Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy S8 Plus vs iPhone 8 Plus: qual modelo vale mais a pena?

Tela do Galaxy S8 Plus tem maior definição, enquanto iPhone 8 Plus aposta na câmera dupla.

Galaxy S8 Plus vs iPhone 8 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Embora a Apple e a Samsung já tenham apresentado modelos mais recentes em 2018, as versões anteriores ainda figuram entre os melhores smartphones top de linha disponíveis.

Entre eles, temos o iPhone 8 Plus e o Galaxy S8 Plus, que, com a chegada dos novos modelos, tende a ter uma queda nos preços, sem perder as vantagens de quem já apareceu como a opção mais avançada das respectivas fabricantes.

Será que um dos dois modelos antigos valem o investimento? Comparamos a ficha técnica e os recursos gerais do Galaxy S8 Plus e do iPhone 8 Plus para você descobrir!


Leia também: Os Melhores Celulares Top de Linha

 

Gakaxy S8 Plus

Galaxy S8 Plus

iPhone 8 Plus

iPhone 8 Plus

Tela 6,2" Super AMOLED QHD+ (2960 x 1440 pixels) Formato de 18,5:9 5,5" Retina HD (1920 x 1080 pixels) Formato 16:9
Processador Exynos 8895 (Octa-core de até 2,3GHz) A11 Bionic (Hexa-core)
Memória RAM 4GB ou 6GB 3GB
Armazenamento 64GB ou 128GB 64GB ou 256GB
Aceita cartão de memória Sim Não
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, BLuetooth 5 e NFC 4G, 3G, Wi-Fi, BLuetooth 5 e NFC
Dual chip Sim Não
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Não
Proteção contra água e poeira Sim (IP68) Sim (IP67)
Câmera traseira 12MP (f/1.7) Dupla: 12MP (f/1.8)
Câmera frontal 8MP (f/1.7) 7MP (f/2.2)
Filma em Full HD @ 30 fps Full HD @ 60 fps
Bateria 3.500 mAh Não informada pela fabricante
Dimensões (altura x largura x espessura) 159 x 73 x 8mm 158 x 78 x 7,5mm
Peso 173 gramas 202 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 7 Nougat iOS 12

Alto desempenho é garantido nos dois modelos

iPhone 8 Plus

Mesmo com a chegada das versões mais recentes, com evolução em processadores e sistemas operacionais, o Galaxy S8 Plus e o iPhone 8 Plus permanecem como ótimas opções para quem busca alto desempenho, e qualquer um dos dois vai ter ótima velocidade de trabalho em qualquer tarefa mais pesada, inclusive jogos.

O Samsung Galaxy S8 Plus trabalha com o processador Exynos 8895, um poderoso octa-core de até 2,3GHz.

São duas versões diferentes: a mais simples tem RAM de 4GB e armazenamento de 64GB, enquanto a versão turbinada ficou com RAM de 6GB e armazenamento de 128GB. Em ambos os modelos, você pode colocar um segundo chip ou um cartão de memória da entrada híbrida.

Aí vai da preferência de cada um ao decidir se vale investir mais para ter maior armazenamento e até melhor desempenho ao lidar com tarefas exigentes. De qualquer forma, você não vai ter problemas ao navegar em nenhum app ou game do sistema operacional Android 7 (Nougat).

A Apple é conhecida por desenvolver todos os detalhes do aparelho, oferecendo melhor integração entre hardware e sistema operacional. No caso o do iPhone 8 Plus, eles são o chip A11 Bionic e o iOS 12, que trabalham muitíssimo bem juntos e também vão dar conta de qualquer aplicativo ou jogo pesado, com navegação sempre fluída e boa velocidade.

O iPhone 8 Plus também tem duas versões, mas a única diferença entre elas é o espaço de armazenamento, de 64GB ou 256GB (o dobro da capacidade maior do Galaxy S8 Plus). E nada de segundo chip ou cartão de memória no smartphone Apple. Mas você já sabia disso, né?

Em resumo, se sua prioridade é o desempenho, você não vai se decepcionar com nenhuma das alternativas.

Duração de bateria também não apresentam diferenças marcantes

Assim como no processamento, a duração da bateria do Galaxy S8 Plus e do iPhone 8 Plus são bem parecidas, e os dois modelos aguentam até um dia inteiro de navegação moderada longe da tomada, desde que você não passe muito tempo em tarefas como exibição de filmes e games.

Eles também são compatíveis com sistemas de carregamento sem fio, mas as marcas não informam sobre velocidade de carregamento.

Display infinito da Samsung coloca Galaxy S8 Plus na dianteira

Galaxy S8 Plus Tela

O iPhone 8 Plus tem maior tela e resolução que seu contemporâneo iPhone 8. Sua Tela Retina HD ganhou 5,5" e definição Full HD, com 1920x1080 pixels. Com tecnologias de otimização de cores e contraste, o modelo tem qualidade de imagem bem legal para ver filmes e aproveitar os games, mas ficou faltando melhor proporção de tela, já que seus 16:9 podem resultar em alguns cortes de cenas.

Ponto fácil para o Galaxy S8 Plus, com tela maior, de 6,2", melhor definição, a Quad HD+ de 2960x1440, e excelente proporção de 18,5:9, formato das telas de cinema.

Como se não fosse o bastante, a imersão também é melhor no modelo da Samsung, que apostou em seu Display Infinito, que ocupa quase que totalmente a frente do aparelho.

Tela também marca diferença no visual do iPhone 8 Plus e Galaxy S8 Plus

Além de melhorar a experiência com filmes e jogos, o Display Infinito também deixa o visual do Galaxy S8 Plus mais interessante, praticamente sem bordas laterais já que a tela avança pelas bordas curvas do aparelho, e molduras bem sutis no alto e abaixo da tela, o que acabou com o botão físico que era uma das marcas registradas da Samsung.

Já o visual do iPhone 8 Plus é mais conservador, sem grandes mudanças em relação aos anteriores iPhone 7 e iPhone 7 Plus, com Botão Home logo abaixo da tela e bordas bem mais presentes.

Na parte traseira, os dois modelos apostaram em estrutura em vidro, e nenhum deles decepciona na aparência. Mas, para maior proteção, vale investir em capinhas.

Com classificação IP68 no Galaxy S8 Plus e IP67 no iPhone 8 Plus, ambos também estão protegidos contra água e poeira, mas vale lembrar que isso vale para pegar algumas gotas de chuva ou entrar em contato com água por pouco tempo. Ou seja, nenhum dos dois pode te acompanhar no mergulho, ok?

iPhone 8 Plus aposta em câmera dupla

iPhone 8 Plus Câmera

O iPhone 8 Plus foi um dos primeiros modelos da Apple a apostar na câmera dupla, com novidades como o Modo Retrato e ajustes de fundo desfocado.

Com 12MP e abertura focal de f/1.8, o iPhone 8 Plus garante ótimas fotos em diferentes ambientes, desde paisagens bem iluminadas que pedem enquadramento amplo, até fotos noturnas e em situações de pouca luz.

A câmera de 12MP e abertura f/1.7 do Galaxy S8 Plus também é muito legal, inclusive nas fotos noturnas, com imagens nítidas e boa definição. Mas sua lente simples perde em relação aos efeitos da câmera dupla do iPhone. Ponto da Apple.

Nas câmeras frontais, o modelo da Samsung tem maior definição, de 8MP, e melhor abertura, de f/1.7, contra 7MP e f/2.2 da Apple. Mas os resultados acabam se equiparando, graças aos recursos de flash e processamento de imagens do iPhone 8 Plus.

Qual premium mais antigo vale a pena: Galaxy S8 Plus ou iPhone 8 Plus?

Como estamos falando de dois modelos da mesmíssima categoria, fica difícil dar uma resposta direta, afinal, entre Android e iOS, tanto o Galaxy S8 Plus, quanto o iPhone 8 Plus garantem recursos avançados, com boas fotos, tela confortável com imagem de qualidade e, claro, excelente desempenho.

Então, você prefere a tela maior e de melhor imersão do Galaxy S8 Plus ou a câmera dupla com Modo Retrato do iPhone 8 Plus? Pois é, são esses detalhes que podem te indicar o melhor caminho.

Também vale a pena esperar para ver o comportamento do preço do iPhone 8 Plus com a chegada definitiva do iPhone XR,iPhone XS e iPhone XS Max, já que a tendência é que ele apresente uma queda e se torne uma excelente alternativa para quem quer comprar um iPhone sem gastar tanto.

Confira as ofertas do Galaxy S8 Plus e iPhone 8 Plus:

 

 

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone