Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy S8 vs Galaxy S7: vejas as diferenças entre os tops da Samsung

Comparamos o Galaxy S8 e o Galaxy S7 para você ficar por dentro das diferenças entre os celulares Samsung top de linha.

Galaxy S8 vs Galaxy S7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando um novo smartphone da linha Galaxy S é lançado, muita gente quer logo saber qual é a diferença dele para o modelo anterior. E não é diferente no caso do Galaxy S8, que chegou para substituir o Galaxy S7.

Se você está curioso para saber quais são as diferenças entre o Galaxy S7 e o Galaxy S8, ou ainda se vale a pena trocar o S7 pelo S8, confira o nosso comparativo entre os dois modelos e fique por dentro de todos os detalhes desses celulares top de linha.

Já adiantando, claro que o S8 chegou superior ao S7 em praticamente todos os quesitos, mas pode não ser o suficiente para convencer os usuários do Galaxy S7 a fazer o upgrade para a versão mais recente. Confira mais detalhes na comparação!

 

Samsung Galaxy S8

Samsung Galaxy S8

Samsung Galaxy S7

Samsung Galaxy S7

Tela

5,8'' AMOLED Quad HD+
(2960x1440 pixels)

5,1'' AMOLED Quad HD
(2560x1440 pixels)

Processador

Octa core (2,3GHz + 1,7GHz)

Octa core (2,3GHz + 1,6GHz)

Memória RAM

4GB

4GB

Armazenamento

64GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 256GB)

Sim (até 256GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Não

Resistente à água e poeira

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

Leitor de íris

Sim

Não

Reconhecimento facial

Sim

Não

NFC

Sim

Sim

Câmera frontal

8MP

5MP

Câmera traseira

12MP

12MP

Filma em

4K

4K

Bateria

3.000 mAh

3.000 mAh



Leia também: Moto Z vs Galaxy S7: qual o melhor top de linha?

Tela maior, e um pouco mais fina no Galaxy S8

O aproveitamento da tela do Galaxy S8 é um dos melhores já vistos até o seu lançamento. Praticamente sem bordas pretas em volta do display, o aparelho até dispensou o botão físico da parte da frente do smartphone para deixar mais espaço para a tela.

Com isso, apesar do display do Galaxy S8 ser maior que o do Galaxy S7, a versão mais recente do celular não ficou tão maior assim. São 14,8 x 6,8 x 0,8 cm no Galaxy S8, contra 14,2 x 6,9 x 0,7 cm no Galaxy S7.

Outra diferença bem perceptível está na proporção da tela. Seguindo o padrão de outros modelos, o display do Galaxy S7 é 16:9, enquanto o do Galaxy S8 é um pouco diferente, de 18,5:9.

Sendo assim, o Galaxy S8 acaba sendo um pouco mais estreito, o que ajuda na hora de segurar o aparelho e usar a sua telona de 5,8 polegadas.

E, claro, não poderíamos deixar de citar a "tela infinita" (Infinity Display) do Galaxy S8, com seu display curvo, que acompanha as laterais. A nova nomenclatura substitui o nome "edge", que era usado na variante Galaxy S7 Edge.

Quanto à resolução da tela, no Galaxy S8 ela é basicamente a mesma do Galaxy S7. Na verdade, o Galaxy S8 tem 400 pixels a mais, tendo definição Quad HD+, justificada pela proporção diferente da tela.

Ainda assim, o Galaxy S7, com resolução Quad HD e alguns pixels a menos, consegue ter uma densidade melhor, graças ao tamanho menor da tela. Dessa maneira, no Galaxy S7 são 577 pixels por polegada (ppi), enquanto no Galaxy S8 são 570 ppi.

Vale lembrar, ainda, que ambos são celulares com tela Super AMOLED, apresentando ótimas cores e brilho, como é característico dos smartphones da marca.

E sobre a proteção, tanto o Galaxy S7 quanto o Galaxy S8 contam com Gorilla Glass na tela e na parte de trás (também de vidro). A diferença fica por conta da versão da tecnologia, que é Gorilla Glass 4 no S7 e Gorilla Glass 5 no S8.

Desempenho do Galaxy S7 e do Galaxy S8 tem resultados parecidos

Se você quer comprar o celular que for mais rápido, o Galaxy S8 pode ser a escolha certa. Agora, é bom lembrar que a diferença nem é tão grande assim. Segundo a própria Samsung, o desempenho do Galaxy S8 é 10% superior ao do Galaxy S7.

Passando para os detalhes, o Galaxy S8 é equipado com um processador da Samsung, o Exynos 8895, sendo um celular octa core (2.3GHz + 1.7GHz), com memória RAM de 4GB e GPU Mali-G71 MP20.

Já o Galaxy S7 é embalado pela versão anterior do chipset, o Exynos 8890, também octa core, mas com núcleos rodando a 2,6GHz e 1,6GHz, e com a GPU Mali-T880MP12. Na memória RAM, tudo igual: 4GB.

Quando o assunto é sistema operacional, temos outro "quase empate". Embora o Galaxy S8 saia de fábrica com o Android 7.0 (Nougat), e o Galaxy S7 com o Android 6.0 (Marshmallow), o S7 já tem atualização disponível para a versão mais recente do sistema.

No quesito câmera, maior diferencial do Galaxy S8 está na frontal

Nas câmeras, o Galaxy S8 também não traz grandes inovações com relação ao Galaxy S7, apesar de ser melhor, de maneira geral.

Para o Galaxy S8, a Samsung repetiu a fórmula de sucesso do Galaxy S7, e ainda fez alguns incrementos.

Com isso, temos nos dois celulares sensores traseiros de 12MP com tecnologia Dual Pixel e pixels grandes, de 1.4µm. A abertura também é a mesma no S7 e no S8: f/1.7, que oferece um resultado muito bom em ambientes com pouca luz.

Galaxy S7 tem câmeras boas

Outo ponto em comum é a estabilização óptica das fotos feitas com a câmera traseira, o que garante que elas fiquem mais nítidas, mesmo se o objeto fotografado estiver em movimento, ou se você tremer um pouco a mão que segura o smartphone. Além disso, Galaxy S7 e Galaxy S8 são celulares que filmam em 4K.

Mas há uma diferença no sensor traseiro do Galaxy S8 que é muito bem-vinda. O chamado Multiframe é responsável por bater várias fotos e juntá-las em uma só, formando uma imagem ainda melhor. A tecnologia é default do aparelho, e funciona, inclusive no sensor frontal.

Aliás, é na câmera frontal que está a maior diferença entre o Galaxy S7 e o Galaxy S8 no quesito câmera. Com 8MP, ou seja, 3MP a mais que o Galaxy S7, o Galaxy S8 consegue fazer não só selfies maiores, mas também mais nítidas, já que conta com autofoco no sensor da frente, recurso que não é encontrado no S7.

Dobro de armazenamento e suporte a dois chips no Galaxy S8!

Se tem um quesito em que o Galaxy S8 leva vantagem de verdade é quando o assunto é armazenamento. Tudo bem que os dois celulares comparados aqui aceitam cartão de memória, o que é muito legal.

Mas o fato do Galaxy S8 ter o dobro de espaço interno (64GB contra 32GB do Galaxy S7) é realmente muito bacana.

E outro detalhe muito importante sobre o aparelho, que pode fazer muita gente optar por ele, é o fato dele ser um celular dual chip, o que não é comum em aparelhos top de linha.

Tudo bem que a entrada é híbrida, e você vai precisar escolher se usa dois chips, ou um chip e um cartão de memória. Mas só de saber que você tem essa possibilidade, já é muito bom.

Leitor de digitais nos dois, mas de íris só no Galaxy S8

Assim como a maioria dos smartphones intermediários e tops de linha lançados na mesma época, Galaxy S7 e Galaxy S8 são celulares com leitor de digital.

A diferença, aqui, é que o leitor do Galaxy S7 fica no botão Home, na frente do aparelho, enquanto no Galaxy S8 o sensor está na parte de trás do dispositivo, logo abaixo da câmera.

Mas uma das maiores novidades do Galaxy S8 é o reconhecimento de íris, o que quer dizer que o aparelho é capaz de escanear suas íris para desbloquear o smartphone só quando você olhar para ele.

O recurso já tinha sido implementado em outro celular Samsung, o Galaxy Note 7, que foi descontinuado antes mesmo de ser lançado no Brasil.

Além disso, o Galaxy S8 tem reconhecimento facial, que também pode ser usado para desbloquear o smartphone.

Galaxy S8 tem leitor de íris

USB-C e Bluetooth 5.0 chegam ao Galaxy S8

Mais novidades do Galaxy S8 estão em suas portas e conexões. O Bluetooth 5.0, por exemplo, é mais rápido que o Bluetooth 4.2 encontrado no Galaxy S7.

Já a porta USB-C do Galaxy S8 é bem mais veloz que a micro USB usada no Galaxy S7, o que permite não só a troca mais rápida de informações, como também proporciona um carregamento mais veloz.

Assistente pessoal Bixby de fábrica no Galaxy S8

E uma plataforma na qual a Samsung vem se dedicando bastante, a Bixby já vem implementada no Galaxy S8. A assistente pessoal é baseada em inteligência artificial e funciona por voz, toque e texto, por exemplo.

No momento do lançamento, a plataforma ainda não estava adaptada para o português, mas a marca já trabalhava na adaptação para o idioma.

É bom destacar que é possível que o Galaxy S7 receba alguma atualização para ser compatível com a assistente pessoal, mas nada foi confirmado pela marca até o momento da publicação deste comparativo.

Outro extra do Galaxy S8 é a compatibilidade com o Dex, um módulo que transforma o Galaxy S8 em uma CPU, possibilitando integrar o smartphone Samsung com monitor e teclado, por exemplo, para usar como se fosse um computador.

E no acessório de áudio, a Samsung também não deixou a desejar, e incluiu na caixa do Galaxy S8 um par de fones da marca profissional AKG, e ele ainda é revestido com tecido para evitar que os fios embolem. Já o Galaxy S7 acompanha fones de ouvido da Samsung.

Resistência à água e poeira é mais um ponto em comum

Nesta comparação temos dois celulares resistentes à água, e que contam com a mesma certificação, a IP68. Sendo assim, os aparelhos podem ficar submersos em água doce por até 30 minutos, a até 1,5 metro de profundidade.

Mas, claro, a Samsung não recomenda que você mergulhe com os celulares, ou que faça fotos embaixo d'água, por exemplo. Então, a proteção é mais para o caso de acidentes, ou chuvas ocasionais, por exemplo.

Baterias com a mesma capacidade

E muita gente quer saber mesmo é qual deles tem a bateria com a melhor duração: Galaxy S7 ou Galaxy S8. Na verdade, aqui temos praticamente um empate, e não é por que ambos contam com capacidade de 3.000 mAh.

É que, como tem tela maior, teoricamente o Galaxy S8 consome mais energia. Mas como seu processador é mais econômico, o resultado final acaba sendo bastante similar. Dessa maneira, o Galaxy S7 e o Galaxy S8 conseguem aguentar um dia inteiro de uso moderado com tranquilidade.

Qual comprar: Galaxy S8 ou Galaxy S7?

O Galaxy S8, de fato, traz algumas inovações que valem a pena. Mas isso se você faz questão de estar sempre por dentro das novidades sobre tecnologia.

Para usuários mais comuns, que querem apenas um celular com bom desempenho e câmeras de alta qualidade, o Galaxy S7 continua atendendo perfeitamente às necessidades.

Aliás, se você já tem um Samsung Galaxy S7, talvez não valha a pena fazer a troca, até pelo preço de lançamento do Galaxy S8 estar bem mais "salgado".

Por falar em preço, não é provável que a Samsung vá diminuir o valor do Galaxy S7, uma vez que a intenção é alavancar as vendas do Galaxy S8, e não do seu antecessor. Então, em teoria, o preço do Galaxy S8 é que deve cair com o passar dos meses, chegando mais próximo do valor cobrado pelo S7.

Sendo assim, caso a diferença de preço entre eles não seja tão grande, o Galaxy S8 com certeza é a melhor escolha. Mas se você não puder pagar pelo modelo mais novo, o S7 continua sendo uma ótima opção de smartphone!

Veja os preços do Galaxy S8 e do Galaxy S7:

 

 

Leia também: Melhores Celulares Top de Linha do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone