Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 7 vs iPhone 6s: descubra quais são as diferenças entre eles

Duas gerações do smartphone top de linha se enfrentam na comparação. Veja qual vence: iPhone 6s ou iPhone 7.

iPhone 7 vs iPhone 6s
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Sempre que um iPhone novo é lançado, surgem as mesmas dúvidas. E no caso do iPhone 7 não foi diferente. Por isso, comparamos ele com a versão anterior do smartphone Apple para responder algumas questões como: qual a diferença entre o iPhone 7 e o iPhone 6s? Ou: vale a pena trocar o iPhone 6s pelo iPhone 7?

Quer saber quais são as respostas? Confira a comparação entre o iPhone 7 e o iPhone 6s e escolha o celular ideal para você.
 

 

iPhone 7

iPhone 7

iPhone 6s

iPhone 6s

Tela

4,7'' IPS HD

4,7'' IPS HD

Processador

Quad core

Dual core

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

32GB, 128GB ou 256GB

16GB, 32GB, 64GB ou 128GB

Aceita cartão de memória

Não

Não

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

NFC

Sim

Sim

Dual chip

Não

Não

Leitor de digital

Sim

Sim

Câmera traseira

12MP

12MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

7MP

5MP

 

Leia também: Melhores Celulares Top de Linha do Momento

No design, poucas mudanças, mas tela do iPhone 7 melhorou

Começando pelo visual dos smartphones, a Apple quebrou a tradição de renovar a cada dois anos, e trouxe um iPhone 7 bastante parecido com o iPhone 6s. Uma das maiores diferenças são as linhas das antenas, que não ficam mais na traseira do iPhone 7.

Eles têm as mesmas dimensões, mas o iPhone 7 é um pouquinho mais leve: 138g contra 143g do iPhone 6s. No mais, os dois smartphones Apple continuam feitos em metal, assim como seus antecessores.

O iPhone 7 também trouxe duas novas cores: preto mate e preto brilhante. Já o iPhone 6s está disponível na cor cinza-espacial, além de outras tonalidades também encontradas no iPhone 7, como ouro rosa, dourado e prateado.

Passando para a tela, ambos contam com 4,7 polegadas e a tecnologia IPS no display Retina. A resolução também é a mesma: 750x1334 pixels, o que resulta em 326 pixels por polegada (ppi).

Mas o iPhone 7 ganhou algumas melhorias na tela, conseguindo reproduzir mais cores que o iPhone 6s, além de ser 25% mais brilhante. Na prática, a diferença não é tão grande assim, mas você consegue perceber colocando um do lado do outro.

Outro ponto em comum entre o iPhone 7 e o iPhone 6s é o 3D Touch, que reconhece diferentes níveis de intensidade do toque na tela, oferecendo mais opções ao realizar diversas funções.

Os dois contam ainda com leitor de digital na parte da frente, só que o do iPhone 7 ganhou um upgrade, e agora também reconhece a intensidade do toque, como se fosse uma parte da tela.

Para os mais desastrados, iPhone 7 é resistente à água

iPhone 7 é resistente à água

Depois de anos e anos de pedidos dos usuários, a Apple finalmente atendeu aos pedidos dos seus fãs e incluiu uma proteção contra água no iPhone 7. A certificação IP67 torna o celular resistente à água e à poeira, ao garantir que ele não pare de funcionar caso fique submerso em água doce a até 1 metro, por no máximo 30 minutos. Agora, é bom ficar atento, porque a Apple não recomenda que você mergulhe com o smartphone. Então, é bom não abusar!

Desempenho do iPhone 7 é um pouco melhor

Assim como acontece todos os anos com o lançamento de um novo iPhone, a Apple trouxe algumas melhorias para o hardware do sucessor do iPhone 6s.

Equipado com o chip A10 Fusion, o iPhone 7 agora é um celular quad core, com dois núcleos destinados ao alto desempenho, e os outros dois à economia de energia. E a memória RAM se mantém a mesma do iPhone 6s: 2GB. Vale lembrar que o iPhone 6s traz o chip A9, sendo um celular dual core.

Segundo a Apple, o processador do iPhone 7 é 40% mais rápido e apresenta gráficos 50% melhores que o processador do iPhone 6s. E, de fato, o iPhone 7 acaba sendo mais rápido na maioria das tarefas, mas a diferença também não é muito sentida no dia a dia, só se você colocar os dois aparelhos lado a lado e testar o desempenho, por exemplo.

iPhone 7 não tem entrada 3.5mm para fones, mas áudio está melhor

iPhone 7 não tem entrada para fone de ouvido

Motivo de revolta de muitos usuários de iPhone, a remoção da entrada 3.5mm para fones de ouvido no iPhone 7 segue uma tendência do mercado de smartphones. Aparelhos como o Motorola Moto Z, por exemplo, também não contam com a porta, e a previsão é que mais e mais celulares sejam assim.

E não é o fim do mundo: o iPhone 7 vem com fones de ouvido (EarPods) com conector Lightning, para você ligar na mesma porta que usa para carregar o smartphone. Além disso, o adaptador para conector de 3.5 mm já vem na caixa do iPhone 7.

De fato, não vai dar para carregar o celular e ouvir música ao mesmo tempo. Se esse é um grande inconveniente para você, é melhor mesmo escolher o iPhone 6s.

Mas há uma ressalva: o áudio do iPhone 7 também é melhor que o do iPhone 6s, pois o smartphone conta com dois alto-falantes estéreo, um acima e outro abaixo da tela, enquanto o iPhone 6s só tem um.

Na comparação entre as câmeras, mais um ponto para o iPhone 7

E tem mais melhorias no iPhone 7 com relação ao iPhone 6s! No quesito câmera, o que era bom, ficou ainda melhor. A resolução da câmera traseira dos dois aparelhos é de 12MP, é verdade, mas o iPhone 7 tem abertura f/1.8, que no iPhone 6s é f/2.2. E quanto menor esse número, melhor, porque quer dizer que entra mais luz pela lente, deixando as fotos mais claras. Para ser mais específico, o iPhone 7 faz fotos 50% mais claras que o iPhone 6s.

Outra diferença entre as câmeras deles é que a do iPhone 7 tem estabilização óptica de imagem, que deixa as fotos mais nítidas, mesmo se o objeto estiver em movimento. Antes, essa especificação só vinha nos aparelhos "Plus", como o iPhone 6s Plus.

E o flash, que era composto por 2 LEDs no iPhone 6s, passou a ter 4 LEDs no iPhone 7, para você ter fotos ainda mais iluminadas. Além disso, a câmera do iPhone 7 é mais complexa, com 6 elementos, enquanto a do iPhone 6s tem 5 elementos.

De maneira geral, o iPhone 7 faz fotos com nível de detalhes bem parecido com o iPhone 6s, mas consegue entregar imagens com cores mais vivas, e com mais contraste. Agora, é bom lembrar que o iPhone 6s é um ótimo celular para fotos, e você não vai se arrepender de comprá-lo por causa da sua câmera um pouco inferior.

Sobre os vídeos, as especificações continuam as mesmas, ou seja, ambos são celulares que filmam em 4K, e também em câmera lenta. Porém, como já foi dito, o iPhone 7 tem estabilização óptica das imagens, o que dá a ele a vantagem em vídeos de objetos em movimento, que ficam mais nítidos.

Passando para as câmeras frontais, o iPhone 7 também se sai melhor, como já era de se esperar. Capaz de fazer fotos com até 7MP, o sensor tem abertura f/2.2 e agora filma em Full HD. Ah, e tem estabilização óptica na câmera frontal do iPhone 7 também!

Do outro lado, temos o iPhone 6s com câmera frontal de 5MP, abertura f/2.2 e vídeos em HD; especificações que estão longe de ser ruins. Aliás, os dois smartphones contam com flash Retina, que nada mais é do que a exibição de bastante luz na tela na hora do click, para iluminar a selfie.

Qual bateria dura mais: a do iPhone 6s ou a do iPhone 7?

Entra ano, sai ano, e a Apple sempre promete que a versão mais recente do iPhone tem maior capacidade de bateria. Na verdade, o iPhone 7 até tem: são 1.960 mAh contra 1.715 mAh do iPhone 6s. Mas, na prática, a diferença não é tão grande assim, e o resultado é de até 2 horas a mais de uso no iPhone 7, segundo a Apple. Então, seja lá qual você escolher, lembre-se de que os dois são modelos de iPhone, e isso quer dizer que a bateria não é o ponto forte.

Hora de escolher entre o iPhone 7 e o iPhone 6s!

Como você deve ter percebido, o iPhone 7 é melhor que o iPhone 6s. E isso já era de se esperar. Então, se você está na dúvida entre comprar um ou outro, e não tem limitações no seu orçamento, fique com o modelo mais recente.

No entanto, se você quer economizar e comprar o iPhone 6s, vá em frente, pois apesar de ser melhor, o iPhone 7 não trouxe mudanças tão significativas assim, o que quer dizer que o iPhone 6s ainda é uma ótima opção de smartphone Apple.

E para quem tem o iPhone 6s e quer saber se vale a pena fazer o upgrade para o iPhone 7, a resposta é não. Sinceramente, o aparelho anterior ainda é muito melhor do que muitos celulares que vemos no mercado. Se você quer trocar seu iPhone, espere até o lançamento do próximo para levar para casa uma quantidade maior de melhorias.

Veja preços do iPhone 6s e do iPhone 7:

 

 

Leia também: Melhores Celulares Intermediários do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone