Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 7 vs Galaxy S7: uma comparação entre tops de linha

Um comparativo acirrado entre o Galaxy S7 e o iPhone 7 mostra qual é melhor em cada quesito.

iPhone 7 vs Galaxy S7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Entra ano, sai ano, e as maiores vendedoras de celulares do mundo estão sempre brigando para ver quem tem o melhor smartphone.

Neste caso, Apple e Samsung colocam no ringue seus tops de linha iPhone 7 e Galaxy S7. E saber qual deles é o melhor não é nada fácil, já que ambos entregam muita qualidade, em todos os sentidos.

Por isso, comparamos o iPhone 7 e o Galaxy S7, para esclarecer suas dúvidas, apontar pontos fortes e fracos, e te ajudar a se decidir pelo melhor para você!

 

iPhone 7

iPhone 7

 Samsung Galaxy S7

Galaxy S7

Tela

4,7'' IPS HD (750x1334 pixels)

5,1'' Quad HD (2560x1440 pixels)

Processador

Quad core

Octa core

Memória RAM

2GB

4GB

Armazenamento

32GB, 128GB ou 256GB

32GB

Aceita cartão de memória

Não

Sim (até 256GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

NFC

Sim

Sim

Dual chip

Não

Não

Leitor de digital

Sim

Sim

Câmera traseira

12MP

12MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

7MP

5MP

 

Leia também: Moto Z vs Galaxy S7: qual o melhor top de linha?

Na comparação entre telas, Galaxy S7 sai na frente

As duas telas são muito boas, de verdade, mas o Galaxy S7 apresenta uma tecnologia mais avançada, além de ter resolução maior.

Passando para as especificações técnicas, o iPhone 7 tem tela de 4,7 polegadas IPS LCD, com resolução HD (750x1334 pixels), o que resulta em uma densidade de 326 pixels por polegada (ppi).

Já o Galaxy S7 tem display um pouco maior, de 5,1 polegadas e resolução Quad HD (2560x1440 pixels), que dá aproximadamente 576 ppi.

Claro que, no dia a dia, você nem vai conseguir ver todos esses pixels, só se olhar bem de perto. Mas o que faz mesmo diferença na tela do Galaxy S7 é a tecnologia Super AMOLED, que deixa as cores bastante vivas e o brilho bastante acentuado.

Outra vantagem do Galaxy S7 é que tem a tela protegida pelo Gorilla Glass 4. Aliás, sua traseira, também em vidro, conta com a mesma proteção. Enquanto isso, o iPhone 7 é todo em metal, o que pode significar mais resistência.

Vale lembrar, ainda, que este é o primeiro iPhone com proteção contra água, a IP67, garantindo que o aparelho não pare de funcionar caso fique submerso por até 30 minutos, a até 1 metro de profundidade em água doce. Mas não se empolgue, porque a marca não recomenda que você mergulhe com o celular. Já o Galaxy S7 é mais resistente, com a proteção IP68, que assegura que o smartphone possa ficar submerso a uma maior profundidade.

iPhone 7 é resistente à água

Galaxy S7 vs iPhone 7: empate técnico no desempenho

No quesito desempenho, temos praticamente um empate. Primeiro que é bem difícil comparar um com um outro, por conta dos sistemas operacionais diferentes, e também porque cada um se sai melhor em determinadas atividades, mas sempre com pouca diferença.

Então, vamos aos dados técnicos, e não se prenda a esse tópico se a sua intenção é descobrir se o melhor é o iPhone 7 ou o Galaxy S7.

O smartphone Samsung em questão traz um processador da própria marca, o Exynos 8890, sendo um celular octa core, com quatro núcleos rodando a 2,3GHz, e os outros quatro a 1,6GHz. Já a unidade de processamento gráfico (GPU) é a Mali-T880MP12, e são 4GB de RAM.

Do outro lado, temos o iPhone 7, que agora é um celular quad core, equipado com o processador A10 Fusion e o coprocessador M10. Quanto à memória RAM, é de 2GB de RAM.

Numericamente falando, o iPhone 7 parece estar em desvantagem, mas na prática o smartphone Apple funciona muito bem em conjunto com o iOS na versão 10, alcançando resultados bem parecidos com os obtidos pelo Galaxy S7. Por falar em sistema operacional, o Galaxy S7 sai de fábrica rodando o Android 6.0 (Marshmallow).

Para fotos noturnas, Galaxy S7; para selfies, iPhone 7

Mais um ponto em que o Galaxy S7 e o iPhone 7 se saem muito bem é na câmera. Se é um celular bom para fotos que você quer, qualquer um dos dois vai ser um ótimo investimento. Mas há algumas pequenas diferenças que podem saltar aos olhos dos mais atentos.

O iPhone traz um sensor traseiro de 12MP com abertura f/1.8 e um flash com quatro LEDs. Já o Galaxy S7 traz os mesmos 12MP, mas com abertura f/1.7 e flash duplo. Além disso, ambos contam com estabilização óptica de imagem, para garantir imagens nítidas mesmo quando o objeto fotografado estiver em movimento.

No geral, os resultados obtidos com os dois smartphones é muito bom com a câmera traseira. Mas eles são um pouco diferentes, já que o Galaxy S7 costuma entregar cores mais vibrantes e imagens mais detalhadas, e o iPhone 7 geralmente capricha mais no contraste.

A diferença aparece mesmo em ambientes com pouca luz, pois no Galaxy S7 as imagens ficam com menos ruído, mais nítidas que as fotos feitas com o iPhone 7. O flash do Galaxy S7 também costuma ser mais natural.

Isso sem falar que o foco automático do Galaxy S7 é bem mais rápido, graças à tecnologia Dual-Pixel.

Quanto aos vídeos, é bom saber que os dois são celulares que filmam em 4K, e também podem fazer filmes em slow motion, ambos apresentando ótima qualidade. Agora, a estabilização dos vídeos do iPhone 7 é um pouquinho melhor.

Câmera do Galaxy S7 é muito boa

Passando agora para as câmeras frontais, também temos resultados um pouco diferentes dos dois lados, e ambos muito bons para celulares. No iPhone são 7MP com abertura f/2.2, e no Galaxy S7 são 5MP e abertura f/1.7.

Pode parecer estranho, já que quanto maior a abertura (e menor esse número), maior é a entrada de luz pela lente, iluminando a foto, mas o iPhone 7 entrega selfies melhores em ambientes com pouca luz.

A maior quantidade de megapixels também acaba dando uma vantagem ao iPhone 7, que entrega fotos com um nível maior de detalhes.

Mas uma vantagem da câmera frontal do Galaxy S7 é o maior ângulo de visão, o que quer dizer que, na hora da selfie, a imagem fica mais aproximada com o iPhone 7, e mais distante com o Galaxy S7. Sendo assim, para selfies em grupo, a vantagem é do celular da Samsung.

Funções: 3D Touch no iPhone 7 e Always On no Galaxy S7

Para o iPhone 7, a Apple manteve o recurso 3D Touch, que consiste em uma gama maior de possibilidades ao tocar na tela, dependendo da intensidade empregada. Isso quer dizer que, ao clicar em um aplicativo, por exemplo, você tem diferentes opções clicando com mais ou menos força.

Essa tecnologia não aparece no Galaxy S7. Mas o aparelho da Samsung traz outra função não encontrada no seu rival. Trata-se do Always On, em que são exibidas informações na tela apagada. Pode ser hora, data, notificações... depende das configurações que você escolher. Assim, você tem sempre à vista informações importantes, sem precisar acender a tela do celular e, o melhor de tudo, sem gastar muita energia.

Leitor de digital é destaque nos dois celulares

Vale destacar, ainda, que tanto o iPhone 7 quanto o Galaxy S7 contam com leitor de digital, e ambos ficam no botão Home dos celulares. Além disso, os dois têm NFC, e são compatíveis com os sistemas de pagamento das marcas (Apple Pay e Samsung Pay), podendo ser usados para fazer pagamentos usando o celular como se fosse um cartão de crédito, e autenticando com o sensor biométrico.

Slot para cartão de memória é vantagem do Galaxy S7

Uma das maiores vantagens do Galaxy S7 sobre o iPhone 7 é o suporte para cartão de memória. Enquanto o iPhone 7 traz versões de 32GB, 128GB ou 256GB, o Galaxy S7 só chegou ao Brasil com 32GB, mas aceita cartão microSD de até 256GB.

Ausência de entrada 3.5mm no iPhone 7 pode desagradar

O que também pode desagradar no iPhone 7 é o fato dele não vir com entrada 3.5mm para fones de ouvido. Em vez disso, o usuário precisa usar os fones de ouvido da marca, com conector Lightning, usar adaptador de Lightning para 3.5mm (já incluso), ou fones sem fio.

iPhone 7 não tem entrada 3.5mm para fones de ouvido

Bateria do Galaxy S7 tende a durar mais

Com pouco menos de 2.000 mAh, o iPhone 7 fica atrás do Galaxy S7 quando o assunto é duração de bateria. Isso porque o smartphone da Samsung tem capacidade de 3.000 mAh, o que garante um dia inteiro de uso moderado, enquanto seu concorrente precisa ser carregado antes do fim do dia com o mesmo uso. Outro ponto bacana no Galaxy S7 é o carregamento rápido, que enche a bateria em 90 minutos.

Qual você prefere: iPhone 7 ou Galaxy S7?

De maneira geral, os dois são ótimos smartphones. Então, se você não abre mão do iOS, ou o contrário, não quer largar o Android, fique com o celular com o sistema operacional que você mais se identifica.

Mas se esse quesito não te prende, observe outros fatores, como a câmera, a bateria, o suporte para cartão de memória, ou ainda o tamanho da tela, e escolha o seu preferido.

Ainda está na dúvida? Bem, o Galaxy S7, de fato, tem o melhor custo/benefício. Então, se você quer otimizar seus gastos, ele pode ser a opção certa.

Veja preços do iPhone 7 e do Galaxy S7:

 

 

Leia também: iPhone 7 vs iPhone 6s: descubra quais são as diferenças entre eles

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone