Dois grandes lançamentos em 2017, Galaxy S8 e LG G6 dividem opiniões. De um lado, temos um celular Samsung cheio de inovações. E do outro, um LG que traz como grande diferencial uma tela capaz de exibir conteúdos com altíssima qualidade.

Sem dúvidas, ambos são boas escolhas de celular top de linha. Mas se você quer saber qual deles é o ideal para você, confira a nossa comparação entre LG G6 e Galaxy S8, compare os preços e escolha o seu próximo smartphone avançado!

 

Samsung Galaxy S8

Samsung Galaxy S8

LG G6

LG G6

Tela

5,8'' Quad HD+ Super AMOLED
(1.440x2.960 pixels)

5,7'' Quad HD+ IPS
(1.440x2.960 pixels)

Processador

Octa core de até 2,3GHz (Exynos 8895)

Quad core de 2,35GHz (Snapdragon 821)

GPU

Mali-G71 MP20

Adreno 530

Memória RAM

4GB

4GB

Android de fábrica

7.0 (Nougat)

 

7.0 (Nougat)

 

Armazenamento

64GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 256GB)

Sim (até 2TB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Não

Leitor de digitais

Sim

Sim

Leitor de íris

Sim

Não

Reconhecimento facial

Sim

Não

NFC

Sim

Sim

Câmera frontal

8MP (abertura f/1.7)

5MP (abertura f/2.2)

Câmera traseira

12MP (abertura f/1.7)

13MP dupla (aberturas f/1.8 e f/2.4)

Filma em

4K (30fps)

4K (30fps)

Bateria

3.000 mAh

3.230 mAh

Preço de lançamento

R$3.999

R$3.999

Tamanho e telas que se assemelham acirram a disputa

Com telas praticamente do mesmo tamanho e, basicamente, a mesma proporção (18,5:9 no S8 e 18:9 no G6), ambos são mais estreitos e mais fáceis de usar com uma mão só.

A resolução dos diplays também é a mesma, mas o Galaxy S8 acaba tendo mais pixels por causa das suas bordas "infinitas", ou seja, a tela tem as laterais curvas, como visto no Galaxy S7 Edge, por exemplo. Um diferencial bastante atrativo!

Sendo assim, no Galaxy S8 são 570 pixels por polegada (ppi), enquanto no LG G6 são 564 ppi.

Sobre as tecnologias usadas nas telas, tanto o S8 quanto G6 acabam tendo bastante qualidade nas imagens por conta da Super AMOLED e da IPS, respectivamente. Uma diferença é que no smartphone Samsung em questão as cores são mais vibrantes.

E, claro, não poderíamos deixar de citar as tecnologias usadas no display no LG G6, a HDR10 e a Dolby Vision, que deixam as cores mais vivas e aumentam a luminosidade até em cenas escuras. No momento desta análise, a Netflix já oferecia conteúdos compatíveis no pacote premium de assinatura, que também dá direito a conteúdos 4K.

Tela do LG G6

Quanto ao design, LG G6 e Samsung Galaxy S8 são bastante bonitos, praticamente sem bordas em volta da tela, e contam com corpo unibody feito em metal e vidro.

No desempenho, processador mais moderno do Galaxy S8 leva vantagem

O LG G6 recebeu muitas críticas por não trazer o processador mais atual da Qualcomm, e sim uma versão de 2016. No entanto, é bom lembrar que o Snapdragon 821 é um ótimo chipset, capaz de rodar até aplicativos pesados com fluidez.

Agora, não dá mesmo para negar que, quando o assunto é desempenho, o Galaxy S8 sai na frente por trazer um processador mais moderno da própria Samsung, o Exynos 8895, que além de mais veloz é também mais econômico. Com isso, o S8 alcança pontuações maiores que o LG G6 em testes de benchmark.

Mas, no dia a dia, a diferença entre o desempenho de um e de outro não deve ser tão grande assim.

Sobre as assistentes pessoais, ambos têm suporte ao Google Assistant, e o S8 conta com a Bixby, que é da própria Samsung, e até o momento desta comparação ainda não funcionava em português.

Proteção contra água dos dois lados, USB-C e porta 3.5mm

Um detalhe legal em ambos os aparelhos comparados aqui é que eles são celulares à prova d'água, com a certificação IP68, que assegura que o smartphone continue funcionando mesmo se for submerso em água doce por até 30 minutos, a até 1,5m de profundidade.

Galaxy S8 à prova d'água

Nas portas, é bom destacar que eles trazem o conector USB-C no lugar do tradicional micro USB. A nova porta é mais veloz e com um formato diferente, que facilita o encaixe.

E tanto no celular LG quanto no Samsung em questão, a porta 3.5mm para fones de ouvido não foi deixada de lado!

Mais opções de desbloqueio por biometria no Galaxy S8

Como já é de esperar de um smartphone top de linha, S8 e G6 são celulares com leitor de digital.

Agora, a Samsung foi ainda mais longe e incluiu mais 2 opções de desbloqueio do celular por biometria: o reconhecimento facial e o leitor de íris.

Galaxy S8 tem o dobro de armazenamento e é dual chip

Embora os dois aceitem cartão de memória, o Galaxy S8 leva vantagem na comparação com o LG G6 no quesito armazenamento, pois vem com 64GB de espaço interno total, enquanto o seu rival traz a metade, 32GB.

Outra vantagem do Galaxy S8 sobre o LG G6 é o fato dele ser um celular dual chip, o que realmente não é muito comum em celulares top de linha.

Câmeras de altíssima qualidade dos dois lados

Antes de falar das câmeras do Galaxy S8 e do LG G6, é bom lembrar que os dois apresentam resultados realmente muito bons, mas diferem em alguns aspectos, o que pode agradar ou desagradar, dependendo do gosto pessoal. Agora, vamos aos detalhes!

No LG G6 o sensor traseiro é duplo, ambos de 13MP, mas com aberturas diferentes. A lente secundária é grande angular, o que permite fazer imagens mais amplas, como em uma GoPro, por exemplo.

E embora o Galaxy S8 traga apenas um sensor de 12MP, sua abertura maior dá vantagem em imagens em locais com pouca iluminação, resultando em fotos mais nítidas e com mais detalhes.

Os dois têm estabilização óptica e imagem, para garantir a nitidez mesmo se o objeto fotografado estiver em movimento.

Mas, basicamente, no Galaxy S8 as imagens ficam com cores mais vibrantes, enquanto no LG G6 elas são mais naturais. Porém, embora os dois sejam celulares que filmam em 4K, a relação das cores parece inverter nos vídeos, sendo mais vibrantes no LG G6 e mais naturais no Galaxy S8.

E quando o assunto é câmera frontal, o Galaxy S8 também leva a melhor, principalmente por ter uma abertura maior da lente, o que dá vantagem em ambientes com pouca luz, e também por ter resolução melhor, fazendo com que as imagens fiquem mais nítidas.

Qual tem a melhor duração de bateria: LG G6 ou Galaxy S8?

Mais um ponto em que a comparação entre Galaxy S8 e LG G6 praticamente empata é no quesito bateria. Isso porque, apesar do G6 ter maior capacidade, o processador do S8 é mais econômico, o que faz com que o aparelho da Samsung consiga aguentar até mais tempo acordado.

No geral, os dois aguentam um dia inteiro de uso, e contam com carregamento rápido. Então, duração da bateria não deve ser um problema.

Galaxy S8 ou LG G6: qual comprar, afinal?

Lançados com o mesmo preço, LG G6 e Galaxy S8 podem causar muitas dúvidas na hora de escolher entre um e outro. Se esse é o seu caso, aqui vão algumas dicas!

De fato, o S8 traz mais vantagens que o LG G6: tem processador mais atual, tela com as bordas curvas, leitor de íris, reconhecimento facial, câmeras com melhor abertura e ideais para fotos em condições ruins de luminosidade, além, claro, de ser dual chip.

Mas o LG G6 também é um excelente celular, com ótimo desempenho, tela com resolução incrível, acabamento premium, leitor de digital e câmera dupla que permite fazer fotos com ângulo ampliado.

Caso os dois estejam com preço semelhante, o Galaxy S8 se mostra mais vantajoso, por oferecer mais benefícios. Agora, se o LG G6 estiver bem mais barato, pode ser uma ótima escolha, caso você queira economizar!

Veja os preços do Galaxy S8 e do LG G6:

Smartphone Samsung Galaxy S8 SM-G950 64GB

Smartphone LG G6 LGH870 32GB 4G

Leia também