda a S Pen. Ah a S Pen...

Assim como nos outros modelos da linha Note, a caneta touch também está presente por aqui. No entanto, agora ela tem a ponta mais fina e um número maior de pontos de pressão. Além disso, com ela é possível realizar traduções, capturas de tela de forma simplificada, anotações rápidas (mesmo com a tela bloqueada) e, o principal, a criação de animações que podem ser compartilhadas com seus amigos em apps que suportem o formato GIF, como o WhatsApp e o Facebook. Sendo assim, é só soltar a imaginação e se divertir com a galera.

S-Pen em uso

Baterias que duram o dia todo

Falta de energia não é um problema, os dois chegam ao final do dia, em uso moderado, sem muito esforço. Para melhorar ainda mais as coisas, ambos contam com carregamento turbo e a possibilidade de carregamento sem fio, através do carregador conversível que é vendido separadamente.

A bateria do S8 Plus é ligeiramente maior, com 3.500 mAh contra 3.300 mAh do Note 8, mas na prática a duração de bateria dos dois é praticamente a mesma.

Quem leva a melhor: Galaxy Note 8 ou Galaxy S8 Plus?

Como estamos falando de dois atuais tops de linha da Samsung, com configurações bem parecidas, não temos um grande vencedor absoluto, fazendo com que a opção de compra seja baseada por critérios de preferência pessoal de cada um.

Se você curtiu tudo que está presente no Galaxy S8 Plus, mas faz questão de ter um smartphone com câmera dupla o Note 8 é o modelo certo. Além disso, ainda há todo o diferencial da S Pen, que facilita a vida no dia a dia, principalmente para alguns tipos de profissionais, como arquitetos, artistas e designers.

Agora, se você não faz tanta questão de ter uma câmera dupla, quer economizar um pouco e curtiu muito o visual com bordas curvas, o Galaxy S8 Plus é o smartphone perfeito para ser seu novo companheiro.

Confira os preços do Galaxy Note 8 e do Galaxy S8 Plus

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone