Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 6S vs Moto G6 Plus: vale a pena comprar um iPhone antigo ou um Motorola novo?

As diferenças de gerações ficam claras, mas iPhone 6S ainda é um celular bem legal

iPhone 6S vs Moto G6 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com o lançamento dos novos iPhones, muita gente volta a atenção para os modelos antigos da marca, já que eles podem ficar um pouco mais baratos.

Mas, mesmo assim, eles continuam na mesma faixa de preço, ou até um pouco mais caros, do que modelos mais avançados de outras marcas. Aí vem a dúvida: é melhor comprar um iPhone antigo ou um smartphone intermediário premium da Motorola ou da Samsung?

Fizemos um comparativo entre o iPhone 6S, de 2015, e o Motorola Moto G6 Plus, de 2018, que pode te ajudar a descobrir o melhor smartphone para você. Dá uma olhada!

 

iPhone 6S

iPhone 6S

Moto G6 Plus

Moto G6 Plus

Tela Tela Retina HD 4,7 polegadas (1334 x 750 pixels) 5,9 polegadas Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 16:9
Processador Apple A9 (64 bits) Qualcomm Snapdragon 630 Octa-core 2,2 GHz
Memória RAM 2GB 4GB
Armazenamento 16GB, 32GB, 64GB ou 128GB 64GB
Aceita cartão de memória Não Sim, microSD de 256GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5
Dual chip Não Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
TV Digital Não Sim
Câmera traseira 12MP (f/2.2) Dupla: 13MP (f/1.7)+ 5MP (f/2.2)
Câmera frontal 5MP (f/2.2) 8MP (f/2.2)
Filma em 4K @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria 1.715 mAh 3.200 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 138 x 67 x 8 mm 159 x 75 x 8 mm
Peso 143 gramas 165 gramas
Sistema operacional de fábrica iOS 9 (Atualização para iOS 11) Android 8 (Oreo)

 

Desempenho no Moto G6 Plus bate processador mais antigo do iPhone 6S

Bem, a Apple não trabalha com configurações intermediárias, apenas com diferentes versões de smartphones avançados, categoria na qual se encaixava o iPhone 6S na época de seu lançamento.

O modelo recebeu o processador Apple A9 e RAM de 2GB, que trabalhavam em conjunto com o sistema operacional iOS 9 oferecendo excelente desempenho. Só para lembrar, esses números não dizem tanta coisa quanto em modelos de outras marcas, o mais importante é considerar todo o conjunto. E, nesse ponto, o iPhone 6S mandava muitíssimo bem.

Mesmo agora, alguns anos depois, o processador Apple A9 ainda garante ótima velocidade de trabalho nas atividades casuais, como navegação em sites ou redes sociais, aplicativos mais pesados e exibição de vídeos em streaming.

Moto G6 Plus

Ele só fica devendo os jogos mais pesados, já que esses também evoluíram com o tempo e não vão ter o mesmo desempenho no antigo iPhone. Pode-se dizer que, com o tempo, o iPhone 6S passou para a categoria dos smartphones intermediários premium.

Bem, essa é a categoria original do Moto G6 Plus, versão mais completa da nova linha Moto G de 2018. Com esse status, o modelos ganhou processador octa-core Qualcomm Snapdragon 630 e RAM de 4GB.

Como é um modelo mais novo, o Moto G6 Plus está preparado para trabalhar com algumas tecnologias mais recentes, o que pode oferecer melhor desempenho em alguns jogos exigentes.

Android vs iOS

Ao escolher entre o iPhone 6S e o Moto G6 Plus, você vai precisar entrar nessa briga clássica. E aí, é uma questão de gosto e hábito, já que os sistemas operacionais são bem diferentes.

O iPhone 6S vem com iOS 9, uma versão já levemente defasada, mas pode ser atualizado para o iOS 12. Assim, você pode acessar as atualizações mais recentes dos aplicativos disponíveis.

iPhone 6s Cores

Já o Moto G6 Plus já vem com Android 8 (Oreo) de fábrica, versão mais recente do sistema da Google, e com poucas alterações feitas pela fabricante, o que deixa a navegação mais fluída e mais espaço livre para você baixar os aplicativos que quiser.

Aliás, se você tem algum receio sobre a quantidade de aplicativos disponíveis em cada um dos sistemas, não precisa se preocupar. Tanto a Apple Store, quanto a Google Play Store garante acesso a milhares de apps diferentes.

Moto G6 Plus tem armazenamento mais versátil

Outra característica clássica da Apple é a ausência dos slots para cartão de memória, já que a marca prefere lançar versões com diferentes capacidades de armazenamento, mas sem possibilidade de expansão.

No caso do iPhone 6S, você pode escolher entre 16GB, 32GB, 64GB e 128GB. E é melhor escolher direitinho, pois a única forma de recuperar espaço para seus arquivos e aplicativos é apagar outros arquivos (fotos e vídeos por exemplo) e aplicativos mais antigos.

O Moto G6 Plus tem versão única com confortáveis 64GB, e você pode chegar a até 256GB com um cartão de memória. Sem esquecer do slot para o segundo chip, possibilidade que você não encontra no iPhone 6S.

Tela grande e maior definição de imagem também ficam com o Moto G6 Plus

O iPhone 6S tem a famosa Tela Retina HD da marca, com 4,7" e resolução de 1334x750 pixels. Na época, a "tela grande" ficou restrita ao iPhone 6S Plus, sua versão turbinada.

Alguns anos depois, com as telas maiores tomando conta do mercado, o iPhone 6S pode até parecer um pouco ultrapassado nesse sentido, mas não fica devendo em visualização confortável e bons níveis de cores e contornos, já que a tela sempre foi um dos pontos fortes dos smartphones Apple. Fora que é uma boa opção para quem não curte aparelhos muito grandes.

Moto G6 Plus Tela

Ah, legal lembrar que o iPhone 6S foi um dos primeiros modelos a apresentar o 3D Touch, que realiza diferentes ações de acordo com a intensidade do toque na tela. Um recurso de navegação que, com o tempo, pode ser realmente bem prático.

Do outro lado, o Moto G6 Plus tem todas as características esperadas de um smartphone para rodar filmes, séries e vídeos em streaming, a começar pelo tamanho de tela bem maior, de 5,9".

A definição Full HD+, com 2160x1080 pixels, garante imagens de altíssima qualidade e mais ricas em detalhes, enquanto a proporção de 18:9 permite a exibição de quadros livres de cortes laterais.

Smartphone Motorola com TV Digital integrada

Como mais uma opção para aproveitar a tela grande de alta qualidade de imagem, o Moto G6 Plus é um smartphone com TV digital integrada. Com tantos apps de vídeos em streaming, inclusive de canais de TV, essa característica ficou um pouco esquecida.

Mas é legal saber que você pode ver um jogo de futebol, jornal ou programa da programação ao vivo da TV aberta, em qualquer lugar e sempre que quiser, sem gastar internet.

iPhone 6S ainda não apresenta inovações visuais

A diferença entre a evolução das telas é bem perceptível na própria aparência dos aparelhos. As bordas do iPhone 6S são bem presentes, ocupando boa parte do espaço frontal do aparelho, inclusive com o Botão Home na parte inferior, características que mudaram bastante com o tempo, como é fácil perceber no iPhone X, por exemplo.

Mas não compromete a aparência do iPhone 6S, que tem estrutura fina e delicada, com parte traseira em material metálico, já que foi desenvolvido na época em que a marca abandonou, temporariamente, a traseira em vidro.

Mais uma vez, fica claro que o Moto G6 Plus é um modelo mais recente, que chegou acompanhando a tendência das bordas mais finas ao redor da tela e traseira em vidro levemente curvo.

Câmera dupla é só no Moto G6 Plus

As câmeras duplas ficaram famosas depois de aparecer em um modelo da própria Apple. Mas o iPhone 6S foi lançado antes disso e ainda apresenta a câmera antiga da marca, com lente única de 12MP. Não dá para falar que as fotos são ruins. Muito pelo contrário, os resultados em ambientes abertos e espaços bem iluminados são bem legais.

Mas as fotos em situações de pouca luz não alcançam o mesmo nível, perdendo em nitidez de cores, contornos e detalhes, pode conta da taxa de captura de luz ambiente de f/2.2. O mesmo vale para a câmera frontal de 5MP.

Bem, mais um ponto para o Moto G6 Plus, que ganhou câmera traseira dupla de 12MP + 5MP com direito a todos os recursos esperados, como fotos em Modo Retrato, fundo desfocado e detalhes em preto e branco ou objetos com destaques de cores.

Moto G6 Plus Câmera

Além disso, sua taxa de abertura focal de f/1.7 garante resultados mais nítidos também nas fotos noturnas ou em espaços com pouca luz, enquanto o ângulo aberto permite o enquadramento amplo.

Apesar de seus 8MP, não dá para dizer que as selfies ficam muito melhores do que as do iPhone 6S, já que trabalha com a mesma abertura focal, e, mesmo com menor definição, o sensor da Apple é superior.

Ah, nos vídeos, nenhuma diferença, já que os dois modelos podem fazer gravações com definição 4K a 30 quadros por segundo.

E a bateria do iPhone 6S e do Moto G6 Plus?

Não é surpresa que a bateria sempre foi um ponto controverso nos smartphones Apple, o que começou a mudar com as gerações mais recentes. Segundo a marca, a capacidade do iPhone 6S é de 1715mAh, mas fica difícil comparar, já que o gasto energético dos iPhones também é diferente por conta do seu ecossistema. Com uso moderado, o modelo não deve ter problemas em chegar até o fim do dia.

Com 3.200mAh, o Moto G6 Plus também promete boa autonomia. Mas o real ponto forte do modelo é o carregador rápido Turbo Power da Motorola, que garante até seis horas de funcionamento após 15 minutos na tomada.

Afinal, qual celular comprar: iPhone 6S ou Moto G6 Plus?

Não há dúvidas de que o iPhone 6S ainda é uma opção bem legal para quem quer boa velocidade de trabalho nas tarefas e aplicativos mais usados, de internet e redes sociais aos vídeos em streaming. E, com a atualização para o iOS 12, você ainda vai ter acesso aos aplicativos mais recentes da Apple Store.

Além disso, é um boa chance de investir em um primeiro smartphone Apple sem gastar os valores (bem) mais altos dos novos iPhones. Quem não faz muitas questão dos recursos mais recentes, mas quer um bom smartphone para o dia a dia, não deve se arrepender.

Mas é inegável que o Moto G6 Plus tem a vantagem das inovações mais recentes, como a câmera dupla e seus muitos efeitos de fotos, além de tela maior e com melhor definição de imagem. Vale considerar se esses são pontos essenciais no seu novo celular.

Essa também é a melhor opção para quem pretende baixar alguns jogos mais exigentes, que podem não ter o mesmo desempenho no iPhone mais antigo.

Confira as melhores ofertas do iPhone 6S e Moto G6 Plus:

 

 

 

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone