Galaxy S20 vs Motorola Edge Plus: qual é o melhor celular top de linha?

Veja o comparativo completo que o Zoom montou entre o Motorola Edge+ e o Galaxy S20

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

O mercado de celulares premium teve muitos lançamentos em 2020, entre eles o Motorola Edge+, o novo aparelho premium da Motorola. Ele traz como destaque uma tela com bordas curvas, câmera de 108 MP, uma bateria “gigante” e, claro, um processador bem potente. Um dos seus principais concorrentes é o Galaxy S20, lançamento da Samsung também no segmento de celulares de alto nível.

Já sabemos que os dois aparelhos têm especificações excelentes e um conjunto bem completo, mas qual o melhor celular avançado? O Zoom montou um comparativo entre as duas opções, mostrando em qual ponto cada uma se destaca, suas diferenças e qual pode ser o melhor para você. Também reunimos os melhores preços para os dois aparelhos top de linha.

Leia mais artigos sobre celulares e fique por dentro de tudo.

Veja abaixo um comparativo entre suas fichas técnicas:

Produto indisponível

Produto indisponível

Lançamento
Fevereiro de 2020
Abril de 2020
Linha
S
Edge
Tamanho da tela
6,2 polegadas
6,7 polegadas
Resolução da tela
Quad HD (1440 x 3200 pixels)
Full HD+ (1080 x 2340 pixels)
Processador
Exynos 990 
Snapdragon 665
Memória RAM
8 GB
12 GB
Armazenamento
128 GB
256 GB
Memória expansível
Sim
Não
Câmera traseira
12 MP (f/1.8)
64 MP (Teleobjetiva) )f/2.0)
12 MP (Ultra-wide) (f/2.2)
108 MP (f/1.8)
8 MP (Teleobjetiva) (f/2.4)
13 MP (f/2.2)
Sensor de profundidade ToF 3D
Câmera frontal
10 MP (f/2.2)
25 MP (f/2.0)
Filma em
8K @ 24 fps, 4k @ 60 fps
6K @ 24 fps, 4k @ 30 fps
Resistência à água e poeira
Sim
Sim, a respingos
Sistema operacional de fábrica
Android 10
Android 10
Leitor de digitais
Sim, integrado à tela
Sim, integrado à tela
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Dual chip
Sim
Não
Bateria
4.000 mAh
5.000 mAh
Carregamento sem fios
Sim
Sim
Cores
Cosmic Grey (cinza), Cloud Blue (Azul) e Cloud Pink (Rosa)
Cinza e Vinho
Dimensões
Altura: 151,7 mm
Largura 69,1 mm
Espessura: 7,9 mm
Peso: 163 g
Altura: 161,1 mm
Largura 71,4 mm
Espessura: 9,6 mm
Peso: 203 g
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Design e tela

O Motorola Edge+ aposta em tela com bordas curvas

Os dois celulares são modelos de alto nível e isso se reflete em seus acabamentos. A Samsung apostou em uma construção com revestimento em vidro nas costas do Galaxy S20, o que dá a ele a cara do celular premium que ele é, mas também amedronta os compradores que temem o que pode acontecer em eventuais quedas. Suas bordas são arredondadas e as câmeras foram alocadas em um módulo retangular, que não é nada discreto.

Design do Galaxy S20 (Imagem: Divulgação/Samsung)
Design do Galaxy S20 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Já a Motorola optou por uma construção em metal, mas que não deixasse de transparecer toda a elegância e sofisticação que o Edge+ possui. A empresa também não colocou muitos detalhes em sua traseira e optou por bordas mais arredondadas, mas o conjunto de câmeras é alocado verticalmente e sem nenhum tipo de módulo, deixando sua estética traseira um pouco mais “suave”.

Na parte frontal, os dois aparelhos têm suas câmeras frontais alocadas no formato “furo” para não precisarem de nenhum notch, mas enquanto o S20 possui uma leve curva em sua tela nas bordas, o modelo da Motorola traz bordas com curvas de quase 90°, o que dá uma experiência mais imersiva para o usuário. Essas bordas curvas não são apenas pela estética, mas comentaremos sobre suas funções no tópico de desempenho.

A tela com bordas curvadas trás uma imersão maior para o Edge+ (Imagem: Divulgação/Motorola)
A tela com bordas curvadas trás uma imersão maior para o Edge+ (Imagem: Divulgação/Motorola)

O celular da Samsung é encontrado nas cores Cosmic Grey (cinza), Cloud Blue (Azul) e Cloud Pink (Rosa), enquanto o Motorola Edge+ está à venda nas cores Cinza e Vinho.

O Galaxy S20 possui uma tela Quad HD+

Como estamos falando de dois celulares premiums, não podemos esperar pouco de suas telas e a expectativa é correspondida. O Galaxy S20 possui uma tela de 6,2 polegadas com resolução Quad HD+, painel Dynamic AMOLED 2x e uma taxa de atualização de até 120 Hz.

Já o Motorola Edge+ tem uma tela de 6,7 polegadas, com painel OLED e resolução Full HD, além das bordas curvas já citadas. Não podemos esquecer que a Motorola também fez questão de colocar uma taxa de atualização maior em seu lançamento, que alcança até os 90Hz, sendo o primeiro da marca com esse recurso.

O Galaxy S20 tem tela Quad HD+ com 120 Hz de taxa de atualização (Imagem: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S20 tem tela Quad HD+ com 120 Hz de taxa de atualização (Imagem: Divulgação/Samsung)

Qualidade de imagem é algo que você não precisa se preocupar aqui, pois os dois aparelhos têm de sobra, então basta aproveitar a experiência incrível na hora de assistir filmes e séries no celular. As duas telas possuem uma qualidade excelente, com alta resolução, cores vivas, bom contraste e boa taxa de brilho.

O Galaxy S20 acaba tendo uma navegação mais fluída por conta de sua taxa de atualização, mas a diferença de 120 Hz para 90 Hz é bem pequena e, devido ao gasto de bateria a mais que esse recurso exige, muitos usuários optam por voltarem essa taxa para o padrão.

Desempenho

A Samsung apostou em um modelo de fabricação própria, o Exynos 990, que é octa-core e atinge até 2.7GHz. A Motorola optou pelo último modelo da Qualcomm, o Snapdragon 865, que também é octa-core, mas tem uma frequência um pouco maior, de 2.8GHz. Em nível de curiosidade, o Galaxy S20 também possui versões com o mesmo processador do Edge+, que são vendidas nos EUA.

Seus processadores possuem a mesma arquitetura de 7 nanômetros, por isso, devem ter um gasto energético bem próximo. Os dois celulares estão preparados para rodar qualquer aplicativo pesado ou jogo do momento com folga, sem nenhum tipo de travamento ou outros problemas. Os dois aparelhos possuem suporte ao 5G, porém a versão do S20 que vem para o Brasil não conta com esse recurso.

Lembra quando falamos que as bordas da tela do Motorola Edge+ não eram apenas para estética? A empresa possui colocou várias funções que podem ser acessadas a partir das bordas, como notificações, atalhos, aplicativos recentes e até mesmo botões virtuais para jogos, que são configurados em um modo de jogo próprio do celular.

Demonstração dos “botões virtuais” nas bordas curvas do Motorola Edge+ (Imagem: Divulgação/Motorola)
Demonstração dos “botões virtuais” nas bordas curvas do Motorola Edge+ (Imagem: Divulgação/Motorola)

O Galaxy S20 está disponível em uma versão única com 8 GB de RAM e 128 GB de memória interna, enquanto o Motorola Edge+ tem sua versão com 12 GB de RAM e 256 GB de memória interna. Ambos já chegam com o Android 10 instalado de fábrica.

Câmeras

O Motorola Edge+ tem um sensor principal de 108 MP com abertura f/1.8 e tecnologia quad pixel, esse que é um dos maiores do mercado. Sua câmera secundária é para fotos teleobjetivas, com 8 MP e zoom óptico de 3 vezes, enquanto a terceira é de 16 MP, abertura f/2.2 e serve para fotos ultra-wide, com ângulos mais abertos. Ele também possui um sensor ToF 3D, que é usado para efeitos de profundidade, como o modo retrato.

Conjunto de câmeras do Motorola Edge+ (Imagem: Divulgação/CNET)
Conjunto de câmeras do Motorola Edge+ (Imagem: Divulgação/CNET)

Já o Galaxy S20 tem um sensor principal de “apenas” 12 MP, com abertura f/1.8, mas aposta em sua câmera para fotos teleobjetivas, que tem 64 MP, zoom óptico de 3 vezes e foco por detecção de fase. O aparelho pode chegar a um zoom híbrido de até 30 vezes. Sua terceira câmera é de 12 MP também, com lente ultra-wide e uma estabilização melhorada para vídeos.

A experiência fotográfica nos dois aparelhos é incrível, mas enquanto o Motorola Edge+ deve conseguir fotos maiores e com mais detalhes por conta do seu sensor principal, além de contar com a tecnologia Quad Pixel, o modelo da Samsung tem resultados melhores em suas câmeras secundárias, mas não deixando de lado as ótimas imagens com o sensor principal.

Filmagens em 8K no Galaxy S20

Na parte de filmagem, o Galaxy S20 consegue filmar até em 8K a 24 fps, enquanto que o Edge+ tem sua filmagem máxima em 6K. Os dois possuem estabilização eletrônica, mas aqui o ponto vai para o modelo da Samsung, que também tem uma ótima estabilização na câmera ultra-wide.

A câmera frontal do Galaxy S20 possui 10MP, abertura f/2.2 e foco por detecção de fase, enquanto o Motorola Edge tem uma câmera frontal de 25 MP e abertura f/2.0, além de tecnologia Quad Pixel. O modelo da Samsung também sai na frente na filmagem aqui, já que consegue vídeos em 4K a 60fps.

Bateria

O Motorola Edge+ sai na vantagem por ter uma bateria maior e alguns componentes que acabam usando menos energia. Sua bateria é de 5.000 mAH e, por a resolução de sua tela ser menor e também ter uma taxa de atualização menor, acaba ganhando mais autonomia não só pelo tamanho. A Motorola promete até 2 dias de bateria, algo que é impressionante para um celular deste nível.

O Galaxy S20 possui uma bateria de 4.000 mAh que, em uso contínuo, acaba durando pouco mais de 16 horas com todas as suas funções ligadas. A autonomia aumenta caso o usuário opte por colocar a tela em uma taxa de atualização padrão, além de controlar o brilho da tela do aparelho.

Os dois possuem suporte a carregamento rápido, sendo de 25W para o celular da Samsung e 15W para o modelo da Motorola. Eles também suportam o carregamento sem fio e carregamento reverso.

Custo-benefício: qual o melhor celular top de linha?

Os dois aparelhos têm um conjunto bem completo e, claro, oferecem um desempenho excelente em todos os pontos citados aqui, mas há algumas diferenças em tecnologia que podem ser cruciais na hora de escolher algum deles.

O Motorola Edge+ se destaca por ter uma bateria maior, câmera principal de 108 MP e o design de bordas curvas, que dá um aspecto bem legal. Do outro lado, o Galaxy S20 possui uma tela incrível, além de contar com câmeras secundárias melhores e mais qualidade na gravação de vídeo.

No preço os dois celulares são bem “salgados”, assim como qualquer outro aparelho premium. O Motorola Edge custa, atualmente, aproximadamente R$ 4.800. Já o Galaxy S20 pode ser encontrado aqui a partir de R$ 3.500.

Veja as melhores ofertas do Galaxy S20:

Leia também: Melhor câmera de celular em 2020: 13 smartphones para foto e vídeo