Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 6s x iPhone 6: veja o que mudou na nova versão

Saiba quais são as diferenças entre o iPhone 6 e o iPhone 6s e descubra se vale a pena investir na versão mais recente.

iPhone 6 ou iPhone 6S
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Em 2014, a Apple mexeu bastante no design dos seus celulares ao lançar o iPhone 6. Um ano mais tarde, em 2015, a aparência pode até não ter mudado muito, mas o interior do iPhone 6s trouxe boas melhorias em relação ao seu antecessor.

Para te ajudar a entender a diferença entre o iPhone 6 e o iPhone 6s, comparamos os dois aparelhos. Ficou curioso para saber se o iPhone 6s é mesmo muito melhor que o iPhone 6? Então confira o que mudou de uma geração para a outra:

 

iPhone 6s

iPhone 6S

iPhone 6

iPhone 6

Tela

4,7'' Retina HD

com 3D Touch

4,7'' Retina HD
Processador A9 (64 bits) A8 (64 bits)
Coprocessador M9 M8
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Conectividade Bluetooth 4.2 e NFC Bluetooth 4.0 e NFC
Armazenamento 16GB, 64GB ou 128GB 16GB, 64GB ou 128GB
Câmera frontal 5MP 1,2MP
Câmera traseira 12MP 8MP
Filma em 4K Full HD

Leia também: iPhone 6s Plus vs iPhone 6 Plus: conheça as diferenças entre eles

Tela do iPhone 6s reconhece a intensidade do toque

A tela de 4,7 polegadas foi mantida no iPhone 6s, assim como a sua resolução de 1334x750 pixels, que representa uma densidade de 326 pixels por polegada (ppi). As tecnologias Retina e IPS também podem ser encontradas tanto no display do iPhone 6 quanto no do iPhone 6s.

Mas uma mudança que pode transformar o jeito como usamos os smartphones é o 3D Touch no display. A tecnologia é parecida com a Force Touch, que é mais conhecida. A diferença é que a 3D Touch reconhece três níveis de intensidade de toque, em vez de somente dois.

Desse jeito, você vai poder, por exemplo, dar um toque leve para visualizar previamente uma mensagem de e-mail, e pressionar com mais força para abrir o e-mail.

No design, o iPhone 6s não trouxe muitas alterações aparentes, mas o aparelho agora é feito de um material mais resistente, um alumínio série 7.000 usado pela indústria aeroespacial. Assim, a gente espera que o iPhone 6s realmente não entorte, como aconteceu com algumas unidades do iPhone 6.

Vale destacar ainda que o iPhone 6 está disponível nas cores prateado, cinza espacial e dourado, enquanto o iPhone 6s pode ser encontrado nessas cores, e ainda ouro rosa.

Processamento mais veloz no iPhone 6s

A fluidez dos iPhones foi sempre um dos pontos fortes dos smartphones Apple. E, claro, o iPhone 6 é bastante fluido e não deixa a desejar nem na multitarefa.

Não satisfeita, a Apple melhorou o hardware para o iPhone 6s, que traz o chip A9 e o coprocessador M9. Segundo a marca, as novidades podem trazer um upgrade de até 70% no processamento e 90% no desempenho gráfico.

Se as câmeras do iPhone 6 já eram boas, espere até ver as do iPhone 6s

Outro ponto em que o iPhone 6 já era bom é a câmera, mas vamos combinar que a quantidade de megapixels ainda estava abaixo do que a concorrência oferece, principalmente a da câmera frontal.

Por isso, a câmera frontal deu um salto de 1,2MP no iPhone 6 para 5MP no iPhone 6s, e a traseira passou de 8MP para 12MP. Já os vídeos, que eram feitos em Full HD, agora são capturados com quatro vezes mais resolução (4K).

Alguns outros pontos também foram aprimorados no iPhone 6s, como a redução de ruído (para dar mais nitidez), e o controle manual do foco.

Para completar, o iPhone 6s traz novidades como as Live Photos, que nada mais são do que GIFs animados, e ainda uma espécie de flash na câmera frontal. Não é um flash LED, como o encontrado na câmera frontal do Motorola Moto X Style, por exemplo, mas sim a detecção da luz do ambiente e a emissão de uma luz intensa na tela, que ilumina a imagem.

Touch ID e Bluetooth turbinados no iPhone 6s

O leitor de impressões digitais do iPhone, o Touch ID, foi melhorado, ficando mais rápido e preciso no iPhone 6s. Já o Bluetooth passou da versão 4.0 para a 4.2 no aparelho mais recente.

Então, qual é melhor, o iPhone 6 ou o iPhone 6s?

De maneira geral, o iPhone 6s é o iPhone 6 aprimorado. Para quem já tem o iPhone 6, talvez a mudança para o iPhone 6s não valha tanto a pena, a menos que você faça muita questão do 3D Touch, por exemplo, que é a maior mudança incorporada ao iPhone 6s.

Agora, se você não tem nenhuma das versões, e o orçamento também não está limitado, investir no aparelho mais recente costuma ser a melhor opção. E, nesse caso, o iPhone 6s se mostra um ótimo smartphone top de linha.

 

Conheça mais produtos no Zoom e compare os preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone