Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone SE vs Moto G4 Plus: veja o comparativo entre os celulares

Tire suas dúvidas sobre o iPhone SE e o Moto G4 Plus, veja qual é o melhor e compare os preços.

iPhone SE vs Moto G4 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O smartphone mais básico da Apple e o intermediário da Motorola se enfrentam em uma comparação! Quer saber qual deles se sai melhor? Confira a nossa análise e descubra se vale mais a pena investir no iPhone SE ou no Moto G4 Plus.

 

iPhone SE

iPhone SE

Moto G4 Plus

Moto G4 Plus

Tela

4'' (1136x640 pixels)

5,5'' Full HD (1920x1080 pixels)

Processador

Dual core

Octa core

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

16GB ou 64GB

32GB

Aceita cartão de memória

Não

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

NFC

Sim

Não

Dual chip

Não

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

Câmera traseira

12MP

16MP

Filma em

4K

Full HD

Câmera frontal

1,2MP

5MP

 

Leia também: Moto G4 Plus vs Zenfone 2: descubra qual tem melhor custo/benefício

Tela maior e com melhor resolução no Moto G4 Plus

Temos telas com boa qualidade dos dois lados. Mas o tamanho delas é bastante diferente, já que o iPhone SE tem 4 polegadas, e o Moto G4 Plus é um celular com tela grande, de 5,5 polegadas. Só por essa informação, muita gente já decide qual smartphone comprar.

Mas se você quer se aprofundar um pouco mais, lá vai: a tela do Moto G4 Plus realmente tem mais resolução que a do iPhone SE. O smartphone Motorola é Full HD (1920x 080 pixels), o que resulta em 401 pixels por polegada (ppi).

Já o iPhone SE traz definição um pouco menor que a HD, de 1136x640 pixels, o que equivale a 326 ppi, mesma densidade encontrada em outros modelos de iPhone. No geral, as duas telas são boas, mas se você curte assistir a filmes no celular, por exemplo, o Moto G4 Plus oferece uma qualidade melhor, e ainda é maior.

Design metálico só no iPhone SE

O Moto G4 Plus está bem fino e leve, é verdade, mas o acabamento metálico do iPhone SE ainda se sobressai quando o assunto é design.

Para você ter uma ideia, o iPhone SE tem 7,6mm de espessura, e o Moto G4 Plus tem 7,9mm na parte mais fina, e 9,8mm na mais grossa, com a pequena saliência da câmera. Levando em consideração que é maior, o Moto G4 Plus mostra que aproveitou muito bem o espaço.

Desempenho do iPhone SE se mostra superior

iPhone SE tem bom desempenho

De maneira geral, o iPhone SE é mais rápido na hora de abrir aplicativos, e também se sai melhor rodando jogos mais pesados, por exemplo. Aliás, em testes de benchmark, ele também alcança pontuações mais altas.

Mas se você quer um celular rápido e que aguente até aplicativos mais pesados, o Moto G4 Plus não vai te deixar na mão.

Passando para as especificações técnicas, o iPhone SE é equipado com o mesmo processador do iPhone 6s, o A9, sendo um celular dual core de 1,8GHz. Seu coprocessador é o M9, e ele tem 2GB de RAM.

Do outro lado, temos o Moto G4 Plus embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 617 de até 1,5GHz. Ou seja, ele é um celular octa core, e ainda tem 2GB de RAM, além de unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 405.

É bom lembrar ainda sobre os sistemas operacionais, que no iPhone SE é o iOS 10, que roda com bastante fluidez, e no Moto G4 Plus é o Android 6.0 (Marshmallow), sem modificações para também ter mais agilidade.

Na câmera traseira, quase um empate. Mas na frontal, Moto G ganha

Moto G4 Plus tem câmera boa

Quando o assunto é câmera, temos dois smartphones com pontos negativos e positivos, e que apresentam resultados diferentes. Isso não quer dizer que um é muito pior do que o outro, pelo contrário, ambos são celulares bons para fotos.

No iPhone SE, encontramos uma câmera traseira de 12MP com abertura f/2.2. Entre seus recursos, há HDR automático para fotos, foto panorâmica, vídeos em 4K, em câmera lenta e em time-lapse. Além disso, sua lente de 5 elementos tem zoom digital de até 5x.

Já o Moto G4 Plus fotografa com até 16MP, tem foco laser automático e foco automático por detecção de fase (PDAF), para imagens mais nítidas, até no escuro. Quanto à abertura, é melhor que a do iPhone SE: f/2.0, o que também sugere que ele faz imagens mais claras em ambientes mal iluminados.

O zoom digital do Moto G4 Plus é de até 4x, e ele também tem auto HDR e faz foto panorâmica. Agora, o Moto G4 Plus é um celular que filma em Full HD, mas também faz vídeos em câmera lenta.

Um detalhe que vale ser ressaltado é que no Moto G4 Plus as imagens com flash ficam mais naturais que no iPhone SE. E, no geral, as fotos do iPhone SE têm contraste melhor, mas as do Moto G4 Plus tendem a ter mais detalhes.

Mas quando falamos sobre a câmera frontal, não tem dúvida: o Moto G4 Plus é melhor que o iPhone SE. Além de oferecer imagens mais nítidas, com 5MP, o Moto G4 Plus tem abertura f/2.2, capaz de captar mais luz que a câmera frontal do iPhone SE.

Aliás, o sensor da frente do iPhone SE tem 1,2MP e abertura f/2.4. E os dois contam com flash virtual, que, basicamente, exibe uma boa quantidade de luz na tela para iluminar a selfie.

E se a intenção é fazer selfie em grupo, o Moto G4 Plus também é a melhor opção, já que tem lente com ângulo mais amplo que a do iPhone SE e, dessa maneira, consegue captar mais objetos da cena.

Moto G4 Plus tem nanorrevestimento que repele respingos d'água

Uma vantagem do Moto G4 Plus com relação ao iPhone SE é a proteção contra água. Tudo bem que ele não é um celular à prova d'água, ou seja, você não pode mergulhar com ele, mas só de saber que se cair um pouco de água ele não vai pifar, já é um grande alívio, não é mesmo?

Suporte para dois chip e cartão de memória? Escolha o Moto G4 Plus

Outro destaque do Moto G4 Plus é que ele é um celular dual chip, bacana para quem gosta de economizar aproveitando as promoções de duas operadoras.

Além disso, ele conta com slot para cartão de memória microSD de até 128GB, para o caso de os 32GB serem pouco para você.

Enfim, qual é o melhor: iPhone SE ou Moto G4 Plus?

Quem já é fã da Apple dificilmente vai dar o braço a torcer. De fato, o sistema operacional da marca da maçã é muito fluido e fácil de usar. O acabamento do iPhone SE também vence na comparação com o Moto G4 Plus, já que é feito em alumínio e, assim, é mais resistente.

Mas, por falar em resistência, o Moto G4 Plus pode não ser metálico, mas tem proteção contra água, o que é um ponto a favor. Ele também é dual chip, e essa é uma característica importante para muita gente.

Sendo assim, o Moto G4 Plus apresenta o melhor custo/benefício: é rápido, tem boas câmeras e outras vantagens não encontradas no iPhone SE. Por outro lado, se você está com o orçamento mais folgado e quer um smartphone com desempenho acima da média, o iPhone SE pode ser mesmo a melhor escolha.

Veja os preços do iPhone SE e do Moto G4 Plus:

 

 

Leia também: iPhone SE vs iPhone 6s: veja nesse comparativo as diferenças entre eles

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone