Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy S9 vs Galaxy S8: veja as diferenças entre os top de linha

Disputa de titãs! Galaxy S9 enfrenta Galaxy S8 em comparativo de gerações.

galaxy s9 vs galaxy s8, galaxy s8 vs galaxy s9
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com visual idêntico, especificações técnicas parecidas e na mesma faixa de preço, o Galaxy S9 disputa com o Galaxy S8 o título de melhor smartphone top de linha da Samsung no momento.

Está em dúvida sobre qual celular comprar? Chega mais, confira o nosso comparativo e veja quais são as semelhanças e diferenças entre o Galaxy S9 e Galaxy S8:


Leia também: Lançamento Galaxy S9: confira a ficha técnica do novo Samsung

 

Samsung Galaxy S9

Galaxy S9

Samsung Galaxy S8

Galaxy S8

Tela 5,8 Super AMOLED QHD+ 5,8 Super AMOLED QHD+
Processador Octa-core de até 2,7GHz Octa-core de até 2,3GHz
Memória RAM 4GB 4GB
Armazenamento 128GB 64GB
Aceita cartão de memória Sim (até 400GB) Sim (até 256GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim (entrada híbrida) Sim (entrada híbrida)
Leitor de digital Sim Sim
Leitor de íris Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Rádio FM Não Não
TV Digital Não Não
NFC Sim Sim
Resistência à água Sim (IP68) Sim (IP68)
Câmera frontal 8MP (abertura focal de f/1.7) 8MP (abertura focal de f/1.7)
Câmera traseira 12MP (abertura focal variável de f/1.5 e f/2.4) 12MP (abertura focal de f/1.7)
Filma em 4K (60 fps)
4K (30 fps)
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh
Peso 163g 155g
Sistema operacional Android 8 Oreo Android 7 Nougat

Câmera do Galaxy S9 é mais inteligente

Dentre todas as mudanças entre o Galaxy S9 e Galaxy S8, a câmera foi a especificação que a Samsung mais deu - sem trocadilhos - foco no desenvolvimento de seu novo celular top de linha.

O Galaxy S9 mantém o mesmo sensor Dual Pixel de 12MP presente no Galaxy S8 em sua parte traseira, porém a novidade é que ele conta com abertura focal variável entre f/1.5 e f/2.4. O grande benefício disso é que em fotos tiradas a noite, por exemplo, a abertura utilizada será a menor, o que proporciona registros de mais qualidade.

Galaxy S9 Câmera

A gravação de vídeos foi outro ponto que ganhou um update no Galaxy S9. O número de frames por segundo (fps) dobrou em relação ao Galaxy S8, indo de 30 para 60, garantindo assim movimentos mais naturais na captura de cenas de ação.

Além disso, o modo de câmera lenta (slow-motion) também foi melhorado e ganhou a capacidade de gravar em até 960 fps com resolução HD.

No mais, características do Galaxy S8, como a câmera frontal de 8MP com abertura focal de f/1.7, a estabilização de imagem óptica (OIS) e o flash LED, também estão presentes no Galaxy S9.

Galaxy S9 se destaca no hardware e software, mas S8 não fica para trás

Se no quesito anterior as mudanças foram mais significativas, no desempenho há um empate técnico. Apesar do processador do Galaxy S9 ser um pouco mais rápido que o do Galaxy S8, eles são equipados com a mesma quantidade memória RAM (4GB).

Ou seja, na prática, a diferença na execução de aplicativos e até mesmo jogos mais pesados é mínima.

Em relação ao sistema operacional também não há vantagem de um celular sob o outro. O S9 já vem com o Android 8 Oreo, versão mais atual do software, instalado de fábrica. O S8, por sua vez, já está com a atualização disponível aqui no Brasil.

Design e tela: mudanças pequenas, mas muito bem-vindas!

Se do Galaxy S7 para o Galaxy S8 é possível notar uma grande mudança no visual, da oitava para a nona geração da linha Galaxy S não é possível dizer o mesmo.

Com corpo composto de vidro e metal, cantos arredondados e o chamado "display infinito" com bordas curvas, a grande diferença entre os dois aparelhos está na parte traseira, uma vez que o sensor biométrico do S9 está localizado abaixo da câmera, e não mais ao lado.

Na tela, a Samsung levou a sério a expressão de que o "time que está ganhando não se mexe" e manteve as 5,9 polegadas com resolução Quad HD+, proporção 18:5:9 e proteção Gorilla Glass 5 do Galaxy S8 no Galaxy S9. Então, ponto para os dois!

Galaxy S9 ganha no armazenamento interno e na bateria

Se você quer deixar muitas fotos e vídeos guardados no celular, o Galaxy S9 será a melhor opção. Isso porque esse modelo tem 128GB de espaço com a possibilidade expandir a memória interna via cartão de memória para até 400GB, enquanto no Galaxy S8 a[ quantidade máxima é de 256GB.

Mas, não se preocupe, pois os dois modelos analisados têm bastante armazenamento interno e que, em conjunto de aplicativos como o Google Drive e Samsung Cloud, por exemplo, é possível guardar muitas arquivos e ainda sobrar espaço.

Já na bateria, temos outro empate e tanto o S9 quanto o S8 têm a mesma capacidade de 3.000 mAh e compatibilidade com o carregamento rápido e sem fio.

Realidade aumentada é mais um atrativo do Galaxy S9!

Mais um avanço do Galaxy S9 em relação ao Galaxy S8 são os recursos de realidade aumentada (AR). Assim como no iPhone X, é possível utilizar a câmera do aparelho para criar um avatar em 3D e o melhor: compartilhar as 18 animações diferentes nas redes sociais e mensageiros!

Galaxy S9 Emojis

E se você curte assistir vídeos, filmes ou séries pelo celular, o Galaxy S9 tem alto-falantes estéreos desenvolvidos pela AKG e equipados com tecnologia Dolby Atmos, que proporcionam um efeito de som em 360 graus.

De resto, o S9 e S8 tem em comum a certificação IP68 de resistência à água e poeira, o desbloqueio por meio de reconhecimento facial ou de íris e, também, o NFC para pagamentos móveis.

Qual o melhor smartphone top de linha: o Galaxy S9 ou o Galaxy S8?

Equipado com um hardware de última geração, capaz de rodar com facilidade qualquer aplicativo e até games mais pesados, câmeras inteligentes e recursos extras interessantes, como os avatares em 3D e os alto-falantes estéreos AKG, o Galaxy S9 é o campeão do nosso comparativo.

Apesar disso, o Galaxy S8 não fica para trás e mesmo com o lançamento de seu antecessor continua como um dos aparelhos mais completos do mercado e, inclusive, com muitos recursos do Galaxy S9, como o processador octa-core, 4GB de memória RAM e câmeras de respeito!

Então se você pode investir e pagar mais caro por um lançamento, a melhor opção de compra é o Galaxy S9. Agora, se a prioridade é economizar um pouco e ainda assim adquirir um aparelho de qualidade, pode ir sem medo no Galaxy S8.

Compare os preços do Galaxy S9 e Galaxy S8:

 


Confira o nosso vídeo:


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone