Logo Zoom
Logo Zoom

A fim de brigar com os melhores smartphones do momento, a Samsung começou o ano de 2016 lançando dois dispositivos poderosos que já estão dando o que falar. Além de terem alta performance, tanto o Galaxy S7 quanto o Galaxy S7 Edge têm características dignas de um smartphone top de linha.

E a nova dupla da linha Samsung Galaxy realmente supera em muitos aspectos outros modelos do mercado. Mas, como eles são praticamente iguais, é normal que você fique na dúvida sobre qual comprar.

Para te ajudar a decidir, a gente preparou um comparativo com os principais aspectos desses smartphones e, ainda, mostramos qual deles vale mais a pena. Confira!

Leia também: Galaxy S7 vs LG G5 SE: qual smartphone top de linha escolher?

Quem gosta de tela grande vai curtir o Galaxy S7 Edge

O tamanho das telas é a primeira diferença a ser notada quando comparamos os dois smartphones. Se o Galaxy S7 já é considerado um smartphone com tela grande, o Galaxy S7 Edge é ainda maior e tem tela de 5,5 polegadas.

Fora o tamanho, as telas são idênticas: ambas têm resolução Quad HD (2K) 2560x1440 e são Super AMOLED. Só por isso, já podemos esperar excelente qualidade das imagens, com cores vivas e contrastantes.

Na densidade de pixels existe uma pequena diferença entre os aparelhos, pois temos a mesma quantidade de pixels em telas de diferentes tamanhos. São 577 ppi no Galaxy S7 e 534 ppi no Edge. Na prática, quanto maior, melhor. Portanto, se analisarmos bem no detalhe, o Galaxy S7 acaba levando uma vantagem em relação ao seu irmão. Mas a diferença nem é tão grande assim.

Por dentro, eles são quase iguais

Que estes são dois dispositivos potentes, isso nós já sabemos. Afinal, foram equipados com processadores octa core e 4GB de RAM. De acordo com a Samsung, eles são 30% mais rápidos que o modelo anterior, Galaxy S6, e têm GPU – unidade de processamento gráfico – até 65% melhor. E, exatamente por isso, são considerados ótimos smartphones para jogos, por exemplo.

No quesito armazenamento, tudo igual para os dois: existe uma versão de 32GB e uma de 64GB para cada um deles. E para corrigir um pequeno deslize que a empresa sul-coreana cometeu no Galaxy S6, agora os novos aparelhos contam com slot para cartão de memória MicroSD de até 200GB, resolvendo assim os problemas de espaço.

O diferencial entre os smartphones, na parte de hardware, ficou por conta da bateria com melhor capacidade do Galaxy S7 Edge, que conta com 3.600mAh – 600mAh a mais do que o Galaxy S7 -, um bom "upgrade" se pensarmos em autonomia. E se você é daqueles que usa muito o celular e acaba consumindo mais bateria, vai gostar de saber que os novos Galaxys têm tecnologia de carregamento rápido. É possível dar carga completa em menos de duas horas.

Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge têm câmeras com sensor de qualidade

Caprichando na câmera do Galaxy S7 e do Galaxy S7 Edge, a Samsung apostou em um sensor Dual-pixel de 12MP para cada um deles, capaz de fazer fotos com qualidade ímpar.

Isso, porque ele tem pixels maiores (1.4µm) e tem lente com abertura de f/1.7, que dão agilidade para o foco automático, além de capturar mais luz. O resultado: fotos com riqueza de detalhes e alta definição.

Por ter estabilizador óptico de imagem e filmar em 4k, não é preciso nem dizer que o sensor também é muito bom para fazer vídeos. Além de terem alta definição, seus vídeos vão ficar livres daqueles tremidos que cansam os olhos.

Sem muitas surpresas, as câmeras frontais contam com a mesma abertura da câmera traseira (f/1.7) e continuam com a resolução de 5MP, presente também no Galaxy S6.

Parecidos com o Galaxy S6, mas com a proteção do Galaxy S5

Mantendo o design de sucesso da linha Galaxy, a versão 7 não ficou muito diferente do que já conhecíamos no Galaxy S6. O acabamento elegante em vidro 3D e metal continua, e a proteção com Gorilla Glass 4 tanto na frente quanto atrás, também.

Já o sensor da câmera, alvo de reclamações por causa de sua protuberância, foi um ponto que sofreu ajustes e agora está mais discreto. E a "pegada" ficou mais ergonômica no Galaxy S7 Edge, devido às bodas com curvas mais acentuadas da versão.

Com certificação IP68, o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge contam com proteção contra água e poeira, uma característica já conhecida do Galaxy S5. Mas como melhorias são sempre bem vindas, agora é possível mergulhar o aparelho em até 1,5 metros de profundidade, por até trinta minutos, sem danificá-lo.

Os recursos destes smartphones são o grande diferencial

Como se não bastasse todo o poder de fogo destes aparelhos, eles ainda vieram equipados com funções bacanas para facilitar o dia a dia. O Samsung Pay é um exemplo. Com este sistema de pagamento, finalmente disponível no Brasil, é possível realizar compras com muito mais facilidade, apenas utilizando seu smartphone. Mas é bom conferir a lista de bancos conveniados, pois nem todos estão incluídos.

Um recurso muito legal, o Always On Display (AOD) permite que você veja rapidamente o relógio ou a agenda sem precisar desbloquear a tela. E a boa notícia é que ele está presente tanto no Galaxy S7 quanto no Galaxy S7 Edge.

Ao contrário do AOD e do Samsung Pay, a Tela Edge está presente apenas no Galaxy S7 Edge. Nessa tela é possível criar uma barra de tarefas com até 9 aplicativos que você usa com frequência. Assim fica mais fácil acessar rapidamente o aplicativo do taxi, por exemplo, ou o mapa da cidade.

Outra função presente apenas na versão Edge, e que o torna campeão neste quesito, é a que dá acesso às ferramentas como bússola e lanterna. Tem até uma régua para você medir algum objeto pequeno.

Afinal, qual Galaxy é melhor comprar: o S7 ou o S7 Edge?

É verdade que o Galaxy S7 Edge tem alguns "extras" em relação ao Galaxy S7, mas ele também é mais caro. Então se você quer um modelo top de linha, mas não quer esbanjar tanto assim, vamos combinar que o Galaxy S7 já é um smartphone poderoso, capaz de realizar muitas tarefas, inclusive as mais pesadas, com boa performance. Sendo assim, a nossa escolha vai para ele!

Mas é aquilo: se você está à procura do que há de mais moderno, aí vale ficar de olho na versão Edge, pois ele é realmente superior. Não só na tela e na bateria, mas também em relação às funções que acabam agregando valor. Só não se esqueça de que o investimento vai ser maior. Então talvez não compense, pois o Galaxy S7 já consegue dar conta do recado muito bem.

Veja preços do Galaxy S7 e do Galaxy S7 Edge


Leia também: Melhores Celulares do Momento