Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy S7 vs Galaxy A7: uma comparação entre celulares Samsung

Confira as diferenças entre o Galaxy S7 e o Galaxy A7, dois lançamentos Samsung em 2016.

Galaxy S7 vs Galaxy A7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Bem buscados aqui no Zoom, Galaxy S7 e Galaxy A7 2016 são celulares Samsung com acabamento premium e bom desempenho. Mas para saber qual deles é melhor, colocamos os dois smartphones lado a lado em uma disputa entre um top de linha e um intermediário um pouco mais avançado. Será que o resultado é óbvio? Confira no nosso comparativo!

 

Samsung Galaxy S7

Samsung Galaxy S7

Samsung Galaxy A7 2016

Samsung Galaxy A7 2016

Tela

5,1'' Quad HD

(1.440 x 2.560 pixels)

5,5'' Full HD

(1.080 x 1.920 pixels)

Processador

Octa core (2,3GHz + 1,6GHz)

Octa core (1,6GHz)

Memória RAM

4GB

3GB

Armazenamento

32GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 200GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Não

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

12MP

13MP

Filma em

4K

Full HD

Bateria

3.000 mAh

3.300 mAh

 

Leia também: Galaxy A5 2016 vs Galaxy A7 2016: veja as diferenças

Tela do Galaxy A7 é maior, mas S7 entrega mais resolução

Quem prefere smartphones com tela grande vai gostar de saber que o Samsung Galaxy A7 tem 5,5 polegadas e, sendo assim, é mesmo um pouco maior que o Galaxy S7, que tem 5,1 polegadas.

Na resolução é que o Galaxy A7 2016 perde um pouco, mas está longe de ser ruim. É que ele tem tela Super AMOLED Full HD com densidade de 401 pixels por polegada (ppi), apresentando boas taxas de brilho, contraste e cores vivas.

Mas, do outro lado, temos o Galaxy S7 com uma definição Quad HD (ou 2K) e densidade de 577 ppi. A tecnologia usada também é a Super AMOLED, que entrega resultados muito bons. Na prática, a diferença entre o Galaxy A7 e o Galaxy S7 é que o smartphone top de linha apresenta um pouco mais de nitidez, mas nada que seja gritante.

Um ponto bacana em ambos os smartphones comparados é que contam com a proteção Gorilla Glass 4 tanto na tela quanto na parte de trás, que também é de vidro no Galaxy A7 e no Galaxy S7.

Proteção contra água? Só no Galaxy S7

Depois de deixar de fora a proteção contra água no Galaxy S6, a Samsung voltou atrás e incluiu a especificação no Galaxy S7, que conta com a certificação IP68, garantindo que o aparelho não pare de funcionar mesmo se ficar submerso em água doce, a até 1,5 metro, e por no máximo 30 minutos. Ou seja, o Galaxy S7 é um celular à prova d'água!

Como um bom top de linha, desempenho do Galaxy S7 supera o do A7

De um lado, temos o Galaxy A7 2016 equipado com processador octa core da Samsung, o Exynos 7580, de 1,6GHz, que trabalha em conjunto com os 3GB de RAM e a unidade de processamento gráfico (GPU) Mali T720 MP2.

E, do outro, o Galaxy S7 chega para competir com seu chip também octa core, só que mais potente, o Exynos 8890 (2,3GHz + 1,6GHz), que junto com a GPU Mali T880 MP12 e os 4GB de RAM, fazem um excelente trabalho.

Não que o Galaxy A7 seja um aparelho lento. Ao contrário disso, ele é muito bom na multitarefa, e consegue rodar até jogos mais pesados com configuração gráfica no máximo, só que em alguns momentos é possível notar uma pequena queda nas taxas de quadros por segundo, mas nada que se compare ao desempenho de celulares intermediários mais baratos, como o Moto G, por exemplo.

E como um verdadeiro top de linha deve ser, o Galaxy S7 faz bonito quando o assunto é desempenho, rodando liso até os aplicativos mais pesados e que exigem mais poder de processamento.

Para quem curte jogos, o Galaxy S7 tem ainda outra vantagem. Trata-se de um aplicativo que reúne todos os apps de jogos em um só lugar, e mais que isso, dá diversas opções como bloquear alertas ou ativar o modo de economia de bateria enquanto você estiver jogando no celular.

Câmera do Galaxy S7 é uma das melhores do mercado

O Galaxy A7 entrega, sim, bons resultados quando o assunto é fotografia. Mas o fato é que, pelo menos no ano de seu lançamento, o Galaxy S7 encabeça a lista de melhores celulares para fotos.

No Galaxy A7, a abertura f/1.9, tanto na câmera traseira quanto na frontal, permite a entrada de bastante luz, sendo um bom celular para fotos noturnas, apresentando pouquíssima granulação. E como ele tem estabilização óptica de imagem, as fotos ficam nítidas, até se o objetivo estiver em movimento.

Porém, no Galaxy S7 as imagens têm ainda mais nitidez, graças aos pixels maiores de 1.4µm. Além disso, o foco Dual Pixel do S7 é mais rápido que o do Galaxy A7, para você não perder nenhum momento.

E, claro, não poderia deixar de citar a abertura maior do Galaxy S7, que é f/1.7, ajudando a proporcionar ótimas fotos noturnas, com riqueza de detalhes e nitidez. Ah, e o S7 também tem estabilização óptica de imagem, e ainda conta com mais opções manuais na câmera.

Quanto aos vídeos, podem ser feitos em Full HD no Samsung Galaxy A7 2016, e em 4K no Samsung Galaxy S7.

Galaxy S7 tem câmeras de alta qualidade

Se é um celular dual chip que você quer, escolha o Galaxy A7 2016

Para alguns usuários, o suporte para dois chips é imprescindível na hora de escolher um smartphone. Se esse é o seu caso, fique sabendo que entre os aparelhos comparados aqui, só o Galaxy A7 é um celular dual chip.

Mas fique de olho, porque o Galaxy A7 2016 tem uma entrada híbrida, em que você precisa escolher se usa um segundo chip ou o cartão de memória.

Always On é uma das novidades do Galaxy S7

O Galaxy S7 é o primeiro celular Samsung Galaxy a trazer o recurso Always On. Com ele ativado, a tela fica sempre mostrando algumas informações, como a hora, de acordo com a configuração que você escolher. E isso sem consumir muita energia!

Leitor biométrico dos dois lados!

Um ponto em comum - e muito legal – entre o Galaxy S7 e o Galaxy A7 é o leitor biométrico. Com ele você desbloqueia o celular rapidinho, e só você pode fazer isso!

Agora, é bom ressaltar que no Galaxy S7 o desbloqueio é mais rápido que no Galaxy A7, mas nada que chegue a atrapalhar o uso do sensor no A7 2016.

Galaxy S7 ou Galaxy A7? Afinal, qual é melhor?

Se por um lado o Galaxy S7 é um verdadeiro top de linha, com configurações que não deixam nada a desejar, o Galaxy A7 é um aparelho que não é considerado top, mas traz especificações (e acabamento) que superam as da maioria dos smartphones intermediários disponíveis no mercado.

Sendo assim, escolher entre comprar o Galaxy S7 ou o Galaxy A7 não é muito difícil. Quem quer um smartphone com câmeras de alta qualidade, processamento que dá conta de todos os aplicativos, e não se importa em pagar mais por isso, o Galaxy S7 é a escolha certa.

Agora, se você não está atrás de um smartphone que faça fotografias como um top de linha, não é um aficionado em jogos pesados e, de quebra, quer dar uma economizada, o Galaxy A7 com certeza não vai decepcionar.

Veja preços do Galaxy S7 e do Galaxy A7 2016:

 

 

Leia também: Melhores Celulares Custo/Benefício do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone